Carrascos, execuções e massacres: Lisboa mostra o seu lado mais sórdido

Apesar da cara amável e tranquila que hoje assume, Lisboa guarda um sórdido passado de carrascos, execuções coletivas e massacres resgatado agora por uma tour que pretende dar outra imagem e que mostra que a argúcia é um elemento mais da explosão turística que vive a cidade.

Alfama, o fado e as ladeiras. O mais típico da rota lisboeta entre estes elementos, que levam anos a ser contados a visitantes que, num centro já abarrotado, acabam por conhecer os pormenores do devastador terremoto de 1755 e observam a mesa da cafeteria A Brasileira, na qual o poeta Fernando Pessoa tomava o seu café diário.

Tradição, portanto, sobre a que se formaram as tours que agora, com a explosão do turismo, experimentam uma concorrência nova e crescente. Tanto que os guias já suspeitam que conseguir o seu espaço vai requerer mais do que saber história. E assim, às margens do Tejo, floresceu o episódio macabro.

“O que é que fizeram então? Esfaquearam o bispo e atiraram-no do campanário. Depois, arrastaram o seu corpo pela rua. Os cães acabaram por devorá-lo”, a frase, pronunciada às portas da Sé de Lisboa, faz com que dois turistas interrompam bruscamente a melhor foto para olhar o seu autor.

É Marco Pedrosa, ator além de guia que, há um ano, conta “o lado mais sombrio da cidade” num passeio de uma hora e meia. Desde regicídio até execuções coletivas e lendas sobre a criação de Lisboa: tudo o que seja “sórdido” está aqui.

Crimes de Lisboa” é o primeiro percurso temático da Wild Walkers e ideia de Pedrosa, que explica a originalidade da proposta. “Fizemos esta tour porque não existia um passeio que falasse dos aspetos mais sórdidos e sombrios da história da cidade. Normalmente os tours falam da sua história, como o terremoto, mas não se centram em aspectos mais trágicos ou personalidades mais sombrias”, comenta.

E procurou as suas histórias. O bispo de que fala junto à Sé foi Martinho de Zamora, vítima de um grupo furioso no século XIV por ter-se negado a repicar os sinos, como faziam o resto das igrejas da cidade, para celebrar a aclamação como rei de João I de Portugal, que ele desconhecia.

Depois do bispo, relata-se o fim do rei Carlos I, assassinado a 1 de fevereiro de 1908 na Praça do Comércio junto ao seu filho, o príncipe herdeiro Luís Filipe de Bragança, que deu lugar a uma escalada de violência em Portugal.

Ou a execução pública perto do Mosteiro de Belém da rica família Távora, caída em desgraça após ser acusada com grande controvérsia de um atentado frustrado contra o rei José I em 1758.

Chegou a pôr sal nas suas terras para que nada mais crescesse nelas“, acrescenta Pedrosa para temperar com sal e pimenta a história, que ainda hoje é objeto de debate entre os historiadores portugueses.

Os macabros relatos, como as cruéis execuções da inquisição ou o massacre de 19 de abril de 1506, dia em que se iniciou uma perseguição que acabou em poucas semanas com o assassinato de mais de 3 mil judeus na cidade, convivem com desastres naturais, como o terramoto de 1755, e lendas.

Assim, perto do pátio no qual Pedrosa mostra a casa de quem foi o último carrasco de Lisboa, Luís Alves, conta-se como a cidade chegou a conformar as suas famosas ladeiras, sem entrar em detalhes que causem “spoiler”, é possível dizer que o responsável foi um dos desamores causados por Ulises no seu caminho a Ítaca.

O herói de Homero mistura-se assim com os azulejos nas abarrotadas ruas de Lisboa, cidade na qual o turismo cresceu um 7,2% em 2016, segundo dados oficiais. A tendência, que aponta sempre a alta, empurra ao engenho.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …