Células estaminais podem ajudar a proteger os astronautas da radiação espacial

NASA

Assim que os astronautas deixam a proteção do campo magnético da Terra, ficam automaticamente expostos a níveis elevados de radiação cósmica. A Agência Espacial Europeia (ESA) está cada vez mais focada em investigações para reduzir estes riscos.

No ano passado, a Agência Espacial Europeia (ESA) promoveu a primeira “escola de verão”, que tinha como intuito treinar estudantes e estimular novas ideias para investigações futuras sobre os efeitos da radiação espacial em seres humanos.

Os jovens receberam uma introdução à Física e à Biologia da radiações e a sua missão era projetar experiências para executar em aceleradores de partículas. Os autores das melhores propostas ganharam a oportunidade de acionar o acelerador e disparar partículas atómicas, em prol da sua experiência.

O alemão Emiliano Bolesani recebeu o primeiro prémio desta iniciativa. O jovem procurou identificar a resposta fisiopatológica – alterações anormais – das células cardíacas quando expostas à radiação cósmica.

Neste sentido, Bolesani propôs a utilização de células estaminais para estimular o crescimento de estruturas de tecido cardíaco. Na experiência, estas serão colocadas na extremidade recetora do acelerador de partículas.

Com esta experiência, o investigador quer descobrir que tipo de célula é mais suscetível a danos por radiação – cardiomiócitos, células endoteliais, células musculares lisas ou fibroblastos. Além disso, os resultados ajudarão a criar um modelo para prever como é que estas células vão interagir umas com as outras perante a radiação.

No fundo, a ideia do jovem é recolher células estaminais de astronautas, antes e depois de um voo espacial. Os tecidos e órgãos cultivados a partir dessas células poderão, assim, ser colocados num acelerador de partículas para se saber como reagem à radiação.

“Esta estratégia pode ser estendida a outros órgãos no futuro e pode ajudar a proteger a saúde dos astronautas enquanto exploram o Espaço profundo”, explicou Bolesani.

Este estudo pode revelar detalhes fundamentais sobre a resposta individual, dado que cada um de nós tem uma suscetibilidade diferente à radiação. “Este é um problema para a terapia com radiação, pois pode influenciar a eficiência dos tratamentos na Terra, além de ter implicações para os astronautas expostos à radiação espacial.”

A próxima Space Radiation Summer School da ESA terá início entre 13 e 29 de setembro de 2020. No final do curso, os alunos enviam as suas propostas e as melhores ideias poderão ser incluídas no programa de pesquisa de radiação da estação espacial.

ZAP // CanalTech

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …