/

Cérebros humanos e caninos reagem a vozes de forma igual

Borbala Ferenczy / Universidade Eotvos Lorand

Estudo mostrou que a mesma região do cérebro de cães e humanos é activada pelo som de vozes

Estudo mostrou que a mesma região do cérebro de cães e humanos é activada pelo som de vozes

Os donos de cães costumam dizer que os seus animais de estimação conseguem entendê-los. Um novo estudo publicado no periódico Current Biology sugere que essas pessoas podem estar certas.

Ao colocar cães num equipamento de ressonância magnética, investigadores húngaros descobriram que o cérebro dos animais reage a vozes de pessoas da mesma forma que um cérebro humano.

Outros sons carregados de emoção, como choro ou risos, também geraram reacções parecidas, o que talvez explica o fato de cachorros conseguirem se sintonizar às emoções de seus donos, afirmam os cientistas.

“Acreditamos que cães e humanos têm um mecanismo bastante semelhante de processar informações emocionais”, diz o coordenador do estudo, Attila Andics, da Universidade Eotvos Lorand.

Sintonia

A investigação envolveu onze cães de estimação e comparou os seus resultados com os de 22 voluntários humanos.

Para ambos os grupos, os cientistas tocaram 200 tipos diferentes de sons, desde ruídos comuns, como o barulho de carros e de apitos, a sons emitidos por humanos (sem palavras) e por cães.

Eniko Kubinyi / Universidade Eotvos Lorand

Sons carregados de emoções, como risos e choro, também geraram a mesma reacção no cérebro dos cães e de pessoas

Sons carregados de emoções, como risos e choro, também geraram a mesma reacção no cérebro dos cães e de pessoas

Os cientistas descobriram que uma região semelhante do cérebro – o pólo temporal, que faz parte do lobo temporal – é activada quando cães e pessoas ouvem vozes humanas.

“Já sabíamos que certas áreas no cérebro humano respondem mais fortemente a sons humanos do que a qualquer outro tipo de som”, explicou Andics. “É uma grande surpresa isso ocorrer também no cérebro canino. É a primeira vez que vemos algo assim num animal que não seja um primata.”

O mesmo aconteceu quando sons como risos e choros foram ouvidos: uma área do cérebro conhecida como córtex auditivo primário foi activada tanto em cachorros quanto em humanos.

Ao mesmo tempo, vocalizações caninas carregadas de emoção – como ganidos e latidos ferozes – também geraram uma reacção parecida em todos os voluntários.

“Sabemos muito bem que os cachorros conseguem sintonizar-se com o sentimento dos seus donos, e sabemos que um bom dono consegue identificar mudanças emocionais no seu cão – mas agora podemos começar a entender como isso é possível”, afirmou Andics.

No entanto, apesar de os cachorros reagirem à voz humana, as suas reacções foram bem mais fortes em relação aos sons caninos.

Os cães também parecem ser menos capazes de distinguir entre ruídos e sons vocais em comparação com humanos.

Eniko Kubinyi / Universidade Eotvos Lorand

Próximo passo do estudo é estudar como o cérebro de cães reage quando eles ouvem palavras

Próximo passo do estudo é estudar como o cérebro de cães reage quando eles ouvem palavras

Palavras

Ao comentar a investigação, Sophie Scott, do Instituto de Neurociência Cognitiva da Universidade College London, disse: “Os cães são animais muito interessantes de estudar porque muitos dos seus traços os tornam dóceis em relação aos humanos. Alguns estudos mostram que eles entendem muitas palavras e o que queremos dizer quando apontamos para alguma coisa”.

Mas Scott acrescenta: “É bastante relevante encontrar isto em cães e não só em primatas, mas seria interessante também ver a reacção desses animais a palavras. Risos e choros são parecidos com sons animais e por isso podem gerar esse tipo de reacção.

“Um avanço interessante seria conseguir demonstrar sensibilidade dos cães a palavras no idioma de seus donos.”

Segundo Andics, este será o foco da próxima série de testes da investigação.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.