Cartaz da JSD contra Governo de esquerda causa polémica

A Juventude Social Democrata publicou no Facebook uma imagem contra os líderes do PS, Bloco e Partido Comunista que está a indignar alguns dos utilizadores da rede social.

“Foi nisto que votou?” é a frase que abre a publicação feita esta terça-feira, depois da queda do governo de Passos Coelho, pela Juventude Social Democrata na sua página do Facebook.

“Uma coligação negativa de partidos perdedores juntou-se para derrubar a coligação vencedora das últimas eleições legislativas”, pode ler-se no texto que acompanha a imagem.

“O voto dos portugueses foi claro: querem que Pedro Passos Coelho continue a ser Primeiro-Ministro de Portugal. Igualmente claro é que em nenhum momento lhes foi sugerida a hipótese de um programa de governo ditado por partidos radicais como o BE e o PCP ou por ficções políticas como o PEV”, acrescentam.

A imagem, composta em primeiro plano com os líderes do PS, BE e PCP, usa em pano de fundo duas imagens com uma forte componente ideológica.

Mas se uma das imagens, com a figura de Vladimir Lenine por trás de Catarina Martins, se fica por ser apenas uma clara referência à ideologia comunista, já o mesmo não se pode dizer da outra imagem usada em pano de fundo.

A foto usada por trás de Jerónimo de Sousa, “Raising a Flag over the Reichstag“, também conhecida por “Bandeira da Vitória”, é uma fotografia histórica que representa a vitória dos Aliados (Estados Unidos, Grã Bretanha e União Soviética) contra o regime nazi, e retrata o momento em que se hasteou a bandeira soviética sobre o Palácio do Reichstag alemão.

(dp)

 "Raising a flag over the Reichstag", por Yevgeny Khaldei, Berlim, 2 de Maio de 1945


“Raising a flag over the Reichstag”, por Yevgeny Khaldei, entrada das tropas aliadas em Berlim marca o fim da II Guerra Mundial, 2 de Maio de 1945

“Será que os jotinhas estão a usar esta foto porque acharam a vitória dos Aliados sobre os Nazis tão negativa como acham a ideologia de Lenine?”, perguntam alguns dos utilizadores que comentam a imagem.

Ou pelo contrário, perguntam outros, “Será que afinal a JSD até apoia tanto a coligação de esquerda como a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial?

À parte a polémica à volta do conhecimento de História dos autores da composição, não faltaram utilizadores a vir responder à pergunta colocada pela JSD.

E as opiniões dividem-se entre os que dizem que não, não votaram nestes senhores – e outros tantos que fazem questão de dizer que sim, foi nisto mesmo que votaram nas eleições de Outubro.

ZAP

PARTILHAR

62 COMENTÁRIOS

    • Oh kiduxa! Como assim? Na campanha aquilo era pior que cobras e lagartos, o carmo e a trindade! Bem. É do crivo… Da overdose de limiano ou de suor de caviar

  1. Mas eu vivo num país democrático ou não? Vivo num país onde posso expressar a minha opinião ou não ó senhores jotinhas? Mas afinal que democratas é que vós sois? Já estou a ver o filme, quereis impressionar o chefe para ele vos arranjar tacho.

  2. O ambiente está a ficar demasiado crispado, com muitos truques e alguma má fé argumentativa de que esse cartaz é expressão. Há que reaprender a viver em democracia. O jogo democrático conduz-nos por vezes a soluções inesperadas ou de que alguns não gostam, mas as coisas são mesmo assim. Até ao momento não houve nenhuma revolução, não houve nenhuma usurpação do poder, trata-se apenas da democracia parlamentar a funcionar. Insatisfeitos haverá sempre, mas uma vez constituídas as maiorias e as soluções governativas há que respeitá-las (não faz sentido só respeitar as maiorias de direita, não é?). É esse o sentido do voto e da democracia. Se interiorizarmos o sentimento da democracia vamos sentir-nos todos mais próximos uns dos outros.

    • Concordo e acrescento: Também não fiquei satisfeito quando o CDS se juntou ao PSD; (que não teve maioria absoluta… outra vez) após as eleições; e, assim, de acordo com a democracia, formaram uma maioria absoluta. Não pode ser… Direita pode se coligar, mas a esquerda não. Isso é ditadura, não democracia!

      Mas o texto do cartaz… Refere-se ao simbolo que se encontra no canto superior direito? 😀

  3. Certo João concordo e digo mais todos os partidos da actualidade politica deveriam deixar de existir e entrarem novos partidos no Pais que começam do nada pois com o que se tem visto sem duvida actualmente não servem o Pais mas sim a existência de grupos como este ,seja tachos e tachinhos para todos.
    A politica actual está cheia de vícios e contradições que em nada servem o Pais e os Portugueses, onde já se viu tão mau perder como ainda ontem um certo deputado do psd no parlamento europeu estar contra Portugal sim porque o mau perder levou a dizer coisas que pensava ser contra o ps mas só falou foi mal para os Portugueses.
    Tomem todos uma dose de vergonha e ou levam Portugal para a frente ou mais tarde ainda serão bem cobrados por tudo o que tem feito com novos partidos a aparecer e a ganhar eleições cobrando tudo e todos sobre todos os dinheiros públicos mal gastos e desviados.

  4. Imagine um Marine le Pen em Portugal e PSD/CDS pedirem-lhe a mão como na actual correlação de forças partidárias. Enquanto o da extrema dirª defende um “programa de combate à imigração bacteriana” por acaso sabe o que defendem ideologicamente os dois partidos de extrema esquerda? No PCP partido comunista marxista-leninista – do PREC – a acção política de extremismo radical é imposto ao povo pela força da “polícia de estado” suportada por ‘bufos’ e pouco diferente é o igualmente extremismo radical do BE com discurso de tias para a 3ª idade acreditar!?!
    Nem aquele nem os outros desejariam no poder de nenhum país do mundo, aliás, como tem vindo a acontecer restando actualmente alguns perímetros de capelinha onde da ‘cegueira’ gradualmente se converteram em regimes mais tolerantes e equitativos… Mas há os renitentes sem história!
    Quais, onde, imperam extremistas de dirª e/ou de esqª na liderança de povos democraticamente eleitos? Descubra e tire conclusões. Ainda recomendo que o faça sem estigmas.

    • Meu caro Gonzaga você não sabe que o muro de Berlim já foi derrubado e que o Tratado de Varsóvia foi extinto? Deixe de tentar mandar areia para os olhos de cada um.

  5. Fala-se em democracia mas logo à priori os eleitores só podem votar nos candidatos dos partidos, porque razão temos que andar a “alimentar” esse elitismo ? Ou seja, eu não posso votar num cidadão comum… Já que tanto se fala na “democracia”, isto não é democracia nem em Portugal nem noutro país da União Europeia.
    A propósito do país onde vivemos, sim porque não é nosso e é mais alemão que português, António Costa protegido por Sócrates e Soares em divergência com a maioria dos militantes socialistas que mais que nunca têm a difícil missão de fazer esquecer aos portugueses quem tem sido “o grande ladrão de Portugal” e agora não vão isolados vão com a coligação do BE e PCP, portanto, mais que nunca o PS não quer ser o único responsável de um futuro (?e repetido) regresso da troika…
    Além do mais os portugueses não precisam de partidos… Precisam é de patriotas!!! Força companheiros!

  6. é uma vergonha o que esta a passar em Portugal, esquecem o partido, pensem no pais.
    os que são a favor de costa todos estão loucos, dou um exemplo seria justo o teu pai casar com a tua mãe, mais derrapem-te aparecer as namoradas antigas querem expulsar a tua mãe de casa como ficaria? loucos que apoia costa nesse momento. sou a favor de uma democracia mas honesta.

  7. A.Costa, PS e extrema esqª aproveitam-se da situação do país sob escrutínio permanente e do facto do Presidente da República não poder dissolver a assembleia e convocar novas eleições. Nada disto então se estaria a passar… A.costa já se teria demitido pela derrota “muitoxinho” e pelo seu percurso na liderança do PS, alinhavam todos em pontos de convergência e teríamos governo estável com acordos parlamentares seguindo o actual superior interesse nacional que é o da estabilidade = credibilidade!

    • A esquerda aproveita-se do facto do Presidente da República não poder dissolver a Assembleia? Só dá para rir! Foi o proprio Presidente que criou esta situação para que fosse outro a assumir as responsabilidades!
      E o PSD/CDS é credivel? Isso é irrevogavel? 😀

  8. Não foi nisto que votei e muita gente tambem não e se adivinhassem o resultado era outro.Isto é mesmo assalto ao poder por parte do Costinha derrotado.
    Tremendo ego tem este senhor e raiva para rebentar com o Pais.
    Ele conseguia tudo o que quisesse com Passos porém primeiro ministro não.
    Agora com isto sim primeiro ministro á força.

    • Estou inteiramente de acordo na generalidade com o seu comentário, mas, em casos destes, nunca devemos hesitar. A História, em particular a recente é uma fonte bem ilustrativa deste tipo de “associações políticas”. Por exemplo a Guerra Civil de Espanha, com o seu Milhão de Mortos , grande parte dos quais resultantes de lutas intestinas entre comunistas, socialistas e anarquistas…

    • Devem ser traumas de infância por exorcizar… Terá chegado a hora? Há quem lembre uma história de 2º lugar em eleições académicas que incluiu barricados…

      • Caro Bordalesco, já é a segunda vez que leio referências a golpada nas eleições académicas, mas ainda não consegui saber de que se trata …
        Poderá ser mais explícito? Obrigado.

        • Bordelesco s.f.f. e pode puxar uma cadeira! Até pode ficar no centro da “sala”. Virtualmente.
          Só lhe digo, no caso de bocejar, estarão virtualmente salvaguardadas quaisquer confusões de empatias ou indivíduos.

        • “Golpada” é termo de todos, da língua, aplicado vexa. Em sentido? Com sentido? Prosélito…
          .
          “…no início dos anos 80, António Costa perdeu democraticamente as eleições para a Associação Académica de Lisboa, mas recusou a derrota e negou-se a entregar as instalações à lista vencedora, justificando a intervenção das autoridades” (in oinsurgente.org)

  9. Os jotinhas leem pouco, gostam é da casa dos segredos e da quinta…não conseguem atingir o significado histórico das imagens usadas.
    Quanto ás outras bocas dos ressabiados da direita é tomarem uma pastilha para a azia ou fazerem um clister que isso passa.

  10. – Está tudo em alerta máximo!
    – O país está a saque!
    – Escondam o vinho, crianças e gays!
    – Emigrem para bem longe!
    – O mediterraneo vai ser pequeno para tanta gente!
    – Fui!

    • Só entenderia o seu comentário (?) se o Governo do Passos não tivesse sido chumbado. Caso contrário não faz qualquer sentido… Informe-se.

  11. A garotada do psd estava mal habituada, cheia de mordomias, quase todos cheiram a cócó, sinceramente vamos ver no que isto dá, é que eu vivo em democracia.

  12. Todos falam de PSD/CDS, que foi a coligação em que o povo votou maioritariamente, e realmente foi.
    O problema que eu vi e ouvi muitas pessoas que votaram no PàF, é que este ‘partido afinal são os mesmos que estavam no governo, mas pensei que fossem outros!’, sim foi a realidade de MUITOS PORTUGUESES!

  13. Em Portugal a esquerda tem apenas duas ideias, ou somos de esquerda o que faz de nós seres superiores e democratas (!?) ou de direita e isso faz de nós OBRIGATÓRIAMENTE fascistas.
    Falam de democracia à boca cheia, mas será democrático não incluir num governo, o partido ou coligação mais votado/a? Penso que não, mas os seres superiores de esquerda devem perceber mais de democracia do que eu certamente porque afinal passam a vida a denegrir e dizer mal do Presidente da República que foi eleito por mais de 50% dos portugueses por 2 vezes (e logo à primeira volta, vejam lá o despautéro).

  14. O mais triste é que esta malta toda está a confundir politica com futebol, quando digo malta toda são todos os comentaristas. Na realidade ver um daqueles debates marados de futebol pouco diverge das discussões politicas que assistimos. Estamos a discutir cores e partidos e as pessoas e as ideias aonde ficam neste debate???
    Toda a gente dá pitafes mas nunca ninguém leu o programa do seu partido nem as bases ideológicas do que defende. Estamos no geral a perder tempo com o acessório e não com o essencial. Muito boa gente deveria ler alguma coisa para não estar a falar do que não sabe,
    Todos temos e devemos dar a nossa opinião mas pelo amor de Deus façam um pequenino esforço para se informarem mais pois o conhecimento ao contrário que se pense não vem todo do espirito santo é preciso um esforço para que ele nos coloque algumas coisas na nossa cabecinha.
    Estamos naquilo que estamos por uma preguiça coletiva e um vazio total de ideias e esperança. Sonhe, estude e trabalhe e verão que o mundo melhora.
    Resumindo venha a democracia iluminada não a democracia dos ignorantes que chegaremos todos lá.

  15. Pretender que qualquer dirigente actual da JSD tenha conhecimentos de História seria o mesmo que pretender que Paulo Portas sempre foi um europeísta convicto. Paulo Portas é europeísta se isso lhe convier, e para ter lugar no governo, até lhe convinha. Quanto a Passos Coelho, penso que a sua brilhante carreira profissional diz tudo quanto à sua absoluta necessidade em manter um tacho.

  16. Os senhores da JSD devem sofrer de alzheimer ou outras doenças que provocam a perda das memórias recentes…

    Pois esquecem rápido o passado recente mas, vão desencantar memórias do passado do comunismo de há mais de 40 anos…

    Meus amigos as ditaduras de há mais de 40 anos pertencem ao passado, ditadoras de ideia retorcidas, sem realismo, sem piedade…
    Olhem para o passado recente e vejam as ditaduras da austeridade as ditaduras dos mercados e das agências de rating… estas sim são imagem preocupantes… dizem que a esquerda mais o PS andavam sedentos de poder… e a direita do CDS e PSD estavam sedentos de que… mais austeridade… de manter os amigos no poder, a esquerda também tem amigos!
    Querem impor um clima de medo nos mais céticos, sobretudo na terceira idade…
    Esto é terrorismo, chantagem psicológico que a coligação PSD/CDS estão a impor aos portugueses, já não vasta chantagem que é feita todos os dias pelos ditos mercados e agências de rating… saibam, perder… não foi nas eleições foi no parlamento para mim perderam todos pois com abstenção superior a 40%, podemos dizer que de democráticas estas eleições não tiveram nada…

    Os mercados são uma treta funcionam ao sabor das vontades de alguns senhores…

    As agências de rating ainda pior… lixo do pior…
    Está na hora de acabar com os ditos mercados e com as agências de rating, pois estes só servem para tornar os pobres mais pobres e os ricos mais ricos…

    Fica a questão:
    Mais de 40 anos de democracia! E quem é o culpado do estado do país! Quem é?

  17. Os senhores da JSD devem sofrer de alzheimer ou outras doenças que provocam a perda das memórias recentes…

    Pois esquecem rápido o passado recente mas, vão desencantar memórias do passado do comunismo de há mais de 40 anos…

    Meus amigos as ditaduras de há mais de 40 anos pertencem ao passado, ditadoras de ideia retorcidas, sem realismo, sem piedade…
    Olhem para o passado recente e vejam as ditaduras da austeridade as ditaduras dos mercados e das agências de rating… estas sim são imagem preocupantes… dizem que a esquerda mais o PS andavam sedentos de poder… e a direita do CDS e PSD estavam sedentos de que… mais austeridade… de manter os amigos no poder, a esquerda também tem amigos!
    Querem impor um clima de medo nos mais céticos, sobretudo na terceira idade…
    Esto é terrorismo, chantagem psicológico que a coligação PSD/CDS estão a impor aos portugueses, já não vasta chantagem que é feita todos os dias pelos ditos mercados e agências de rating… saibam, perder… não foi nas eleições foi no parlamento para mim perderam todos pois com abstenção superior a 40%, podemos dizer que de democráticas estas eleições não tiveram nada…

    Os mercados são uma treta funcionam ao sabor das vontades de alguns senhores…

    As agências de rating ainda pior… lixo do pior…
    Está na hora de acabar com os ditos mercados e com as agências de rating, pois estes só servem para tornar os pobres mais pobres e os ricos mais ricos…

    Fica a questão:
    Mais de 40 anos de democracia! E quem é o culpado do estado do país! Quem é?

    • Com a devida licença, um exercício de poucochinho:
      Se Vexa (PS-Troika-Ajustamento) for um despesista irresponsável reincidente e depois dos chasinhos da mamã (Credores) voltar a endividar-se, seria de admirar que a sua mamã lhe fechasse a torneira do desvario ou lhe impusesse condições (Ajustamento) ?!?
      Qual ricos e pobres… Vivam mas é à medida das suas competências, aptidões e rendimentos!
      A propósito, “3 perdedores ainda não dão um vencedor”…

      • Olha um dos tais.. Deve andar a manar às custas do preto…

        Oh tachante claro que cada um deve viver medida das suas competências, aptidões e rendimentos…

        Mas quem apoia o sistema tal como ele está é porque deve andar a viver acima das suas competências, aptidões e dos rendimentos… deve andar a mamar mais do que devia… anda a roubar decerto…

        Como banqueiros, políticos, alguns da F.Publica… toda esta podridão de gente… que faz dos outros capachos!
        Onde estão 3 partidos perdedores, tiveram votos não? e somadas dão maioria não? Já os outros 2 perdedores só ganharam por ser uma coligação se não também não ganhavam… certo?
        Se é valido PSD e CDS se coligarem pois também é valido par aos restantes não?

        Parece-me que sim!

        Já agora senhor PSD porque o seu partido não se junta com o CDS de vez, e em vez de coligação fazem um só partido tipo partido dos RATOS, há já sei porquê, é que assim sempre conseguem mais votos!
        Quem apoia o sistema política português e mesmo europeu como ele é hoje e com os partidos que os constituem é um RATO! São pessoas que não se preocupam com os outros só com o seu bolso fundo…

        Na falta de melhor ficamos com esta nova coligação para ver no que vai dar… pois não queres mais autoridade mas sim responsabilidade e capacidade de mudar e ai talvez os 3 partidos pequenos sejam capazes de fazer as coisas mudar.

        *** (Atenção eu Não defendo qualquer partido, pois são todos iguais) ****

        Já agora e a resposta para esta pergunta tão incómoda?
        Mais de 40 anos de democracia! E quem é o culpado do estado do país! Quem é?

        • Não tenho a ousadia de sugerir que releia o gatilho da tanta prosa. Se por acaso o fizesse depressa concluiria ter fugido ao assunto!
          Também, não havendo motivos para denunciar eventuais afiliações, percebo o que se passará com vexa quando diz “os partidos são todos iguais”! O resto são virtualidades, meu caro.

      • “3 perdedores ainda não dão um vencedor” Nunca ouviste falar em (demcracia) “a maioria vence”…SEMPRE! E foi o que aconteceu quando o PSD e o CDS se juntaram para fazer a maioria absoluta! Ou… é só a direita que se pode juntar? Com a Paula Teixeira Lopes disse na Assembleia: “Democracia, democracia, democracia”.

        Nota: Não se esqueça (e muitos se esquecem disto) que o acordo com a Troika foi negociado e assinado pelo PS e… PELO PSD E CDS!!!

          • O quê? O quê? O quê?!!!!! Bem… Depois desta não há nada a fazer… Argumentar consigo é inútil… Sugiro que se informe antes de afirmar uma das maiores bacuradas que já ouvi “dizer” aqui. Procure no Google…

            Já agora… O que lá estava o Catroga a fazer? A servir uns chazinhos?

  18. Eu votei PS e não era para ter que ter como aliado O BE , que mandou abaixo o PS na Cmapanha e sobretudo uma demagoga histérica como a Catarina M.,e não faço tenções de votar PS nos tempos + proximos , não voto PAF ou similar, mas PS nunca mais!
    alias este Costa vai infelizmente dividir o PS e transformar-lo num PASOK e alias tudo isto é estupido ,pois que poderia ter conseguido tudo o que queria ,deixando lá o Pedro e o Paulo e defendido os direitos dos trabalhadores e já agora, os do PS.

    • Pelo que dizes, então não vais votar… Fazes bem. Quando não se sabe o que se faz, é melhor não fazer…

      PS: eu não gosto do BE nem da CDU, muito por causa da “aliança” que fizeram para derrubar o PS, mas em alturas de necessidade é preciso fazer algumas concessões. E foi o que o PS, o BE e a CDU fez… Por vezes os inimigos unem-se para combater um mal maior. A história está cheia estes exemplos.

  19. Ex-número 2 de José Sócrates em vias de se tornar 1º Ministro de Portugal depois de perder as eleições e não foi opor poucochinho!

    • Iiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! è para os espertinhos aprenderem! Iiiiiiiiii! Cheios de truques na manga!Toma lá que já almoçaste! Viés com V ou sem V, Ah, Ah Ah Ah!

      • Oh Rica, passaste a andar montada na vassoura e de capa ao vento? A penca e o cone do chapéu é que destoam para além da estridente e descabida gargalhada! Não te espetes. As artes mágicas são o que são!

  20. Adorei todos os comentários independentemente das suas tendencias.
    No entanto, se democracia é: para ganhar eleições é preciso aumentar os funcionários e baixar o IVA (2009) e colocar o País nos braços dos credores (troica) com défices de 9% e juros a 11%, não abrigado!.

    • Bem… Então se a democracia fôr… Aumento astronómico do desemprego, emigração aos magotes, aumento (enorme) de impostos, cortes nas pensões e reformas, a Saúde num caos, a Educação também, vender (a preço de saldo) tudo o que é nosso (e também o que dá lucro)… então não obrigado.

RESPONDER

Este ano não há São João nem Santo António. Festas populares canceladas em Lisboa e Porto

As Câmaras Municipais de Lisboa e do Porto resolveram cancelar as festividades de Santo António e de são João, respectivamente, por causa da pandemia de Covid-19. As marchas populares só voltam no próximo ano, com …

Sem ajudas do Governo, "não sei se os grandes vão continuar a ser grandes"

"É complicado encontrar soluções", assume o presidente do Marítimo numa altura em que o futebol está parado por causa da pandemia de Covid-19. A situação é "aflitiva" para muitos clubes, diz Carlos Pereira que acredita …

Governo dá tolerância de ponto nos dias 9 e 13 de abril

O primeiro-ministro assinou um despacho a conceder tolerância de ponto nos próximos dias 9 e 13, no período da Páscoa, a todos os trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado. “É …

Depois do papel higiénico, vendas de snacks e bebidas alcoólicas disparam

A Associação Espanhola de Supermercados fez um estudo sobre as alterações de consumo desde que foi decretado o estado de emergência. A procura por papel higiénico disparou meados de março, mas os produtos mais procurados …

Bloco quer proibir banca de distribuir lucros (e pede ajuda ao PSD)

O Bloco de Esquerda quer proibir os bancos de distribuírem dividendos em 2020 e pede ajuda ao PSD para o conseguir. Em videoconferência, Mariana Mortágua lançou um desafio ao líder social-democrata. O Bloco de Esquerda anunciou …

Ordens duvidam dos números de infetados (e admitem fazer o seu próprio levantamento)

Segundo os números anunciados na quarta-feira, havia 1.124 profissionais de saúde e oito deles estavam internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Mas estes números não convencem as Ordens. De acordo com o Observador, o bastonário …

Europa tem que ser o seu "próprio Plano Marshall". Centeno defende solução sem o "estigma" da austeridade

Mário Centeno continua a incentivar uma solução conjunta assente na ideia da solidariedade europeia perante "uma crise inesperada e sem precedentes" devido à pandemia de Covid-19. Como presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças de …

Há mais de 10 mil infetados em Portugal. DGS vai fazer testes de imunidade à população

O boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde deste sábado regista 10.524 casos de infeção por covid-19 em Portugal. Há mais 20 mortes, num total de 266 óbitos. Nas últimas 24 horas, até à meia-noite, foram registados …

Quase meio milhão de portugueses estão em lay-off. "Sistema é errado", diz Francisco Louçã

Uma semana depois de o Governo ter aberto a porta ao lay-off simplificado, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime. Atualmente, há 425.287 trabalhadores nessa situação. Francisco Louçã considera este sistema …

Costa "chocado" com caso da morte no aeroporto. Enfermeira, médico e polícias também investigados

Além dos três inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que são suspeitos de terem agredido um cidadão ucraniano, que acabou por morrer, também há outros elementos do SEF, um médicos e uma enfermeira, …