A Casa Branca é um dos locais assombrados mais famosos nos EUA. Mas há mais seis

2

Normalmente associamos o facto de ser assombrado a uma coisa má, mas muitos lugares nos Estados Unidos (EUA) transformaram-se em atrações turísticas devido exatamente a isso. As histórias de fantasmas atraem tanto crentes como céticos durante todo o ano, mas especialmente no Halloween.

Como relatou o History, na maior parte dos casos as histórias de fantasmas baseiam-se em pessoas que morreram em circunstâncias infelizes. Muitas envolvem acontecimentos verificáveis, rumores que roçam a incredulidade ou uma combinação de ambos. Hoje revisitamos alguns dos locais assombrados mais famosos nos EUA.

1. Cemitério de Howard Street (Salem, Massachusetts)

Salem, em Massachusetts, é mais conhecido por ser o local dos famosos julgamentos das bruxas, que ocorreram em 1692 e 1693. Mais de 200 pessoas foram acusadas de bruxaria e 19 foram enforcadas. Além disso, Giles Corey, de 81 anos, foi torturado até à morte.

A morte de Corey terá ocorrido no atual cemitério da Rua Howard e a forma brutal desencadeou rumores de que o seu fantasma assombrava o terreno. O sétimo presidente da câmara de Salem, Charles Wentworth Upham, mencionou esta superstição no livro “Salem Witchcraft” (“Feitiçaria de Salem”), publicado em 1867.

2. RMS Queen Mary (Long Beach, Califórnia)

O RMS Queen Mary é um navio britânico que navegou entre 1936 e 1967. Foi principalmente um navio de passageiros, exceto num período durante a Segunda Guerra Mundial, em que transportou tropas aliadas e ganhou o nome de “The Grey Ghost” (“O Fantasma Cinzento”, em tradução livre).

Desde 1967, o navio tem estado permanentemente atracado em Long Beach, na Califórnia, onde serve de hotel e de atração turística. O hotel Queen Mary afirma acolher espíritos, como o de um engenheiro que morreu na casa das máquinas, o de uma rapariga que se afogou na piscina e o de uma “senhora de branco”.

3. New Jersey Pine Barrens (Nova Jersey)

O New Jersey Pine Barrens é uma Reserva Nacional que se estende por sete condados e é a casa do Diabo de Jersey. Segundo a lenda, no início do século XVIII, uma mulher com o nome de Leeds deu à luz a uma criatura que aterrorizava a zona e que aí tem vivido desde então. Mas a razão pela qual esta lenda se espalhou deve-se provavelmente a uma rivalidade que Benjamin Franklin tinha com uma editora de almanaques.

O primeiro editor do “The American Almanack” (“O Almanaque Americano”), Daniel Leeds, tinha a reputação de “Satan’s Harbinger” (“Precursor de Satanás”), em tradução livre), entre os seus companheiros. Quando o seu filho Titan, assumiu a publicação, Franklin usou o seu “Poor Richard’s Almanack “(“Almanaque do Pobre Richard”) para ajudar a espalhar rumores sobrenaturais sobre Titan. Estas várias acusações acabaram por se transformar numa lenda sobre o Diabo de Leeds, ou o Diabo de Jersey.

4. Hotel Stanley (Estes Park, Colorado)

O Stanley Hotel, em Estes Park, no Colorado, é famoso por ter inspirado o Hotel Overlook, do romance “The Shining” (“O Brilho”, em tradução livre), de Stephen King, publicado em 1977.

Embora esteja aberto desde 1909, só depois da publicação do livro e do lançamento da adaptação cinematográfica de 1980 é que os rumores de fantasmas começaram a circular pelo espaço. O hotel promove ativamente a ideia de que é assombrado, oferecendo aos visitantes uma “excursão noturna espirituosa”.

5. Whaley House (San Diego, Califórnia)

Na década de 1850, um homem chamado Thomas Whaley decidiu construir uma casa para a sua família em San Diego, na Califórnia. Supostamente, no local que escolheu tinha havido uma execução há apenas alguns anos. Desde então, reza a lenda que o homem executado – James “Yankee Jim” Robinson – tem assombrado a casa.

A casa foi transformada em museu e o atual dono afirma que outros espíritos têm desde então dado a conhecer a sua presença na residência. Estes incluem o próprio Thomas, a sua esposa Anna e o seu filho, que morreu quando era criança.

6. Forte Mifflin (Filadélfia, Pensilvânia)

O Forte Mifflin, localizado no rio Delaware, em Filadélfia, na Pensilvânia, serviu como forte do Exército Continental durante a Revolução Americana e, mais tarde, durante a Guerra Civil, como prisão. Desativado em 1962, é agora um marco histórico nacional. O local oferece passeios de fantasmas à luz de velas, um programa de “dormir com os fantasmas” e eventos de investigação pública paranormal.

7. Casa Branca (Washington, D.C.)

Há muito que as pessoas afirmam ter avistado vários fantasmas presidenciais na Casa Branca, mas o comandante-chefe que as pessoas afirmam ver com mais frequência é Abraham Lincoln. Uma das primeiras pessoas a dizer ter visto o fantasma de Lincoln na Casa Branca foi Jeremiah “Jerry” Smith, que trabalhou no local entre o final da década de 1860 e o início do século XX.

Além de Lincoln, Smith afirmou ter visto os fantasmas de Ulysses S. Grant e de William McKinley, cujo assassinato presenciou, em 1901.

Desde então, muitas outras pessoas têm afirmado ver o fantasma de Lincoln, incluindo o primeiro-ministro britânico Winston Churchill. Alegadamente, Churchill viu o fantasma de Lincoln depois de sair de um banho na Casa Branca.

ZAP //

2 Comments

  1. …/ Jeremiah “Jerry” Smith, que trabalhou no local entre o final da década de 1860 e o início do século XIX. /…
    Então trabalhou na Casa Branca entre 1860 e 1800 ?
    Será que querem dizer o século XX em vez de XIX ?
    X = dez
    X com um I a frente = 10 – 1 = 9
    O século 19 (XIX) começou em 1801
    O século XX começou em 1901

    A juventude já sabe tão pouco, não vamos ensinar coisas erradas s.f.f.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.