Benfica lança-se à ‘Champions’ com Lage a admitir mexer no ataque

José Sena Goulão / Lusa

Bruno Lage, treinador do Benfica

O Benfica estreia-se hoje diante dos alemães do Leipzig na edição 2019/20 da Liga dos Campeões de futebol, competição em que tentará ultrapassar os ‘fracassos’ das duas anteriores épocas, nas quais foi eliminado na fase de grupos.

Para a estreia no Grupo G, no Estádio da Luz, a partir das 20:00, o treinador Bruno Lage está suspenso, em virtude da expulsão na época passada num jogo da Liga Europa, e o Benfica apresenta limitações, em especial devido às lesões de Florentino e Gabriel, jogadores que iniciaram a época como titulares e estão lesionados.

Bruno Lage, elogiou o Leipzig e afirmou que “todos os pontos são importantes” na prova. “O adversário gosta de ter bola e aproveitar a largura, com diferentes sistemas táticos e dinâmicas no mesmo jogo que mete muita gente a atacar a profundidade entre linhas. A nossa ambição tem de ser ir para o jogo e tentar ganhar. Vamos jogar com um adversário difícil, mas também somos uma equipa muito competitiva, com um estilo diferente do nosso adversário”, analisou.

É um grupo muito equilibrado, com quatro equipas muito boas e que valem pelo seu coletivo. Serão seis jogos muito competitivos da nossa parte, com qualquer adversário. O nosso objetivo desde o final da temporada passada foi construir um plantel competitivo para dar resposta nas competições nacionais e nas europeias”, disse.

O técnico, de 43 anos, desvalorizou as ausências no treino de hoje de André Almeida, Pizzi e Rafa, bem como a ausência de golos de Raul de Tomas e Haris Seferovic, dupla atacante que tem sido aposta de Bruno Lage no início da época.

Lage ainda colocou a hipótese de alinhar com Jota na frente de ataque. “É uma possibilidade. Vai de encontro àquilo que é a nossa forma de jogar contra equipas que atuam com uma linha de cinco”, explicou.

“O intervalo entre jogos é curto, não se passa nada de anormal com os jogadores. Não podemos fazer da ausência de golos dos avançados um problema, o fundamental é olhar para o nosso rendimento em termos coletivos. A questão é feita tão regularmente que me esqueci que o Seferovic até já marcou um golo”, lembrou.

Haris Seferovic foi o jogador do Benfica que marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao duelo com o Leipzig e também abordou a falta de golos do ataque ‘encarnado’, revelando tranquilidade dos dois jogadores.

“Estamos tranquilos, trabalhamos pela equipa e os golos vão acabar por surgir. O treinador confia muito em nós, como em toda a equipa. Claro que marcar golos nos deixa mais felizes”, afirmou.

“O Benfica é uma equipa com muitas qualidades”

Já o treinador do Leipzig, Julian Nagelsmann, rejeitou o estatuto de equipa favorita no grupo e afirmou que é preciso respeitar o Benfica. “Não quero falar de favoritos. Esse é um rótulo colocado pela imprensa, nós temos de provar dentro de campo que somos melhores, respeitando o Benfica e vencendo de forma justa. Seria bom começar com uma vitória”, sublinhou.

Nagelsmann revelou ter estratégias montadas para neutralizar a dupla atacante dos ‘encarnados’ e enumerou os perigos e qualidades da equipa portuguesa.

“Temos algumas hipóteses para procurar neutralizar os avançados. O Benfica é uma equipa com muitas qualidades, os avançados têm características diferentes, são robustos e ágeis. É preciso ter atenção aos cruzamentos do Benfica. Têm jovens jogadores muito interessantes, mas também contam com vários jogadores com experiência”, explicou.

O técnico alemão, de 32 anos, elogiou o trabalho do Benfica na formação de jovens talentos e confessou que a margem de erro na Liga dos Campeões é menor do que na Bundesliga.

“Portugal tem uma grande quantidade de talentos e o Benfica tem um trabalho na formação bastante meritório. Na Liga dos Campeões, as vitórias são mais importantes, pois temos menos tempo de competição. Há menos oportunidades para emendar alguns erros e, se tivermos muitas falhas, teremos mais dificuldades em avançar na competição”, disse.

O capitão do Leipzig, Willi Orban, elogiou o Benfica e revelou que será “um jogo difícil”, mas considera que, caso os alemães façam o seu jogo, podem sair da Luz com “um bom resultado”.

“Será um jogo difícil, o Benfica é uma equipa bastante interessante, com vários jogadores ofensivos. Vamos tentar praticar o nosso jogo e levá-lo para o campo. Se o fizermos, penso que podemos ter um bom resultado. O Benfica é um nome na Europa, tem uma grande experiência na competição. Respeitamos o adversário, mas temos ambição e confiança”, afirmou.

O Leipzig, fundado em 2009, teve uma única presença na Liga dos Campeões, em 2017/18, num grupo em que ficou atrás do Besiktas e do FC Porto, apurados para os oitavos de final. Nessa época, os ‘encarnados’ tiveram o pior desempenho de sempre, não somando qualquer ponto.

Benfica e Leipzig defrontam-se pela primeira vez, num encontro com arbitragem do grego Tasos Sidiropoulos, enquanto os franceses do Lyon, equipa do guarda-redes internacional Anthony Lopes, recebem os russos do Zenit, no outro jogo do grupo.

Cardápio de bom futebol

Em dia de regresso da Liga dos Campeões, há futebol para todos os gostos e feitios. O Liverpool, atual campeão europeu, prepara-se para um intenso duelo frente ao Nápoles, que certamente procurará lutar com os “Reds” pelo primeiro lugar do grupo. Estas são duas equipas que sabem bem o que é marcar, pelo que se espera um jogo aberto e, a correr bem, uma série de golos.

O Grupo F conta também com um dos jogos mais interessantes da noite: Dortmund vs. Barcelona. Este poderá ser o jogo que marca o regresso de Leo Messi, que ainda não disputou um único jogo esta temporada. O argentino poderá ser o trunfo do Barcelona para um jogo que se avizinha complicado para os catalães.

O Ajax, a equipa sensação da última edição da ‘Champions’, prepara-se para receber o Lille, que no ano passado fez brilharete no campeonato francês. Ambas as equipas contam com plantéis muito jovens e recheados de qualidade, deixando a promessa de um jogo intenso.

A outra partida do grupo será também um dos mais esperados pelos adeptos de futebol. O Chelsea recebe o Valência e procura um início positivo da sua campanha europeia. Os ‘blues’, comandados por Frank Lampard, estão muito inconsistentes neste início de época, com duas vitórias, dois empates e uma derrota nos cinco primeiros jogos da Premier League.

As restantes partidas da noite são: Red Bull Salzburgo – Genk, Inter – Slavia de Praga e Lyon – Zenit.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …