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Quase ninguém compra carros a combustíveis na Noruega. E ninguém compra a hidrogénio

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A ideia é que todos os carros novos que sejam vendidos no país sejam eléctricos. Não chegaram lá, mas quase: 94%.

Há quem duvide da real protecção do ambiente que os carros eléctricos trazem e, por isso, não avançam para essa compra.

Há quem acredite e confie nos carros eléctricos, quer no desempenho, quer na protecção da Terra, e por isso avançar para a compra.

Parece que os noruegueses estão claramente neste segundo grupo: já quase ninguém compra carros novos movidos a gasolina ou a gasóleo.

No mês passado, Agosto, foram vendidos 11.114 novos automóveis de passageiros na Noruega. Um número quase igual a Julho (apenas mais 31 carros).

Mas o que o Conselho de Informação de Tráfego Rodoviário destaca é outro aspecto: a maior quota de carros eléctricos de sempre, num mês.

É que, desses 11 mil carros novos vendidos, 94,3% eram eléctricos. Nunca tinha havido uma percentagem tão alta na Noruega.

Em números absolutos: dos 11.114 carros novos vendidos, 10.480 eram eléctricos. Tesla Y, Volvo EX30 e Skoda Enyaq foram os mais populares.

Ao longo de 2024, do total de quase 79 mil novos automóveis de passageiros vendidos, 68 mil são elétricos; é uma percentagem de quase 87%.

Nenhum país do mundo está perto desta quota de carros eléctricos que vivemos agora na Noruega”, salienta a entidade.

A segunda maior “fatia” de mercado é de híbridos, mas bem longe (cerca de 400, ou 3,6%).

Apenas 165 carros eram movidos a gasóleo (1,5%) e só 59 eram a gasolina (0,5%).

Outra curiosidade: o número de carros movidos a hidrogénio vendidos em Agosto, na Noruega, foi… zero. Ninguém comprou. E, no total, só 9 deste género foram vendidos.

A ideia das autoridades norueguesas é que, já no próximo ano, todos os carros novos vendidos sejam “emissões zero”.

Como lembra o QZ, há diversos incentivos que explicam esta preferência: impostos mais baixos para eléctricos, estacionamento mais barato ou autorização para utilizar a faixa BUS, por exemplo.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

3 Comments

  1. “…há diversos incentivos que explicam esta preferência: impostos mais baixos para eléctricos, estacionamento mais barato ou autorização para utilizar a faixa BUS…”, ou seja, compram-nos não pela componente ambiental, mas pelos benefícios fiscais e comodismo nas estradas.

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  2. Quem nunca vai comprar um eletrico sou eu o meu para oa anos que cá vou estar chega passa a se um D.elvira mas eu não me importo carros a pilhas não propaganda desses carros incendiários esta no massimo para já não concordo que paguem menos imposto não pagam o impoto automovel iuc gostava de saber porque por isso os governos corruptos estão nesta campanha dos elétricos e estão todos o anos aumentarem o iuc para estes eletricos não pagarem nada não se ademite estragam as estradas também porque só. Os a combustão têm que pagar está mal é só

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