Casal Macron processa comentadora Candace Owens por alegar que Brigitte é um homem

6

Wikimedia

Brigitte Macron e Emmanuel Macron

A comentadora conservadora Candace Owens afirmou que Brigitte é um homem e que nasceu com o nome Jean-Michel Trogneux. O casal presidencial decidiu avançar com um processo por difamação.

O Presidente francês Emmanuel Macron e a primeira-dama Brigitte Macron avançaram com num processo de difamação nos Estados Unidos contra a comentadora conservadora Candace Owens.

O casal acusa Owens de disseminar alegações “extravagantes e difamatórias”, entre as quais a de que Brigitte Macron “é, na verdade, um homem” com o nome de nascimento Jean-Michel Trogneux.

O processo de 218 páginas foi apresentado esta quarta-feira no estado de Delaware e representa um caso invulgar de um chefe de Estado em funções a processar judicialmente uma figura mediática por conteúdo publicado online. Entre outras alegações, Owens afirma ainda que o casal presidencial francês é composto por parentes consanguíneos e que Emmanuel Macron seria resultado de uma experiência de controlo mental levada a cabo pela CIA ou por um programa governamental semelhante.

A defesa dos Macrons, liderada pelo advogado Thomas Clare, afirmou ao Financial Times que “o princípio aqui é a verdade”. Segundo Clare, o casal tentou resolver o assunto extrajudicialmente, mas Owens terá ridicularizado os pedidos para retratação. Os Macrons pedem um julgamento por júri e indemnizações punitivas, e estão disponíveis para testemunhar pessoalmente nos EUA.

A base da queixa judicial centra-se na série de oito episódios intitulada Becoming Brigitte, publicada por Owens este ano no YouTube e associada a vários podcasts. A série já ultrapassou 2,3 milhões de visualizações. O casal argumenta que Owens usou informações falsas para ganhar notoriedade, aumentar a sua audiência e lucrar com os conteúdos. As tentativas de contacto para corrigir o registo teriam sido ignoradas.

“As alegações grotescas e conspiratórias resultaram em bullying à escala global”, lê-se no processo. A defesa acrescenta que os Macrons sofreram “graves danos reputacionais” e tiveram de investir “somas significativas” para desmentir os boatos.

A teoria sobre Brigitte Macron teve origem em França em 2021 e foi partilhada por figuras como Tucker Carlson e Joe Rogan. Apesar de inicialmente ter evitado reagir para não amplificar os rumores, Brigitte Macron moveu em 2022 um processo de difamação em França, que venceu numa primeira instância, mas foi revertido em recurso. Candace Owens ainda não respondeu ao processo.

ZAP //

6 Comments

  1. Serve tudo nas redes sociais para ganhar dinheiro, sobretudo difamar.
    Espero que, até para exemplo, a Candace Owens, seja bem penalizada e aprenda a lição.

    1
    1

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.