/

O cão mais velho de sempre é português e chama-se Bobi

2

Guinness World Records

Bobi, o cão mais velho de sempre vive em Leiria.

Bobi, um rafeiro alentejano puro com 30 anos e 266 dias, foi considerado o cão mais velho de sempre pelo Guinness World Records.

A competição pelo cão mais velho do mundo está ao rubro. Poucos dias depois de o Guinness World Records ter reconhecido o chihuahua Spike como o cão mais velho do mundo, com 23 anos e 7 dias de idade, há agora um novo detentor do recorde. E é português.

Bobi tem 30 anos e 266 dias, e não só quebrou o recorde do norte-americano Spike, como também tornou-se o cão mais velho de sempre. O animal foi registado em 1992 no Serviço Médico-Veterinário do Município de Leiria, que confirmou a sua data de nascimento.

Segundo o Guinness, Bobi viveu toda a sua vida na aldeia rural de Conqueiros, em Leiria. Quando era apenas uma cria, Bobi esteve para ser abatido, juntamente com os seus irmãos. Leonel Costa, o seu dono, conseguiu esconder Bobi, salvando-o da morte e integrando-o na família.

O companheiro da família Costa superou todas as expectativas. Identificado como um “rafeiro alentejano puro”, Bobi é de “uma raça de cão de guarda de gado com uma esperança média de vida de 12-14 anos”.

Qual é o segredo da sua longevidade? Leonel Costa arrisca e diz que pode ser devido ao “ambiente calmo e pacífico” em que cresceu. Além disso, nunca esteve acorrentado ou trancado numa jaula, andando sempre livremente por onde quisesse.

“Ele bebe muita água, cerca de um litro por dia”, disse ainda o seu dono ao Guinness World Records. A sua dieta é à base de “comida humana”, mas sem os temperos. “Entre uma lata de ração ou um pedaço de carne, Bobi não hesita e escolhe a nossa comida”.

Bobi é muito sociável e tem vários amigos patudos — incluindo gatos.

Bluey, um cão natural de Rochester, na Austrália, era o recordista em título, tendo vivido até aos 29 anos e cinco meses. O boiadeiro-australiano nasceu em 1910 e viveu até ao dia 14 de novembro de 1939.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

  1. E o Bobi ainda está em forma! Acho que o segredo dele é que está de bem com a vida como as imagens junto dos gatos permitem comprovar. Grande Bobi e grande Dono do Bobi!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.