Inspirado na natureza. Cauda de chita ajuda robô a saltar com mais destreza

A natureza pode ser extremamente útil na hora de resolver problemas complexos. Neste caso, a cauda leve de uma chita, conhecida como cauda de arrasto aerodinâmica, pode ter permitido aos cientistas superar um problema de robótica.

Muitos dos grandes felinos movem-se com alta precisão e manobrabilidade, mesmo quando se encontram a velocidades altas, e isto acontece, em parte, graças às suas caudas.

No entanto, até agora, a mesma coisa não podia ser dita sobre os robôs.

O facto de um robô ter uma cauda poderia ter um impacto negativo na sua mobilidade devido ao aumento de massa, alta inércia e maior custo de energia que esta acarreta.

Contudo, de acordo com os investigadores do Laboratório de Robomecânica da Carnegie Mellon University, que estavam a trabalhar em colaboração com a Universidade da Cidade do Cabo, uma cauda de arrasto aerodinâmica poderia ajudar na mobilidade robótica.

Isto porque enquanto a maioria das caudas robóticas tem elevada inércia, a cauda da chita usa o arrasto aerodinâmico para atingir altas velocidades com baixa inércia.

“As caudas robóticas têm historicamente dependido de caudas de alta inércia por causa da sua simplicidade, mas a natureza já descobriu que existem maneiras melhores de estabilizar os movimentos ágeis”, explica Joseph Norby, autor do estudo.

No estudo publicado no IEEE Transactions on Robotics a 6 de janeiro, os especialistas compararam as caudas aerodinâmicas e inerciais para construir uma cauda com eficácia máxima e inércia mínima. “Esta pesquisa sugere que seguir a inspiração da natureza resulta em caudas igualmente capazes por uma fração do peso”.

Tendo em conta a eficácia da cauda para aumentar a agilidade do robô, e dar a este um melhor controlo sobre os seus movimentos, os investigadores viram que, embora ambas possam permitir que o robô circule no ar, a cauda aerodinâmica tem a vantagem de ser muito mais leve, escreve o Interesting Engineering.

A equipa concluiu que mesmo que a massa aumente devido à cauda de chita, ​​os especialistas descobriram que o robô pode acelerar mais rápido do que um sem cauda, pois esta “ajuda a estabilizar o robô. Acreditamos que melhorar a agilidade dos robôs irá torna-los melhores”, rematou Norby.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …

Jogos da última jornada da Liga NOS vão ter adeptos nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, que os jogos da última jornada da I Liga vão poder ter público nas bancadas. "Os jogos da última jornada da Liga NOS vão ter público nas …

"Mudou radicalmente". Diretor da PJ diz que Rui Pinto está a colaborar com a Justiça

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, enfatizou esta quarta-feira a importância da colaboração estabelecida com Rui Pinto e sublinhou que o principal arguido do processo Football Leaks "mudou radicalmente" de atitude há …