CEO, geek, playboy: 9 curiosidades sobre Larry Ellison

oracle_images / Flickr

Larry Ellison, CEO a Oracle

Larry Ellison, CEO a Oracle

Depois de quase quarenta anos à frente da Oracle, o excêntrico Larry Ellison deixou o lugar de CEO. Ainda que o magnata tecnológico vá continuar a trabalhar como CTO na empresa, agora terá muito mais tempo livre para os seus múltiplos passatempos e aquisições. Estes são alguns dos casos mais curiosos, até ao momento.

Vasculhando o lixo

Larry Ellison não entrou em casa de Bill Gates para vasculhar o seu caixote do lixo. Não foi bem assim. Mas a Oracle sim, contratou detectives privados para “darem uma vista de olhos” ao lixo de um grupo de investigadores que suspeitavam estarem ligados à Microsoft durante o julgamento que a empresa atravessou por causa das regras anti monopólio.

O samurai de Silicon Valley

Em 1999, o CEO da Oracle construiu em Woodside o que pretendia ser uma reprodução exacta de uma fazenda do século XVI japonês. Contava com uma casa principal de 8.000 m2, uma doca, duas casas de hóspedes, uma floresta e um lago com cascata. A Bloomberg dedicou um pequeno documentário ao executivo sob o título “O guerreiro samurai bilionário de Silicon Valley”.

Oh Captain, my Captain

Ellison construiu, em 2004, um enorme iate chamado Rising Sun que era o quarto maior do mundo, na altura. As más línguas de Silicon Valley diziam que Larry pediu aos construtores que o barco tinha de ser maior que o Octopus de Paul Allen. Há uns anos, acabou por vendê-lo ao magnata dos media David Geffen.

Por terra, mar… e ar

Ellison também é piloto e tem os seus próprios aviões. Entre eles, o seu favorito seria um jacto Marchetti. A cidade de San José levou-o uma vez a tribunal por infringir as leis de controlo de ruído. Para além disso, o seu filho David é piloto de acrobacias.

scottrsmith / Flickr

Rising Sun, o super-iate de Larry Ellison

Rising Sun, o super-iate de Larry Ellison

Trabalho e prazer não se misturam?

O CEO da Oracle não parece ter grande pejo em sair com funcionárias da empresa. Durante uns tempos parece que chegou a andar com três delas em simultâneo e a falta de organização trouxe-lhe alguns problemas. Larry foi um dos principais defensores de Mark Hurd quando este saiu da HP debaixo de um escândalo sexual.

Ellison Crusoe

Em junho de 2012, o quinto homem mais rico do mundo ficou sentimental e decidiu comprar Lanai, a sexta maior ilha do Havai, mas também o local onde casou com a sua primeira mulher. A ilha tem 88.000 hectares de superfície e nela habitam 3.200 pessoas.

Altos voos

Depois de comprar a ilha, o agora ex-CEO da Oracle também queria garantir o transporte e por isso comprou, em fevereiro de 2013, a companhia aérea havaiana Island Air, que voa para a sua ilha e para todo o arquipélago. Será que Larry pilotará algum dos aviões?

Iron Man

Apesar de ter reconhecido que se baseou em muitas caraterísticas de Elon Musk, o ator Robert Downey Jr também parece ter-se inspirado em Larry Ellison para interpretar Tony Stark nos filmes de Iron Man, tanto na aparência como na atitude. Curiosamente, Larry teve uma participação no segundo filme da trilogia e a Oracle patrocinou todas as versões cinematográficas da personagem de banda desenhada.

Fã de basquetebol

O multimilionário tentou comprar duas equipas de basquetebol mas sem sucesso. No caso dos New Orleans Hornets foi impedido pela própria NBA de o fazer e também não teve êxito ao tentar adquirir os Golden State Warriors, embora estes joguem num estádio de sua propriedade: a Oracle Arena.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …