Por que é que o castanho, o preto e o cinzento não fazem parte do arco-íris?

3

Moyan_Brenn / Flickr

Muitos de nós já vimos arco-íris no céu quando o sol começa a brilhar novamente após um período de chuva. Para vermos um arco-íris, as condições precisam de ser perfeitas.

Precisamos de algumas gotas de água no ar – como chuva ou mesmo neblina – e precisamos que o Sol esteja atrás de nós e bem baixo no chão. Isto ocorre porque um arco-íris é criado pela luz que passa pelas gotículas de água.

A luz que vem do sol parece branca. Mas a luz branca que vemos no dia a dia é, na verdade, composta por uma mistura de cores diferentes. Quando a luz passa por uma gota de chuva, essas cores podem separar-se.

Ondas de luz

A luz viaja em ondas e cada uma das cores do arco-íris tem um comprimento de onda diferente.

Isto significa que a distância entre os topos da onda é um comprimento diferente para cada cor. As cores, do violeta com o comprimento de onda mais curto ao vermelho com o mais longo, são chamadas de “espectro visível”.

Quando a luz atinge uma gota de chuva, a luz pode mudar de direção, dando origem à “refração”.

Cada um dos diferentes comprimentos de onda é refratado por uma quantidade ligeiramente diferente. Se a luz atinge a gota de chuva no ângulo certo, a refração separa os comprimentos de onda nas suas diferentes cores. Como muita luz é refratada por muitas gotas de chuva, vemos essas cores como um arco-íris no céu. A ordem em que as cores aparecem é definida pelo comprimento do comprimento de onda.

Quando aprendemos sobre o arco-íris, aprendemos que existem sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Mas isso não é estritamente verdade.

Cores no arco-íris

As diferentes cores misturam-se e é difícil dizer onde uma cor termina e outra começa. Há outras cores entre elas, onde se misturam – como o turquesa entre o azul e o verde.

O azul e o verde estão próximos um do outro no espectro de cores, e é por isso que podemos ver o turquesa onde eles se misturam. Algumas cores, no entanto, são misturas de cores que não estão próximas umas das outras no espectro.

O castanho, por exemplo, é uma mistura de vermelho e verde. Mas as faixas vermelhas e verdes no arco-íris não estão próximas umas das outras, então não as vemos a misturar-se para formarem o castanho. O mesmo é o caso de muitas outras cores que são misturas – se as faixas de cores no arco-íris não se sobrepõem, elas não podem se misturar.

Mas existem duas cores que nunca veríamos num arco-íris – preto e branco. O preto é a ausência de cor – é o que vemos quando não há luz alguma.

Por outro lado, o branco é uma combinação de todas as cores juntas. Quando a luz é refratada pelas gotas de chuva, ela separa a luz branca no espectro visível, o que significa que ela deixa de ser branca. O cinzenteo é uma mistura de preto e branco e, como nunca podemos ver preto e branco num arco-íris, também não podemos ver as cores resultantes da mistura deles.

Da próxima vez que vir um arco-íris, observe quantas cores consegue identificar nele – e as cores que não consegue ver.

3 Comments

  1. Em Geometria temos as circunferências mas também temos os arcos de circunferência. Uma circunferência é constituída por arcos. Pensei que o Vicente viesse explicar a razão do formato do arco-íris ou “círculo-íris” mas não. Que pena!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.