Cegos podem tocar nos quadros no Museu do Prado

Museo Nacional del Prado / Facebook

“Tocando o Prado”, a exposição no Museu do Prado que deixa cegos tocarem nos quadros

Tocar na “Mona Lisa” de Leonardo da Vinci é um privilégio a que os cegos têm direito no Museu do Prado, em Madrid. Isto graças à tecnologia e a versões a três dimensões de pinturas seleccionadas.

Tocando o Prado” é uma exposição especial, onde o Museu do Prado oferece àqueles que não vêem ou que têm visão limitada a possibilidade de criarem uma imagem mental das pinturas, sentindo-as. Para isso, são expostos quadros de três dimensões de pinturas seleccionadas, feitos a partir de uma tecnologia de impressão desenvolvida por uma empresa de Bilbao, a Estudios Durero.

O processo começa com fotografias de alta resolução das pinturas, seguindo-se a criação da impressão com uma tinta especial e um processo químico, com a adição de luz ultra-violenta, para acrescentar volume às imagens.

Cada uma destas versões de pinturas famosas custa um pouco mais de seis mil euros.

Nesta exposição que decorre até 28 de Junho, estão em exibição a “Mona Lisa” de Leonardo Da Vinci, “O guarda-sol” de Goya, “A Forja de Vulcano” de Velázquez, “Não me toques” de Correggio, “Um homem nobre com a mão no seu peito” de El Greco e uma natureza morta de Der Hamen y León.

Além das versões 3D das pinturas, são ainda disponibilizados aos visitantes materiais didácticos como textos escritos em braille, guias audio e óculos opacos.

“Tocando o Prado” é uma das iniciativas mais marcantes e mais inovadoras, em termos da disponibilização do acesso à arte para cegos. Outros Museus organizam regularmente actividades para pessoas que não conseguem ver, mas nunca nenhum tinha ido tão longe.

Este projecto do Museu do Prado contou com a colaboração da ONCE, a associação nacional de cegos espanhola.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …

Cientistas testam medicamento que pode revelar-se mais eficaz para tratar gripe

Cientistas testaram em animais um novo medicamento que pode revelar-se mais eficaz no tratamento da gripe, ao induzir mutações genéticas nos vírus que causam a infeção impedindo a sua replicação e a sua atividade, foi …

PSD vai indicar Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República

O PSD vai indicar o líder parlamentar cessante Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República, disse hoje à Lusa fonte oficial da bancada social-democrata. A mesma fonte indicou que o PSD irá ainda propor como …

Funcionário da Casa Branca que publicou artigo anónimo sobre Trump vai lançar livro "explosivo"

O alto funcionário da Casa Branca que em setembro do ano passado escreveu de forma anónima um artigo de opinião no The New York Times vai lançar um livro no próximo mês. De acordo com o …