Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais difíceis e perigosos.

O drone Elios da Flyability foi usado para explorar cavernas de gelo profundas na Gronelândia, e fica dentro de uma estrutura protetora própria. À medida que voa, essa estrutura de fibra de carbono sofre o impacto das colisões com objetos como paredes ou árvores, poupando o próprio drone de possíveis danos,  revela o New Atlas.

Anteriormente, o drone foi usado para explorar fendas glaciares nos Alpes suíços e nas cavernas da Sicília. Mais recentemente foi utilizado para alcançar o fundo de algumas das cavernas de gelo mais profundas da Gronelândia.

Embora anunciada este mês, a expedição aconteceu durante duas semanas em 2018. Liderada por Francesco Sauro, professor da Universidade de Bolonha, em Itália, uma equipa internacional de geólogos, glaciologistas, espeleólogos, geógrafos e biólogos viajou para uma área a aproximadamente 80 quilómetros da cidade de Kangerlussuaq.

Numa expedição anterior na mesma região, os cientistas estudaram os rios que ficam debaixo do gelo. Esses rios eram acessíveis através de poços de gelo verticais conhecidos como moulins. No entanto, os investigadores só foram capazes de descer a uma profundidade de 130 metros, mas os moulins podem atingir 300 metros de profundidade. A estrutura de gelo é muito perigosa nestes locais.

Na expedição de 2018, Sauro e sua equipa viveram um verdadeiro momento de aventura, fazendo rapel nas cavernas de gelo. Através da câmara HD e dos focos de LED, o drone transmitiu um vídeo do lago anteriormente desconhecido, em tempo real.

Adrien Briod, CTO da Flyability, explicou que a utilização deste drone tem como objetivo “criar soluções de inspeção interna para substituir a necessidade de as pessoas entrarem em espaços confinados e perigosos”, acrescentando que também “querem ajudar a expandir os limites do conhecimento humano, através do acesso a locais que não poderiam ser alcançados de outra forma”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …