Carregar o telemóvel (e tudo o resto) é coisa do passado

-

A empresa Energeous Corporation desenvolveu um aparelho semelhante a um modem WiFi que, através de ondas de rádio, permite carregar vários dispositivos à distância, sem necessidade de suportes adicionais.

O sistema, designado por WattUp, é composto por um router e sensores que podem ser adaptados aos equipamentos, convertendo, assim, a emissão de frequências de rádio em energia elétrica, através de uma antena instalada na parte detrás do smartphone. Um recetor inserido no telemóvel converterá, posteriormente, as ondas rádio em bateria.

Uma das limitações iniciais prendia-se com a quantidade de sinal que um router seria capaz de emitir, sendo que se receava que a velocidade da Internet pudesse ser afetada, visto que parte das ondas de rádio seriam convertidas em eletricidade.

Energeous Corporation

-

Esta tecnologia de carregamento wireless já se encontra disponível em formato de power mats, pads e, até, em certas mobílias produzidas pelo Ikea.

No entanto, as soluções existentes ainda exigem que o telemóvel seja colocado sobre a superfície do equipamento de carregamento para que a respetiva bateria seja reabastecida.

Para além dos telemóveis, esta tecnologia tem o potencial para carregar todo o género de aparelhos que sejam alimentados por baterias – desde ratos sem fios, computadores portáteis e até, quem sabe, carros elétricos.

A WattUp foi anunciada em primeira mão durante a Consumer Electronic Show (CES) desde ano, e, segundo a Energous Corporation, deverá chegar ao mercado no próximo ano.

B!T

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É tudo muito bonito mas e as consequências na saúde humana? Sabem o que pode acontecer a um cérebro saudável a exposição a essas frequências?

  2. Deve fazer um bem à saúde… e ainda se havia quem se preocupasse com quem vive debaixo de postos de alta tensão.. isso é para meninos comparado com os campos eléctricos/magnéticos que “isto” produz!

  3. este pessoal passa-se…. ja nao chega emissoes RF, bluetooth, wifi e agora corrente eletrica por induçao….. nao ha DNA que aguente….. Vamos todos que sair à rua com uma gaiola de faraday !

RESPONDER

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …