Carregar o telemóvel (e tudo o resto) é coisa do passado

-

A empresa Energeous Corporation desenvolveu um aparelho semelhante a um modem WiFi que, através de ondas de rádio, permite carregar vários dispositivos à distância, sem necessidade de suportes adicionais.

O sistema, designado por WattUp, é composto por um router e sensores que podem ser adaptados aos equipamentos, convertendo, assim, a emissão de frequências de rádio em energia elétrica, através de uma antena instalada na parte detrás do smartphone. Um recetor inserido no telemóvel converterá, posteriormente, as ondas rádio em bateria.

Uma das limitações iniciais prendia-se com a quantidade de sinal que um router seria capaz de emitir, sendo que se receava que a velocidade da Internet pudesse ser afetada, visto que parte das ondas de rádio seriam convertidas em eletricidade.

Energeous Corporation

-

Esta tecnologia de carregamento wireless já se encontra disponível em formato de power mats, pads e, até, em certas mobílias produzidas pelo Ikea.

No entanto, as soluções existentes ainda exigem que o telemóvel seja colocado sobre a superfície do equipamento de carregamento para que a respetiva bateria seja reabastecida.

Para além dos telemóveis, esta tecnologia tem o potencial para carregar todo o género de aparelhos que sejam alimentados por baterias – desde ratos sem fios, computadores portáteis e até, quem sabe, carros elétricos.

A WattUp foi anunciada em primeira mão durante a Consumer Electronic Show (CES) desde ano, e, segundo a Energous Corporation, deverá chegar ao mercado no próximo ano.

B!T

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É tudo muito bonito mas e as consequências na saúde humana? Sabem o que pode acontecer a um cérebro saudável a exposição a essas frequências?

  2. Deve fazer um bem à saúde… e ainda se havia quem se preocupasse com quem vive debaixo de postos de alta tensão.. isso é para meninos comparado com os campos eléctricos/magnéticos que “isto” produz!

  3. este pessoal passa-se…. ja nao chega emissoes RF, bluetooth, wifi e agora corrente eletrica por induçao….. nao ha DNA que aguente….. Vamos todos que sair à rua com uma gaiola de faraday !

RESPONDER

Partidos concordam em desconfinar. PSD diz “haver condições” para abrir “grande parte do território”

Vários especialistas estiveram reunidos com o Governo esta segunda-feira em mais uma reunião do Infarmed. O objetivo foi avaliar a situação epidemiológica e definir diretrizes para o desconfinamento, cujo plano será apresentado na quinta-feira. De …

EUA ponderam retirada militar total no Afeganistão, mas pedem “garantias“

Os EUA põe a hipótese de uma retirada militar no Afeganistão. Contudo, Anthony Blinken assumiu que está preocupado com a possibilidade de os taliban aproveitarem a retirada de tropas na NATO e dos Estados Unidos …

Santos Silva diz que notícia sobre “despesas supérfluas” da presidência da UE é “ridícula“

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros considera “ridícula” a notícia avançada na quinta-feira pelo jornal Politico que dava conta de “despesas supérfluas e contratos de patrocínio” durante a presidência portuguesa do Conselho da União …

UE tem de libertar-se da "má vontade" e negociar entre iguais, diz Reino Unido

A União Europeia (UE) deve libertar-se da sua má vontade e construir uma boa relação com o Reino Unido como soberanias iguais, disse no domingo o conselheiro do Governo britânico David Frost, prometendo defender os …

Acordo com Groundforce falha por acionista maioritário ter ações penhoradas

O acordo entre a TAP e a Pasogal, acionista da Groundforce, falhou, porque as ações do acionista já estão penhoradas e, assim, não podem ser dadas como garantia, disse à Lusa fonte oficial do Ministério …

Apenas 24 países têm mulheres no poder. Igualdade de género alcançada somente "em 130 anos"

Menos de 500 milhões de pessoas dos cerca de 7,8 mil milhões que constituem a população mundial têm atualmente uma mulher Presidente ou chefe de governo, avançou a ONU Mulher. "Ao ritmo atual, a igualdade de …

Império de Cristiano Ronaldo mudou-se para Portugal (na pista dos benefícios fiscais)

Após ter dissolvido a CRS Holding no Luxemburgo, Cristiano Ronaldo passou a sede de uma das suas principais empresas para Lisboa renomeando-a CR7 Lifestyle Unipessoal. Nesta altura, o craque já tem seis empresas instaladas em …

Coro de crianças na Alemanha compõe música de apoio a Portugal

Um coro com cerca de quatro dezenas de crianças, da cidade de Tecklenburg, na Alemanha, criou uma música para "dar conforto" aos portugueses durante a pandemia de covid-19. "Quando eu li nas notícias sobre a situação …

Pelo menos 6% das portuguesas já foram vítimas de agressão física ou sexual

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Pordata compilou um conjunto de indicadores que retratam a situação da mulher, em Portugal e na União Europeia.  Segundo o Eurostat e a Agência …

PS exige "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

As federações do PS de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu exigiram este domingo a "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições …