Casamentos diminuiram de novo em 2013. Divórcios também

O número de casamentos voltou a baixar em 2013, fixando-se nas 31.998 uniões, 305 das quais entre pessoas do mesmo sexo, segundo dados do INE hoje divulgados, que apontam também para uma diminuição do número de divórcios.

No ano passado, em relação a 2012, foram registados menos 2.425 casamentos e menos 2.938 divórcios.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) foram decretados, no ano passado, 22.784 divórcios, 259 dos quais de casais residentes no estrangeiro.

Do total de casamentos celebrados (31.998), 72% foram primeiros casamentos para ambos os nubentes, proporção ligeiramente inferior à de 2012 (72,9%).

Em cerca de metade, 50,1% dos casamentos, os noivos já possuíam residência anterior comum, confirmando a situação que se tem vindo a acentuar nos últimos anos (49,6% em 2012).

A proporção de casamentos exclusivamente civis, no total de casamentos celebrados entre pessoas de sexo oposto, tem também vindo a aumentar, passando de 61,5%, em 2012, para 62,9%, em 2013.

Relativamente ao casamento civil de pessoas do mesmo sexo, permitido em Portugal desde maio de 2010, o INE indica que, dos 305 realizados, 207 foram entre homens e 98 entre mulheres (216 e 108, respetivamente, em 2012).

Desde 2010 celebraram-se 1.219 casamentos homossexuais em Portugal, sendo o número de casamentos entre homens mais do dobro do que entre mulheres (821 casamentos entre pessoas do sexo masculino, face a 398 casamentos entre pessoas do sexo feminino).

Por regiões, em 2013, Lisboa continuou a apresentar o valor mais elevado de casamentos entre pessoas do mesmo sexo, seguida do Norte e do Algarve, ainda que com valores bastante inferiores, situação que se verifica desde 2010.

Do total de casamentos de pessoas de sexo oposto realizados no ano passado, 11.576 foram celebrados pelo rito católico, 19.920 foram casamentos civis e 197 segundo outros ritos religiosos.

“A tendência decrescente do número de casamentos nos últimos anos tem sido acompanhada quer pela acentuada redução do número de casamentos católicos, quer pela diminuição menos expressiva do número de casamentos só civis”, refere o relatório do INE, que faz uma análise da situação demográfica do país em 2013.

Observa ainda que se mantém a tendência observada ao longo das últimas décadas de adiar a idade do casamento, situando-se, em 2013, nos 31,7 anos para os homens e 30,2 anos para as mulheres, face a 31,4 anos e 29,9 anos, respetivamente, em 2012.

Os meses de maio a setembro são os de maior intensidade da nupcialidade, face à média anual de casamentos, comparativamente com os restantes meses.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …

Agentes do ex-Benfica Luka Jovic são suspeitos de branqueamento de capitais

Os agentes do antigo jogador do SL Benfica Luka Jovic, Fali Ramadani e Nikola Damjanac, são suspeitos de terem branqueado mais de 10 milhões de euros em Espanha. Os empresários Fali Ramadani e Nikola Damjanac, da …

Túmulos reais do Taj Mahal limpos pela primeira vez em 300 anos para receber Trump

Os túmulos reais do Taj Mahal foram limpos pela primeira vez em 300 anos como parte da preparação da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Índia, escreve o portal Newsweek citando média locais. Donald …

Microsoft revela novos detalhes da Xbox Series X

A Microsoft revelou novos detalhes da Xbox Series X, a principal corrente à Playstation 5 e à Nintendo Switch. A consola vai ser equipada com "12 Teraflops" e memória interna SSD. A Microsoft quer apostar forte …

OMS sobre Covid-19: O mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia

O especialista que liderou a equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) enviada à China disse hoje que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Bruce Aylward, médico canadiano especialista …

Um quinto das florestas australianas arderam devido a seca extrema

Os incêndios recentes "sem precedentes" que destruíram um quinto das florestas australianas estão ligados a uma seca de vários anos, devido às alterações climáticas, segundo um estudo publicado na segunda-feira. Os climatólogos estão, atualmente, a estudar …

Auditorias aos estádios da I Liga devido a casos de racismo começam amanhã

As auditorias aos estádios onde se realizam jogos da I Liga de futebol, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, vão decorrer até março, diz o Ministério da Administração Interna. As auditorias à segurança dos …

Liverpool já tem tantas vitórias como o invencível Arsenal de Wenger

O Liverpool operou esta segunda-feira a reviravolta sobre o West Ham (3-2) e evitou a primeira derrota na Liga inglesa de futebol, repondo a vantagem de 22 pontos para o Manchester City, no jogo que …

Lenine Cunha campeão de triplo e pentatlo em atletismo adaptado

O atleta paralímpico português Lenine Cunha sagrou-se, esta terça-feira, campeão mundial de triplo-salto e pentatlo, em Torun, na Polónia. Ana Filipe venceu a prova de triplo-salto no feminino. Lenine Cunha venceu a medalha de ouro, esta …

Kroos: Não foi fácil "adaptar-nos à falta de 40 ou 50 golos" de Ronaldo

Toni Kroos assumiu que foi difícil para o Real Madrid superar a saída de Cristiano Ronaldo. O alemão realçou a falta dos 40 ou 50 golos marcados pelo português fizeram-se sentir. Em entrevista ao The Athletic, …