Centenas de refugiados fazem marcha em greve de fome

Cerca de 300 migrantes afegãos e paquistaneses iniciaram esta sexta-feira uma marcha em greve de fome a partir de Belgrado, dirigindo-se até à fronteira húngara com o objetivo de entrar na UE.

Os migrantes começaram o percurso de 200 quilómetros para norte escoltados por um carro da polícia, relata a AFP.

Os homens usavam o distintivo azul do logótipo da Agência para Refugiados das Nações Unidas (UNHCR) e levavam cobertores e mochilas.

“Vamos mudar alguma coisa por andar e não comer”, disse Abdul Malik do Afeganistão ao grupo.

Estamos em greve de fome. Não queremos comer. Não viemos aqui pela comida, não somos pessoas com fome”, acrescenta.

Malik explica que não existem crianças nem mulheres no grupo, pois “elas não conseguem andar”.

O número de migrantes bloqueados na Sérvia aumentou significativamente desde que a Hungria introduziu novas medidas para impedir a passagem nas suas fronteiras.

A Sérvia está na chamada rota balcânica percorrida por centenas de milhares de migrantes do Médio Oriente, Ásia e África desde o verão passado no seu percurso até a Europa Ocidental.

Desde que a rota foi fechada, em março, os migrantes continuaram a passar a região, em pequenos grupos, com a ajuda de contrabandistas.

Na semana passada, a cidade de Belgrado, decidiu colocar polícias e militares nas fronteiras para impedir a passagem de refugiados.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …