Cenas eróticas encontradas dentro de convento português

Peça de porcelana chinesa surpreendeu, durante escavações no local do velho Convento de Santana, em Lisboa. O que faria lá?

Uma equipa de arqueólogos estava a realizar uma escavação, algo habitual na sua rotina; mas o que não encontraram é que não é nada habitual.

As escavações estavam a decorrer num poço, transformado em lixeira no local do velho Convento de Santana, um convento feminino – também conhecido por Mosteiro das Penitentes da Paixão de Cristo – em Lisboa.

E eis que os especialistas descobriram uma taça de porcelana chinesa com cinco cenas eróticas.

A revista National Geographic lembra que o erotismo é muito mais comum na arte chinesa seiscentista do que na puritana Europa; no “velho Continente”, estas cenas seriam logo reprimidas.

Mas a equipa encontrou estas peças de cerâmica, peças raras de porcelana chinesa azul e branca do final da dinastia Ming (1368-1644). E algumas delas quase intactas.

Os arqueólogos revelam no estudo que, apesar dessa raridade, as peças terão ido para o lixo naquela altura.

Eram cenas proibidas e também era uma questão de saúde pública, numa época em que havia muitas doenças contagiosas.

Destacou-se uma taça de porcelana, que veio da China para Portugal, que tem cinco cenas eróticas. Vemos figuras claramente orientais – e claramente a fazer sexo. E percebe-se claramente a sequência daquela “dinamização cultural”.

Mas como entrou num convento português, durante o século XVI ou XVII? De forma clandestina, acreditam os autores do estudo.

E o que faria aquela peça ali? Isso pode estar relacionado com uma curiosidade: naquela altura, havia muitas mulheres de classe alta nos conventos portugueses; e eram mulheres sem vocação para a vida monástica, que mesmo lá dentro prolongavam rotinas e privilégios da vida lá fora – e não recusavam certos prazeres físicos.

Uma taça de porcelana servia para imaginar, estimular.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.