Pessoas que pintam com os pés têm uma adaptação neurológica brilhante

Numa nova investigação que demonstra o quão flexível é o nosso cérebro, cientistas mostraram que os cérebros das pessoas que pintam com os pés estão a mapear os membros inferiores quase como se fossem mãos.

No Reino Unido, moram dois pintores profissionais que nasceram sem mãos. Face à impossibilidade de usarem os membros superiores para as atividades o dia-a-dia, estes dois artistas pintam, vestem-se e usam talheres com os pés.

Uma equipa de cientistas da University College London (UCL) decidiu analisar as ressonâncias magnéticas de ambos, comparando com os exames realizados a um grupo de controlo composto por 21 pessoas, todas nascidas com mãos.

Os exames cerebrais dos pintores revelaram que os dedos foram mapeados individualmente – algo que não acontece em seres humanos. Além disso, os resultados mostraram uma representação “em forma de mão” dos pés dos pintores, representação essa que não estava presente nos resultados do grupo de controlo.

“Cada um dos dedos dos seres humanos é representado por uma determinada parte do cérebro. No entanto, não há qualquer distinção entre as áreas cerebrais responsáveis por cada um dos nossos dedos”, começa por explicar Daan Wesselink, investigador citado pelo Science Alert.

“Contudo, noutras espécies de primatas não humanos, que usam regularmente os dedos dos pés para tarefas como escalar, os dedos dos pés surgem especificamente representados nos seus cérebros. Desta forma, com a nossa investigação descobrimos que as pessoas que usam os dedos dos pés de forma semelhante à dos primatas não humanos têm os dedos dos pés representados de uma forma nunca antes vista nas pessoas.”

Estes são conhecidos como mapas somatotópicos: partes específicas do corpo que se combinam com partes específicas do cérebro. Tal como a maioria das pessoas nascidas sem mãos, os artistas que pintam com os pés usam, habitualmente, um pé para a estabilidade e um outro pé para segurar e manipular objetos. Na análise, os cientistas notaram que os mapas eram mais distintos para o pé mais ativo.

(dr) UCL

Os cientistas sugerem que o uso constante dos pés para tarefas mais exigentes pode ser o motivo desta mudança no desenvolvimento do cérebro. Além disso, os investigadores notaram que a área do cérebro que correspondia aos dedos dos pés dos pintores era a mesma área que administra as mãos. O artigo científico foi publicado recentemente na Cell Reports.

“O nosso estudo demonstra um exemplo extremo da plasticidade natural do cérebro, uma vez que é capaz de se organizar de maneiras diferentes em pessoas com experiências totalmente diferentes desde o início das suas vidas”, explica o neurocientista Tamar Makin, da UCL.

Outra descoberta surpreendente foi o facto de os pintores de pés não serem melhores a movimentar os dedos do que as pessoas que integravam o grupo de controlo. No entanto, os pintores mostraram uma maior perceção sensorial para os dedos dos pés.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A plasticidade do nosso cérebro deveria ser mais conhecida do grande público.
    A possibilidade de reforço e/ou a criação de novos “caminhos” neurais, dá-nos sempre novas alternativas, novas soluções. Precisamos é estar conscientes dessas nossas capacidades, sendo sempre necessário recorrer ao treino para que essas novas ligações entre os neurónios se fortaleçam e se automatizem. “Água mole em pedra dura…”
    Hoje em dia até se fala que o cérebro tem a capacidade de criar novos neurónios destinados a novas funções (ou objetivos específicos), quando é confrontado com essa necessidade. Mas, nada acontece num estalar de dedos. É sempre preciso treinar.
    Em linguagem popular costumamos ouvir a expressão: “A Natureza compensa sempre quem precisa…” Mas, se tivermos conhecimento da nossa natural capacidade neural, nós podemos interferir conscientemente na construção dessas alterações, em nosso próprio benefício. Um exemplo disso é a PNL
    Nós temos muitas mais capacidades para além daquelas que, tradicionalmente, nos ensinam. Este conhecimento não pode continuar a ser privilégio de apenas alguns… infelizmente, muito poucos….
    Tenho toda a consideração e faço sempre a minha vénia a todos os que pintam com a boca ou com o pé.
    Assinado: Maria da Maia

RESPONDER

"Muitos de vocês são fracos". Trump critica ação dos governadores durante protestos

O Presidente dos Estados Unidos ridicularizou alguns governadores estaduais por serem "fracos" e exigiu-lhes que tomem medidas duras contra os manifestantes, após mais uma noite de violência em diversas cidades. Donald Trump conversou com os governadores, …

O vírus "não desapareceu". DGS apela para responsabilidade dos adeptos de futebol

Graça Freitas apelou aos adeptos de futebol para que respeitem as regras da Direção-Geral da Saúde, sublinhando que não podem existir ajuntamentos junto aos estádios e concentrações de pessoas em cafés ou em outros locais. Durante …

PSD junta-se ao Bloco e PCP e pede apreciação parlamentar do decreto das PPP na Saúde

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que regulamenta a criação de parcerias público-privadas (PPP) na Saúde. O maior partido da oposição junta-se assim ao Bloco de Esquerda e PCP, embora com motivos diferentes. Os sociais-democratas …

Reembolsos de IRS estão a ser "indevidamente retidos", denuncia Provedora de Justiça

Maria Lúcia Amaral escreveu ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para pedir a correção de erros, lembrando que o reembolso é uma ajuda preciosa para muitas famílias, nomeadamente nesta altura. A Provedora de Justiça, Maria …

Rússia quer exportar antiviral que diz ser eficaz em 90% dos casos

O antiviral Afivavir mostrou ser eficaz no combate ao novo coronavírus em 90% dos casos, mas não estará à venda em farmácias. A Rússia planeia exportar para vários países do mundo um medicamento para a …

Exigência "irracional e insultuosa". Precários acusam Governo de os forçar a "mentir"

O formulário de apoio aos trabalhadores independentes obriga-os a garantir que retomarão a atividade dentro de oito dias. No último sábado, a Segurança Social disponibilizou o formulário de apoio aos trabalhadores independentes que deveria ter ficado …

Salário de licenciados que entrem na EDP sobe para 1500 por mês

A EDP - Energias de Portugal chegou a um acordo com os sindicatos para aumetar o salário base de entrada na empresa para licenciados e não licenciados, avança esta segunda-feira o Jornal Económico. No caso …

BCE pode vir a sugerir criação de "banco mau" para absorver malparado, revela Moody's

A Moody's avançou, esta segunda-feira, que o Banco Central Europeu está a equacionar a criação de um "banco mau" para acomodar o crédito malparado. A Moody’s considera que o Banco Central Europeu (BCE) pode vir a …

Comissário da UE defende "taxa de acesso" às multinacionais para financiar recuperação

O responsável pelo Orçamento da União Europeia (UE), Johannes Hahn, defendeu que deve ser aplicada uma "taxa de acesso" ao mercado único às multinacionais, ajudando assim a financiar a recuperação do bloco comunitário. Ao Financial Times, citado …

Kremlin intrigado com convite de Trump para próxima reunião do G7

Donald Trump anunciou que vai adiar a cimeira do G7 para o outono devido à pandemia da covid-19, e convidar outros países a participar na reunião. O Kremlin ficou intrigado com o convite. O Kremlin admitiu, …