Cerveja de arroz bolorento com 10 mil anos foi a primeira bebida alcoólica do Leste Asiático

Little Visuals

Uma nova pesquisa concluiu que a cerveja terá também tido um papel importante no desenvolvimento da agricultura na região.

Um novo estudo publicado na PNAS sugere que uma bebida alcoólica feita de arroz bolorento pode ter sido um catalisador fundamental para o desenvolvimento da agricultura na Ásia Oriental.

Os investigadores identificaram vestígios desta antiga cerveja de arroz em vasos de cerâmica com 10 mil anos da região do Baixo Rio Yangzi, na China, propondo que o seu consumo durante festas cerimoniais influenciou significativamente a cultura e o estilo de vida das sociedades pré-históricas.

A cultura Shangshan, associada à domesticação do arroz, é fundamental para esta descoberta. Para compreender melhor as origens do cultivo do arroz, os cientistas analisaram resíduos de microfósseis nas primeiras cerâmicas de Shangshan. Estes resíduos foram encontrados em jarros globulares, chávenas e tigelas, que eram provavelmente utilizados para fermentar e servir, explica o IFLScience.

A análise revelou níveis elevados de amido de arroz, cascas de arroz e fungos, apontando para a utilização de um composto de arranque conhecido como jiuqu ou qu, uma mistura de bolor e levedura ainda hoje utilizada em algumas partes de Taiwan para fermentar arroz em cerveja.

Outros testes indicaram a presença de outros cereais, bolotas e lírios na bebida antiga. Esta descoberta está de acordo com as condições ambientais da época do Holoceno, quando o aumento da temperatura e da humidade teria encorajado o crescimento de fungos, potencialmente levando à fermentação acidental de restos de arroz. Os investigadores acreditam que as primeiras comunidades de Shangshan reconheceram os efeitos psicoativos desta fermentação natural e começaram a replicar intencionalmente o processo utilizando cerâmica.

O momento desta inovação coincide com o início da cultura neolítica na região, marcada pela mudança de um estilo de vida de caçador-recolector para uma agricultura estabelecida. “O povo de Shangshan não só utilizava o arroz como alimento básico, mas também como matéria-prima para a produção de bebidas fermentadas, marcando a mais antiga técnica de fermentação alcoólica conhecida na Ásia Oriental”, referem os investigadores.

As descobertas lançam uma nova luz sobre o papel das bebidas fermentadas na formação da história da humanidade, destacando o álcool como um possível motor de uma das revoluções culturais mais significativas da humanidade.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.