CDS-PP já tem (novo) candidato à Câmara de Loures

Pedro Pestana Bastos / Facebook

Pedro Pestana Bastos, candidato pelo CDS-PP às autárquicas de Loures

Depois da decisão de abandonar a coligação liderada por André Ventura, os centristas já encontraram uma alternativa: o advogado Pedro Pestana Bastos é o nome escolhido.

O advogado, escolhido pela líder Assunção Cristas para a candidatura às autárquicas, conta que quando ouviu as declarações sobre a comunidade cigana, entendeu que o CDS não devia continuar a apoiar o candidato do PSD e transmitiu essa opinião à líder do partido.

“Não me recordo de, em 30 anos de democracia, o CDS e o PSD passarem esta fronteira que caracteriza muitos partidos de extrema-direita e populistas da Europa e não me sentia nada bem que o CDS continuasse a ter como candidato alguém que generaliza sobre os ciganos ou defende a prisão perpétua. Não está em causa a liberdade de expressão. André Ventura pode dizer o que entender, não pode é esperar ser o candidato de um partido que tem no seu ADN a dignidade da pessoa humana”, disse à TSF Pestana Bastos.

Pestana Bastos considera que as declarações do candidato do PSD são “xenófobas” e “exploram o sentimento de medo” dos cidadãos.

O candidato do CDS admite, no entanto, que o tema da “subsidiodependência” pode ser explorado durante a campanha, mas não nos termos que foram apresentados por Ventura.

Eu não tenho tabus e não vou fugir de qualquer tema. O que eu acho é que há formas de o debater que não da forma como a questão foi colocada. Não são os bons contra os maus, em que os ciganos são os maus e os brancos são os bons. Há problemas que temos que enfrentar, mas não é através da exploração do medo e do sentimento de insegurança que se ultrapassa os problemas”.

Pedro Pestana Bastos esclarece que, neste momento, falta ainda os militantes do CDS de Loures aprovarem o nome proposto por Assunção Cristas para a candidatura ficar formalizada.

Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, Pedro Pestana Bastos é militante do partido e membro do conselho nacional do CDS, bem como antigo dirigente do partido, com Paulo Portas e José Ribeiro e Castro. É sócio da sociedade de advogados Nobre Guedes, Mota Soares & Associados, da qual o ex-ministro Pedro Mota Soares é consultor.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Hormona da fome" pode influenciar memória e fazer com que se coma mais

Um novo estudo, liderado por investigadores da University of Southern California, sugere que as hormonas reguladoras da fome produzidas pelo estômago também podem influenciar a memória e a função cognitiva. Em 2018, a equipa de especialistas …

Costa diz que estado de emergência “não está em cima da mesa” (e adia discussão sobre app obrigatória)

O primeiro-ministro António Costa, em entrevista à TVI esta segunda-feira, falou sobre a obrigatoriedade do uso de máscara e da app Stayway Covid, da possibilidade de o país voltar ao estado de emergência e do …

Nove meses depois de ter chegado ao United, Bruno Fernandes vai ser capitão

O futebolista internacional português Bruno Fernandes foi escolhido pelo treinador do Manchester United para usar a braçadeira de capitão no encontro da primeira jornada da Liga dos Campeões. O antigo jogador do Sporting, que deixou os …

Preocupada com casos na Europa e América do Norte, OMS insiste na quebra de cadeias de transmissão

Os responsáveis máximos da Organização Mundial da Saúde (OMS) insistiram esta segunda-feira na importância de os governos quebrarem as cadeias de transmissão da covid-19 e afirmaram-se preocupados com o aumento de casos na Europa e …

Aquecer resíduos plásticos com microondas pode gerar hidrogénio limpo

Uma equipa de cientistas conseguiu gerar hidrogénio limpo através de um processo simples, aquecendo resíduos plásticos com microondas. O crescente uso de plástico descartável gerou um sério problema ambiental, sendo que, todos os anos, são produzidas …

Erupções vulcânicas podem explicar os misteriosos cristais da Dinamarca

Algumas das maiores espécies de cristais raros de carbonato de cálcio do mundo, também conhecidos como glendonitas, são encontrados na Dinamarca e isso pode ser explicado pelas erupções vulcânicas. Os cristais foram formados há cerca de …

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …