Eis o barco hidrofólio elétrico C-8 da Candela — literalmente, uma pedrada no charco


Num vídeo divulgado recentemente, o fabricante sueco de barcos elétricos Candela anunciou que concluiu com sucesso o primeiro voo do seu novo modelo de barco hidrofólio C-8.

De acordo com o NewAtlas, a Candela quer pulverizar todos os recordes da gama de barcos elétricos com o seu C-8, utilizando um sistema de hidrofólio que elimina ate 80% do arrasto que se obteria com um desenho convencional.

O setor dos transportes marítimos vai ser difícil de eletrificar. É necessária muita energia para empurrar um corpo através da água, e as baterias de lítio têm uma capacidade de apenas 2% da carga energético do peso equivalente de gasolina. Assim, os barcos elétricos simplesmente não vão muito longe neste momento.

A solução da Candela é levantar o casco da água com hydrofoils. A velocidade de arranque do C-8 é de 16 nós (29,6km/h), a partir dos quais quais ele sobe até só serem visíveis três escoras de carbono a tocar a água.

Sob a superfície, as duas dianteiras são unidas por uma folha em forma de asa, e a traseira termina numa unidade de propulsão elétrica em forma de torpedo “C-Pod” com asas que se estendem para fora dos lados.

Estas folhas são recolhidas quando a água fica pouco profunda, até ao ponto em que se pode elevar o motor para fora da água por completo.

O motor faz 45 ou 50 KW (60/67cv), o que não parece uma grande quantidade, mas a Candela sustenta que permite impulsionar o barco, com um peso de 1,605kg e uma comprimento de 8,5m, a velocidades até 30 nós (55,6 km/h), através da água, graças à extrema redução da fricção assim conseguida.

À velocidade de cruzeiro de 20 nós (37 km/h), a Candela espera que a embarcação cubra mais de 50 milhas náuticas (92,6 km), com uma única carga da sua pequena bateria de 44-kwh.

Segundo a Interesting Engineering, não faltam comodidades ao C-8, que apresenta uma cabine para dois, uma casa de banho com chuveiro e uma espreguiçadeira.

A lancha também vem com função de piloto automático, capaz de navegar num rumo pré-definido quando o condutor solta o leme. No futuro, a embarcação será capaz de incorporar novas atualizações através de um sistema over-the-air (OTA) afirma a empresa.

Uma característica que torna o C-8 apelativo, é a baixa manutenção que é exigida pelo modelo. O motor C-POD de 50kw (67cv) do C-8 oferece uma vida útil quase ilimitada, uma vez que o motor também é capaz de trabalhar durante 4.000 horas sem manutenção.

Com um preço inicial de 290.000 euros, a Candela diz que já tem 100 encomendas do C-8, “ultrapassando mesmo a maioria dos outros barcos ICE de 28 pés na categoria premium“.

Inês Costa Macedo, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.