O canibalismo mútuo pode ser a chave do sucesso da relação entre estas baratas

(dr) Osaki and Kasuya, Ethology, 2021

As baratas Salganea taiwanensis antes (direita) e depois (esquerda)

Estas baratas são um dos poucos insetos que se suspeita acasalarem com o mesmo parceiro até ao fim da sua existência. O segredo deste amor duradouro? Um bocadinho de canibalismo mútuo.

De acordo com o site Science Alert, investigadores recolheram algumas baratas da espécie Salganea taiwanensis de florestas japonesas e levaram-nas para o laboratório, onde filmaram 24 casais durante três dias. A equipa notou que, depois do acasalamento, estes insetos comem as asas uns dos outros.

Na maior parte do tempo, a barata que estava a ser sujeita a este comportamento permanecia totalmente imóvel. Pouco mais de um terço das vezes, o recetor “balançava violentamente o corpo para a esquerda e para a direita”, o que por vezes vezes fazia o outro parceiro parar. Em metade dos casais, este comportamento acontecia até que todas as quatro asas desaparecessem por completo.

Os resultados deste estudo, publicado a 25 de janeiro na revista científica Ethology, ocorreram apenas em laboratório, mas os autores argumentam que se não houvesse algum benefício para as duas baratas, era expectável que houvesse mais “confusão” quando isto acontece.

Segundo o mesmo site, esse comportamento pode estar mais relacionado com a higiene do que com a alimentação, uma vez que as asas não trazem grande valor nutricional à sua dieta.

Em vez disso, os cientistas sugerem que o canibalismo mútuo pode acontecer para fazer aumentar a sobrevivência do parceiro, de modo a poderem criar as suas crias, durante anos a fio, sem terem de se preocupar com eventuais traições.

Depois de voarem do local onde nasceram e encontrarem um parceiro, estas baratas alimentam e protegem as suas crias no conforto de um tronco apodrecido, criando-as juntas como um verdadeiro casal.

Em locais tão apertados, as suas asas provavelmente não são assim tão úteis. E também podem deixar estes insetos mais vulneráveis a ácaros, infeções e, claro, às tentações de outras baratas.

O canibalismo sexual não é um comportamento estranho entre insetos, mas, geralmente, a fêmea come o macho de uma forma fatal. A situação inversa é muito rara e esta alimentação recíproca, então, é totalmente única.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Agente que matou Daunte Wright e chefe da polícia demitiram-se. Mas os protestos continuam

A polícia que matou a tiro um jovem afro-americano em Brooklyn Center, nos Estados Unidos, no domingo, e o chefe da polícia local demitiram-se. Mas os protestos continuam na cidade. Mike Elliott, mayor de Brooklyn Center, …

Família de Ihor pondera recorrer se inspetores não forem condenados por homicídio

A família de Ihor Homenyuk está a ponderar recorrer se os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) forem condenados por ofensas à integridade física agravada e não por homicídio qualificado. A notícia é …

"Sofagate". Michel pede desculpa a Von der Leyen por falta de reação a incidente em Ancara

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, pediu esta terça-feira solenemente desculpa à líder da Comissão Europeia (UE) pela falta de reação ao "desplante diplomático" protagonizado por Ancara na semana passada. Von der Leyen destacou …

Altice Portugal acredita que "SIRESP vai acabar a 30 de junho"

O presidente da Altice Portugal disse que a empresa não teve "qualquer tipo de contacto por parte do SIRESP" sobre a continuidade do contrato, pelo lhe parece que a rede de emergência "vai acabar no …

Polícia do Capitólio foi avisada do ataque mas ordenada a não agir agressivamente

A Polícia do Capitólio dos Estados Unidos foi avisada antecipadamente sobre a violência dos atacantes do dia 6 de janeiro, mas os seus comandantes ordenaram aos oficiais que não usassem as suas táticas "mais agressivas" …

União Europeia não vai renovar contrato com AstraZeneca e Johnson & Johnson

A União Europeia não vai renovar os contratos da vacina contra a covid-19 com empresas como Astrazeneca e Johnson & Johnson no próximo ano. A notícia da decisão de não renovação dos contratos da vacina contra …

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais de Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos. No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou um …

Coligação negativa trava "big brother fiscal" nas empresas

Foi aprovada no Parlamento uma proposta do PCP para mudar, de novo, a lei que regulamenta o envio de dados das empresas para o Fisco, com o voto contra do PS. É um travão ao …

Especialistas aconselham Governo a não avançar no desconfinamento

Manuel Carmo Gomes, o epidemiologista que deixou de participar nas reuniões no Infarmed, aconselhou o Governo a não avançar para a terceira fase de desconfinamento. E não é o único a defender a suspensão. De acordo …

Os buracos negros gostam de comer, mas têm várias regras de etiqueta à mesa

Uma equipa de astrónomos britânicos e holandeses concluiu que todos os buracos negros supermassivos no centro das galáxias parecem ter períodos em que engolem matéria dos seus arredores.  Astrónomos têm estudado galáxias ativas desde 1950. Estas …