O canibalismo mútuo pode ser a chave do sucesso da relação entre estas baratas

(dr) Osaki and Kasuya, Ethology, 2021

As baratas Salganea taiwanensis antes (direita) e depois (esquerda)

Estas baratas são um dos poucos insetos que se suspeita acasalarem com o mesmo parceiro até ao fim da sua existência. O segredo deste amor duradouro? Um bocadinho de canibalismo mútuo.

De acordo com o site Science Alert, investigadores recolheram algumas baratas da espécie Salganea taiwanensis de florestas japonesas e levaram-nas para o laboratório, onde filmaram 24 casais durante três dias. A equipa notou que, depois do acasalamento, estes insetos comem as asas uns dos outros.

Na maior parte do tempo, a barata que estava a ser sujeita a este comportamento permanecia totalmente imóvel. Pouco mais de um terço das vezes, o recetor “balançava violentamente o corpo para a esquerda e para a direita”, o que por vezes vezes fazia o outro parceiro parar. Em metade dos casais, este comportamento acontecia até que todas as quatro asas desaparecessem por completo.

Os resultados deste estudo, publicado a 25 de janeiro na revista científica Ethology, ocorreram apenas em laboratório, mas os autores argumentam que se não houvesse algum benefício para as duas baratas, era expectável que houvesse mais “confusão” quando isto acontece.

Segundo o mesmo site, esse comportamento pode estar mais relacionado com a higiene do que com a alimentação, uma vez que as asas não trazem grande valor nutricional à sua dieta.

Em vez disso, os cientistas sugerem que o canibalismo mútuo pode acontecer para fazer aumentar a sobrevivência do parceiro, de modo a poderem criar as suas crias, durante anos a fio, sem terem de se preocupar com eventuais traições.

Depois de voarem do local onde nasceram e encontrarem um parceiro, estas baratas alimentam e protegem as suas crias no conforto de um tronco apodrecido, criando-as juntas como um verdadeiro casal.

Em locais tão apertados, as suas asas provavelmente não são assim tão úteis. E também podem deixar estes insetos mais vulneráveis a ácaros, infeções e, claro, às tentações de outras baratas.

O canibalismo sexual não é um comportamento estranho entre insetos, mas, geralmente, a fêmea come o macho de uma forma fatal. A situação inversa é muito rara e esta alimentação recíproca, então, é totalmente única.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"O trabalho liberta." Polícia comunica pichagem nazi no Porto ao Ministério Público

A Polícia Municipal vai comunicar ao Ministério Público (MP) uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, com a frase nazi "o trabalho liberta". Uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, …

Um morto e um ferido em tiroteio junto a hospital em Paris. Atirador encontra-se em fuga

Um tiroteio numa rua no bairro 16 da capital francesa causou a morte de um segurança do hospital Henry Dunant e ferimentos muito graves numa utente. Os disparos deram-se em frente ao hospital Henry Dunant, …

Bloco de esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte …

Índia ultrapassa Brasil e é o segundo país mais afetado pela covid-19

A Índia é o segundo país mais afetado pela pandemia de covid-19, ultrapassando o Brasil, depois de registar um valor máximo de 168 mil novas contaminações nas últimas 24 horas. O país, com 1,3 mil milhões …

Dois anos depois, mulher de Assange pede que Reino Unido pressione EUA para acusações caírem

A mulher de Julian Assange, Stella Moris, disse que a Grã-Bretanha seria mais forte a fazer campanha contra regimes autoritários se pressionasse o Governo Biden a retirar o seu apelo para o extraditar sob acusações …

Operação Marquês. Ministério Público pede alargamento do prazo previsto na lei para recorrer

Depois da decisão instrutória tomada pelo juiz Ivo Rosa, os procuradores Rosário Teixeira e Vítor Pinto já entregaram um requerimento a pedir 120 dias para o recurso. O alargamento do prazo passaria assim a ser …

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …

Maioria dos pobres em Portugal trabalha (os "três D" da pobreza e 4 perfis que são uma "supresa")

Um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha, mantendo vínculos laborais sem termo. As conclusões são de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos …

Guillermo Lasso declara-se vencedor das eleições presidenciais no Equador

Guillermo Lasso declarou-se vencedor da segunda e última volta das eleições presidenciais no Equador, numa altura em que foram contabilizados 96,94% dos votos, que lhe deram uma diferença de 5,04 pontos percentuais sobre o socialista …

Número de nascimentos no primeiro trimestre de 2021 regista valor mais baixo desde 2015

No primeiro trimestre de 2021, nasceram em Portugal cerca de 18.200 bebés, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período. Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o …