Caso de airbag que não funcionou avança para tribunal

Yuankuei Cheng / Flickr

-

A audiência prévia do julgamento do processo instaurado contra a Audi, pela vítima de um acidente de viação, em 2008, que lhe provocou 96% de incapacidade, realiza-se a 1 de Julho, no Tribunal de Sesimbra.

Após a audiência preliminar, em que se identifica o objecto de litígio e o rol de provas, o juiz programará as sessões de julgamento do processo, em que, segundo a acusação, está em causa o facto de não terem funcionado os “airbags” do automóvel em que seguia a vítima, na altura do acidente.

“Tal defeito originário do equipamento (…) integra o facto ilícito gerador dos danos sofridos e é imputável (…) a título doloso”, ao construtor alemão de automóveis, afirma a acusação.

Na acção, interposta pela vítima, que sofreu incapacidade motora e multideficiência profunda, e pela sua mãe, sustenta-se que a falha nos “airbags” se registou ao “nível da unidade de comando do sistema de ‘airbags’, [por causa] de defeito de construção ou de concepção”, o que também é salientado em relatório pericial.

“O certo é que tal equipamento de segurança se revelou inútil, pois que, no que tange ao sistema de activação dos ‘airbags’, este, pura e simplesmente, não funcionou”, acrescenta-se.

Sublinha-se ainda que, com a falha nos “airbags”, a vítima “acabou por sofrer como mais grave dano o traumatismo crânio-encefálico, que originou a incapacidade permanente de 96%“, além de ter deixado “igualmente sem proteção os membros inferiores e superiores”.

A acusação refere ainda que a construtora “conhecia a existência” da deficiência, ocorrida “em diversas unidades automóveis” idênticas à que a vítima conduzia, quando do acidente, numa estrada nacional, em Sesimbra.

No recurso para o Tribunal de Sesimbra, é pedido o ressarcimento de danos sofridos em 1,2 milhões de euros e a instituição de uma pensão anual vitalícia de 10.000 euros, assim como o montante mensal de 406,92 euros, valor médio da medicação em cada mês.

A agência Lusa contactou o advogado da Audi, Dias Gonçalves, que referiu que o construtor alemão “não tem qualquer comentário a fazer”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …

Sem ganho económico e muitas mortes. O que dizem os dados da controversa estratégia sueca

A estratégia relaxada da Suécia contra a covid-19 gerou várias críticas. Os números mostram que tanto a nível sanitário como económico, o país saiu a perder. O Governo sueco não impôs um confinamento à população e, …

Irão diz que avião ucraniano foi abatido devido a erro humano

Um erro humano relacionado com um mau ajuste do radar militar foi a causa do acidente com o boeing ucraniano abatido em 8 de janeiro perto de Teerão, Irão, provocando 176 mortos, concluiu o relatório …

Mais seis mortes, 291 novos casos e 252 recuperados

Portugal regista este domingo mais seis mortes e 291 novos casos de infeção confirmados de covid-19 por comparação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o boletim diário da …