Vem aí o novo trabalho discográfico dos Tears For Fears. Ainda antes de se ouvir qualquer música, já chegaram as críticas.
Os Tears For Fears vão lançar em breve o seu novo álbum, intitulado Songs for a Nervous Planet.
Vai ter 4 novas faixas gravadas em estúdio e sobretudo 18 músicas interpretadas ao vivo, todas gravadas num concerto nos EUA (Tennessee) no Verão do ano passado.
O disco vai ser lançado no dia 25 de Outubro mas, mesmo sem se conhecerem ainda a maioria das canções para um planeta nervoso, há fãs que já estão nervosos.
O anúncio sobre o álbum, feito pela banda, apelava à compra, a habitual encomenda antecipada, do álbum, além de um convite a ouvir o single The Girl That I Call Home.
Mas o que chamou a atenção nessa publicação foi a capa do álbum.
SONGS FOR A NERVOUS PLANET.
OUT OCT 25.
Pre-order and listen to “The Girl That I Call Home” now. https://t.co/8rP6k9e7ug#songsforanervousplanet 🪐 pic.twitter.com/PaAl4NCmSW— Tears for Fears (@tearsforfears) September 12, 2024
Vemos um astronauta no meio de um campo de girassóis, numa imagem aparentemente criada por um programa de Inteligência Artificial (IA).
Os Tears for Fears defendem a imagem: “É uma obra de arte vibrante que evoca um sentido de ficção científica, temas futuristas e uma fuga do que conhecemos”.
“Os girassóis são uma homenagem alegre às imagens clássicas dos Tears For Fears, enquanto a justaposição do astronauta é uma ligação para a nossa próxima música, Astronaut, e um sentimento de alienação e não pertença”, lê-se em comunicado.
Mas, mais do que isso: foi uma colaboração com um artista (humano), Vitalie Burcovschi, mais conhecido como “surrealistly”. E asseguram que a IA foi apenas uma de várias ferramentas utilizadas na criação da capa.
Mas os seguidores do grupo inglês – muito famoso na década 1980 – não estão convencidos com o que viram.
“Honestamente, é embaraçoso que estejam a usar uma capa de álbum IA”, escreveu um seguidor no Instagram.
Outro lança a pergunta: “Têm obviamente dinheiro para pagar a um artista pela capa de um álbum, mas ainda assim optam por apenas digitar um prompt e fazer com que um computador plagiasse a arte?”, cita o Boy Genius Report.
Outro aponta: “Usar arte de IA é uma piada. Vocês são uma banda lendária e usam o ChatGPT para a capa do vosso álbum?”.
E um fã é directo: “Uma capa IA é tão idiota da vossa parte”.