/

Casais de reformados vivem em navios de cruzeiro. “Mais barato do que um lar”

3

Perante o crescente custo de vida nos EUA, alguns reformados norte-americanos estão a fazer opções de vida pouco convencionais. É o caso de Nancy e Robert Houchens — que decidiram viver num navio de cruzeiro.

Nancy e Robert Houchens decidiram fazer uma escolha de vida invulgar: venderam a maior parte dos seus bens e embarcaram numa viagem única, que irá durar até (quase) ao fim dos seus dias.

O casal de reformados  de Charlottesville, na Virgínia, vive agora em viagem permanente, em diferentes navios de cruzeiro — cujas estadias ficam mais baratas do que a mensalidade de um lar.

A sua antiga casa, com 280m2, foi substituída por um estilo de vida minimalista. Todos os bens com que ficaram cabem agora na traseira de uma carrinha. Mantiveram apenas um pequeno apartamento na Flórida, para quando forem demasiado velhos para fazer cruzeiros, e dois veículos.

Os Houchens afirmam que a vida num navio de cruzeiro é relaxante, sem qualquer tipo de stress.

Segundo o casal, a inflação não afetou significativamente a indústria dos cruzeiros, o que torna o seu estilo de vida no oceano mais barato do que a residência em lares de idosos. O seu plano de reforma pouco convencional envolve gastar cerca de 3.600 euros por mês — incluindo comida e gorjetas.

Em julho , os Houchens celebraram o seu 1000º dia a navegar, e pretendem continuar as suas aventuras marítimas. “Para nós, o que interessa já não são os destinos, é a viagem — e a maior parte da viagem são as pessoas”, diz Richard ao Miami Herald.

A sua abordagem única envolve também escolher as suas viagens com base nas melhores oportunidades e promoções — em vez de apontar para um destinos — e tentar reservar os seus cruzeiros “em cadeia”, para evitar gastar dinheiro em hotéis quando mudam de cruzeiro.

De acordo com o Genworth Cost of Care de 2020, a vida assistida em lares de idosos na Virgínia custa cerca de 4.700 euros por pessoa, por mês, ou seja, 9.400 euros por casal — um custo bastante mais alto do que o seu orçamento para um navio de cruzeiro.

Numa conjuntura de escalada do custo de vida, a opção de viver em navios de cruzeiro apresenta-se como uma alternativa relativamente económica, se considerarmos os padrões de vida nos Estados Unidos.

Resta saber quanto tempo falta para que o custo crescente das mensalidades dos lares em Portugal nos leve também a começar a ver, no nosso país, casais de reformados a embarcar num qualquer cruzeiro “baratinho”.

ZAP //

3 Comments

  1. Já me roubaram a ideia. Era este o meu plano visto não ser viável comprar casa nos dias de hoje ir poupando e viver a reforma num cruzeiro. Mas pronto já tou a ver se calhar quando chegar a minha altura ja nem para o cruzeiro vai chegar o dinheiro.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.