Casal iraniano condenado a dez anos de prisão por dançar em público

Twitter

O casal Astiyazh Haghighi e Amir Ahmadi

O Tribunal Revolucionário do Irão condenou a dez anos e seis meses de prisão um casal que publicou um vídeo a dançar nas ruas de Teerão, junto à Torre Azadi (Torre da Liberdade, em tradução livre).

De acordo com os ativistas ação foi considerada um símbolo contra o regime.

No vídeo em questão, Astiyazh Haghighi, de 21 anos, aparecia sem o ‘hijab’ a cobrir a cabeça, contrariando as regras que as mulheres estão obrigadas a seguir. Estava ainda a dançar em público com o noivo Amir Mohammad Ahmadi, de 22 anos, outra ação proibida no Irão, como avançou a Vice.

O monumento onde o casal dançou foi palco dos protestos contra o regime e também usado pelo Governo para comemorar a Revolução Iraniana de 1979.

Ambos ficaram proibidos de utilizar a Internet e, quando saírem em liberdade, terão de deixar o país durante dois anos, noticiou o Guardian. O vídeo foi feito em outubro de 2022 e o casal foi levado pela polícia. A família de Astiyazh informou que os jovens foram impedidos de serem representados por advogados e não tiveram finança.

A ONG HRANA, o casal foi condenado por “incentivar a corrupção e a prostituição pública” e por “perturbar a segurança nacional”. Astiyazh estará numa prisão de mulheres fora da capital iraniana.

O Irão tem punido qualquer ação contra o regime desde que Mahsa Amini morreu em setembro. Desde então, pelo menos 14 mil pessoas foram presas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.