O que melhorou o Manchester United não foi a saída de Cristiano Ronaldo

1

Adam Vaughan / EPA

Erik ten Hag durante jogo do Manchester United

O ano começou sem o português no plantel – mas a época começou com a chegada ao plantel de um brasileiro.

O Manchester United só perdeu um jogo desde o início de Novembro. Em quatro meses, um desaire.

O responsável por essa excepção foi “apenas” o Arsenal, líder da Premier League: 3-2, no final de Janeiro, com um golo aos 89 minutos.

O que mudou no pós-Mundial? A saída de Cristiano Ronaldo, sim. Mas foi só isso?

Lisandro Martínez, talvez embalado por ter sido campeão mundial, tem sido um pilar na defesa. O “herói” Christian Eriksen tem sido essencial no meio-campo (embora esteja lesionado).

E está lá Casemiro. E isso mudou a equipa.

O ex-FC Porto é um “cão de guarda”, sublinha o jornal Público. Foram 70 milhões de euros bem gastos no ex-FC Porto. Tal como se esperava, aliás.

Casemiro tem 31 anos. É experiente mas não está próximo da reforma. É titular da selecção brasileira, era titular no campeão europeu e mundial. Estuda o futebol, os adversários, até os árbitros.

E é um campeão: 25 títulos, até agora. 15 finais disputadas, 14 vitórias (entre clubes).

Tem 5 golos e 5 assistências até agora mas, mais do que isso, é um comandante na equipa. Segura quando é preciso segurar e deixa os outros brilhar.

Perder a bola não é com ele; tirar a bola aos outros é com ele. Vai sempre atrás do esférico, parece que nunca se cansa. E depois sabe o que fazer com ele. Sabe posicionar-se, sabe sempre onde deve estar. Um pêndulo.

Recupera muitas bolas e, logo a seguir, cria oportunidades de golo para os seus colegas de equipa.

Faz muito lembrar Claude Makélélé – e que diferença fez quando deixou também o Real Madrid, há quase 20 anos. Mas, no momento da sua saída, o presidente Florentino Pérez disse: “Ele raramente controlava a bola durante mais de três metros. Rapidamente será esquecido por outros jogadores jovens que vão chegar”.

Não foi assim. O Real só voltou a levantar um troféu relevante quatro anos depois da saída de Makélélé.

Ao todo, o United tem seis derrotas nesta época – mas em três delas Casemiro não foi titular. Ou seja, com Casemiro em campo desde início, o número de desaires reduz para metade.

O portal 90min mostra que, com o brasileiro em campo, a equipa de Dalot e Bruno venceu 77% dos jogos. Sem Casemiro em campo, venceu apenas 33% dos jogos.

Aliás, a tal derrota com o Arsenal em Janeiro, a única desde Novembro, aconteceu sem Casemiro. Não será coincidência.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

  1. O segredo do sucesso do Mancheter United está na primeira coisa que se fala no artigo, quando existe um cancro e se remove o cancro as coisas só podem melhorar . Foi o que aconteceu.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.