O cérebro e a rede cósmica de galáxias são surpreendentemente semelhantes

VAZZA ET AL. 2019 A&A

A rede neuronal do cérebro humano e a rede cósmica de galáxias são surpreendentemente semelhantes, concluiu uma nova investigação levada a cabo por um astrofísico e um neurocirurgião, ambos de nacionalidade italiana.

O novo estudo, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica especializada Frontiers in Physics, sugere que as duas redes têm estruturas caracterizadas por níveis semelhantes de complexidade e auto-organização.

A análise levada a cabo por Franco Vazza, astrofísico na Universidade de Bolonha, e Alberto Feletti, neurocirurgião da Universidade de Verona, sublinha, contudo que há uma diferença substancial de escala entre as duas redes – mais de 27 ordens de magnitude.

Em comunicado citado pela agência noticiosa espanhola Europa Press, os cientistas explicam que o cérebro humano funciona graças à sua vasta rede neuronal, que tem aproximadamente 69 mil milhões de neurónios. Por outro lado, o Universo observável é composto por uma rede cósmica de pelo menos 100 mil milhões de galáxias.

Em ambos os sistemas, apenas 30% das suas massas são formadas pelos seus “principais protagonistas”: as galáxias e os neurónios. Dentro de ambos os sistemas, galáxias e neurónios são organizados em longos filamentos ou em nós entre os filamentos.

Quer na rede neuronal, quer na rede cósmica, 70% da distribuição de massa ou energia é constituída por componentes que desempenham um papel aparentemente passivo: água no cérebro e energia escura no Universo observável.

Partindo das características partilhadas pelos dois sistemas, os cientistas compararam uma simulação de rede de galáxias com secções do córtex cerebral e cerebelo, procurando ver como é que as flutuações de matéria se espalha em escalas tão distintas.

“Calculamos a densidade espectral de ambos os sistema. É uma técnica muito utilizada na Cosmologia para estudar a distribuição espacial das galáxias”, começou por explicar Franco Vazza, citado na mesma nota de imprensa.

“A análise mostrou que a distribuição da flutuação na rede neuronal numa escala de 1 micrómetro a 0,1 milímetro segue a mesma progressão da distribuição da matéria na rede cósmica, mas, é claro, numa escala maior que 5 milhões a 500 milhões de anos-luz”.

Os cientistas calcularam também alguns dos parâmetros que caracterizam ambas as redes, como o número médio de conexões em cada nó e a tendência de agrupar várias conexões em nós centrais na redes – e descobriram que são surpreendente semelhantes.

“Mais uma vez, os parâmetros estruturais identificaram níveis inesperados de concordância. Provavelmente, a conectividade no interior das duas redes evolui de acordo com princípios físicos semelhantes, apesar da diferença notável e óbvia entre os poderes físicos que regulam galáxias e neurónios.”, acrecentou Alberto Feletti, rematando: “Estas duas redes complexas mostram mais semelhanças do que aquelas compartilhadas entre a rede cósmica e uma galáxia ou uma rede neural e o interior de um corpo neuronal”.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. De facto, também líquido a explodir, como aquele que se pode observar no genérico da série ‘The Good Fight’ assemelha à rede interstellar . . . algo intrigante

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …