Cavaco Silva representa Portugal no funeral de Mandela

foto: Presidencia.pt

foto: Presidencia.pt

O Presidente da República, Cavaco Silva, vai representar Portugal no funeral do antigo chefe de Estado sul-africano Nelson Mandela, a 15 de dezembro, na África do Sul.

A informação consta da página da Internet do Parlamento, que agendou na sexta-feira uma reunião extraordinária para segunda-feira, com o objectivo dar “o assentimento” à deslocação de Cavaco Silva à África do Sul.

A morte do primeiro Presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela, aos 95 anos, foi anunciada na quinta-feira à noite pelo chefe do Estado sul-africano, Jacob Zuma, motivando de imediato reacções de pesar a nível mundial.

Bill e Hillary Clinton e George W. Bush vão assistir ao funeral

Os ex-presidentes dos Estados Unidos Bill Clinton e George W. Bush e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton anunciaram, esta sexta-feira, que vão para assistir ao funeral de Nelson Mandela, a 15 de dezembro, na África do Sul.

Bush (2001-2008) e a sua mulher Laura aceitaram o convite do Presidente norte-americano, Barack Obama, e da sua mulher Michelle, para viajarem com eles no avião presidencial Air Force One para assistir às cerimónias fúnebres do antigo chefe de Estado sul-africano, indicou o porta-voz do ex-presidente, Freddy Ford, em comunicado.

A Casa Branca confirmou, esta sexta-feira, que Obama e a sua mulher viajam para África do Sul para “apresentar as suas condolências em memória” de Mandela e participar nas cerimónias em tributo ao Nobel da Paz.

Obama telefona à viúva Graça Machel para expressar condolências

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou, esta sexta-feira, à viúva do antigo chefe de Estado sul-africano Nelson Mandela, para expressar as suas condolências e agradecer-lhe a “alegria” que ela deu à vida do Nobel da Paz.

“O Presidente agradeceu à senhora Machel pela profunda influência que Nelson Mandela teve nele e sublinhou o poder do exemplo de Mandela para o povo de África do Sul e para todo o mundo”, indicou a Casa Branca em comunicado.

Obama “expressou gratidão pela alegria que Graça Machel trouxe para a vida de Mandela e o compromisso com um mundo pacífico, justo e pleno de amor que ela partilhou com o ex-presidente Mandela”, acrescentou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Recurso de Amorim arquivado. Sporting avança para a "impugnação judicial"

O Sporting anunciou, esta quarta-feira, que o seu treinador vai avançar com uma "impugnação judicial" do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Portuguesa (FPF). Num comunicado, o clube de Alvalade lamentou …

Casa Branca exige que Congresso aprove reformas de práticas policiais

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, quer que o Congresso aprove reformas relativas às práticas policiais para fazer justiça ao legado do afro-americano George Floyd, depois de o ex-polícia Derek Chauvin ter sido …

Fernando Santos abre a porta da seleção a Otávio

O selecionador nacional admitiu a possibilidade de vir a convocar o médio do FC Porto ainda antes do Europeu, que acontece em junho deste ano. Em entrevista à "Bola Branca", da rádio Renascença, Fernando Santos não …

"Comissão de acompanhamento do PRR deve poder travar projetos", diz Costa Silva

António Costa Silva, que presidirá a comissão de acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), quer ter poderes para travar projetos ou para corrigi-los, quando necessário. "Pode haver projetos que são executados, depois faz-se o …

Aethel Partners nega qualquer relação com a família Espírito Santo

A Aethel Partners negou, esta terça-feira, qualquer relação com a família Espírito Santo, depois de ter sido referida por Sérgio Monteiro, antigo consultor para a venda do Novo Banco, sobre uma proposta de compra, numa …

Governo diz que não há reavaliação da taxa de recursos hídricos nas barragens vendidas pela EDP

O Ministério do Ambiente e Ação Climática considera que não há lugar a uma reavaliação do valor da Taxa de Recursos Hídricos (TRH) depois da venda das barragens da EDP à Engie. Este esclarecimento foi divulgado …

Bloco entrega proposta na AR para criminalizar enriquecimento injustificado

O Bloco de Esquerda propõe que os titulares de altos cargos públicos sejam obrigados a declarar como a justificar "acréscimos patrimoniais acima de 50 salários mínimos nacionais", prevendo pena de prisão até cinco anos em …

1.º de Maio. CGTP cumpre a tradição na rua, UGT com conferência sindical

A CGTP vai assinalar o Dia do Trabalhador com concentrações, desfiles e manifestações. Já a UGT vai promover uma conferência sobre os desafios da negociação coletiva. A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGT) vai assinalar o …

Submarino da Marinha indonésia desaparece com 53 pessoas a bordo

A Marinha de Guerra da Indonésia procura um submarino com 53 pessoas a bordo depois de ter perdido o contacto com o navio no final de exercícios ao largo de Bali, foi hoje anunciado. Um porta-voz …

Presidente do Aliança é candidato a Torres Vedras

Paulo Bento, presidente do Aliança, vai lançar-se à Câmara Municipal de Torres Vedras nas eleições autárquicas do outono. O presidente do Aliança, Paulo Bento, vai candidatar-se à Câmara Municipal de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, …