/

ChatGPT pode ajudar a detectar Alzheimer

Um inesperado aliado na eterna luta contra Alzheimer. O já famoso ChatGPT identifica sinais em fase inicial, com 80% de previsão.

Num novo estudo, publicado na PLOS Digital Health na última quinta-feira, cientistas apontaram um novo possível aliado na luta contra o Alzheimer: os chatbots, ou mais precisamente o ChatGPT.

Conforme sugere o artigo, a ferramenta é capaz de identificar pistas da fala espontânea com 80% de precisão na previsão dos estágios iniciais da demência.

A ideia do estudo era entender se os programas de processamento de linguagem natural podem ajudar na previsão precoce do Alzheimer.

A pesquisa baseou-se em sugestões levantadas por pesquisas anteriores, de que o comprometimento da linguagem pode ser um indicador precoce de distúrbios neurodegenerativos.

Como o sintoma está presente entre 60% a 80% dos pacientes, os investigadores concentraram-se na captação de pistas subtis, como hesitação, erros gramaticais e de pronúncia e principalmente o esquecimento do significado das palavras.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.