Arqueólogos revelam causas de morte comuns na Idade Média

Arqueólogos revelam causas de morte comuns na Idade Média, no Reino Unido. A equipa de investigadores analisou os restos mortais de 314 pessoas.

Uma equipa de arqueólogos analisou ossos de 314 pessoas que viveram entre os anos de 1100 e 1530, com pelo menos 12 anos de idade. As ossadas foram retiradas de cemitérios de uma paróquia, de um convento e de um hospital, em Cambridge, no Reino Unido.

“A vida medieval era difícil para todos”, disse Jenna Dittmar, autora principal do estudo da Universidade de Cambridge, publicado no dia 25 de janeiro na revista científica American Journal of Physical Anthropology.

Os investigadores descobriram uma alta percentagem de mortes após fraturas ósseas pelas mais variadas razões. Num dos casos, mencionado pelo jornal britânico The Guardian, um frade foi esmagado por uma carroça após ter sido atacado por bandidos.

Os autores descobriram que as fraturas ósseas eram mais comuns entre os enterrados no cemitério da paróquia, com 44% dos esqueletos analisados a apresentarem sinais de tais danos, em comparação com 32% dos enterrados no convento. Fraturas múltiplas também eram mais comuns entre os enterrados no cemitério paroquial.

“As pessoas que foram enterradas no cemitério paroquial de Todos os Santos teriam levado vidas realmente duras”, com trabalhos manuais, desde agricultura até à construção civil, explica a cientista.

Dittmar mostrou-se também surpreendida pelo facto de o hospital ter a menor taxa de mortos com ossos partidos, com apenas 27%.

“As pessoas presumiriam que um hospital é um lugar para onde iriam os indivíduos doentes, pobres ou enfermos, e seria de se esperar que tivessem mais fraturas – o que acabou por não ser o caso”, disse ainda Dittmar. Em contrapartida, o hospital estaria mais focado no cuidado pastoral.

Outra coisa que surpreendeu a autor do estudo foi não ter encontrado evidências de ferimentos causados por armas, apesar das inúmeras guerras travadas durante a Idade Média.

Ferimentos nos ossos eram mais comuns entre os homens (40%), mas não era propriamente alheio às mulheres (26%). Aliás, uma delas partiu o seu maxilar, que se curou, mas também teve outros ferimentos como costelas e um pé partido.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting tenta redenção em Dortmund, FC Porto recebe carrasco Liverpool

Sporting e FC Porto têm hoje duelos de elevado grau de dificuldade na segunda jornada da Liga dos Campeões de futebol, com os ‘leões’ a viajarem até Dortmund e os ‘dragões’ a receberem o Liverpool. Na …

Sem sucesso na Europa, Olunga é o diamante de Luís Castro (e leva sete golos em dois jogos)

Com uma passagem sem sucesso pelo Girona, Michael Olunga é um marcador prolífico na Ásia, onde é treinado por Luís Castro e onde leva sete golos em dois jogos. O jogo entre o Al-Duhail e o …

Nuno Freitas demite-se da presidência da CP

Nuno Freitas irá deixar o cargo de presidente da CP a 1 de outubro, sexta-feira. O engenheiro, que terminava o mandato dentro de três meses, pediu à tutela para sair mais cedo da empresa por …

Operação Marquês. MP entrega recurso, mas Sócrates diz que o prazo "excepcionalérrimo" já acabou

O prazo para o MP avançar com o recurso acabou no dia 23, mas os procuradores entregaram os documentos esta terça-feira, nos três dias úteis adicionais que geralmente são concedidos. No entanto, a defesa de …

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …