Carregar o telemóvel (e tudo o resto) é coisa do passado

-

A empresa Energeous Corporation desenvolveu um aparelho semelhante a um modem WiFi que, através de ondas de rádio, permite carregar vários dispositivos à distância, sem necessidade de suportes adicionais.

O sistema, designado por WattUp, é composto por um router e sensores que podem ser adaptados aos equipamentos, convertendo, assim, a emissão de frequências de rádio em energia elétrica, através de uma antena instalada na parte detrás do smartphone. Um recetor inserido no telemóvel converterá, posteriormente, as ondas rádio em bateria.

Uma das limitações iniciais prendia-se com a quantidade de sinal que um router seria capaz de emitir, sendo que se receava que a velocidade da Internet pudesse ser afetada, visto que parte das ondas de rádio seriam convertidas em eletricidade.

Energeous Corporation

-

Esta tecnologia de carregamento wireless já se encontra disponível em formato de power mats, pads e, até, em certas mobílias produzidas pelo Ikea.

No entanto, as soluções existentes ainda exigem que o telemóvel seja colocado sobre a superfície do equipamento de carregamento para que a respetiva bateria seja reabastecida.

Para além dos telemóveis, esta tecnologia tem o potencial para carregar todo o género de aparelhos que sejam alimentados por baterias – desde ratos sem fios, computadores portáteis e até, quem sabe, carros elétricos.

A WattUp foi anunciada em primeira mão durante a Consumer Electronic Show (CES) desde ano, e, segundo a Energous Corporation, deverá chegar ao mercado no próximo ano.

B!T

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É tudo muito bonito mas e as consequências na saúde humana? Sabem o que pode acontecer a um cérebro saudável a exposição a essas frequências?

  2. Deve fazer um bem à saúde… e ainda se havia quem se preocupasse com quem vive debaixo de postos de alta tensão.. isso é para meninos comparado com os campos eléctricos/magnéticos que “isto” produz!

  3. este pessoal passa-se…. ja nao chega emissoes RF, bluetooth, wifi e agora corrente eletrica por induçao….. nao ha DNA que aguente….. Vamos todos que sair à rua com uma gaiola de faraday !

RESPONDER

Antissemitismo. Jeremy Corbyn suspenso do Partido Trabalhista

O Partido Trabalhista suspendeu hoje o seu antigo líder Jeremy Corbyn na sequência de um relatório que condenou a principal força da oposição no Reino Unido por "atos ilegais de assédio e discriminação" antissemita. Reagindo ao …

Portugal volta a bater recorde de infeções: mais 4.224 casos nas últimas 24 horas

Portugal voltou a bater o recorde de infeções diárias esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.224 casos positivos em todo o país. Dia após dia, Portugal continua a bater recordes de infeções diárias. Nas …

Depois do novo confinamento, França estende uso obrigatório de máscara nas escolas às crianças de 6 anos

O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo …

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …