Cancelada tourada com anões em Viana do Castelo

Um movimento pró-tourada de Viana do Castelo cancelou uma tourada com anões, esta quinta-feira, por o tribunal ainda não ter decidido a providência cautelar que interpôs para contestar o indeferimento municipal à instalação de uma praça amovível na cidade.

Em declarações à Lusa, o porta-voz do movimento “Vianenses pela Liberdade”, José Carlos Durães, adiantou que aquele “espetáculo cómico foi anulado, porque o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga (TAFB) ainda não se pronunciou sobre a providência cautelar que o grupo entregou na segunda-feira passada”.

Sem autorização do tribunal não vamos montar arena. A estrutura já está no local, mas não fazer nada enquanto não tivermos uma decisão”, disse.

A ação agora movida foi apresentada pela sociedade de advogados Camacho Nunes, com sede no Montijo, que está a dar apoio jurídico ao movimento local criado em 2009, depois de a câmara ter aprovado, por proposta da maioria socialista, a declaração de Viana como “anti-touradas”, a primeira do país.

O recurso aos tribunais foi “a única alternativa” do grupo de aficionados face ao indeferimento municipal de instalação de uma praça amovível, num terreno privado na freguesia de Areosa, para acolher vários eventos tauromáquicos, entre elas a tourada de anões, na quinta-feira, e uma corrida de touros, no domingo.

Na semana passada, a Câmara de Viana do Castelo indeferiu o pedido alegando “incumprimento” dos regimes da Reserva Ecológica Nacional (REN), da Reserva Agrícola Nacional (RAN), do Plano Diretor Municipal (PDM), da Rede Natura 2000 e do Plano Ordenamento Costeiro (POC), entre Caminha e Espinho.

No indeferimento, a autarquia da capital do Alto Minho, liderada pelo socialista José Maria Costa, adiantou que o terreno em causa “está também em perímetro de emparcelamento da Areosa, Carreço e Afife”.

“Na consciência de que é a melhor solução de forma a salvaguardar o interesse público, proteger o coberto vegetal e solo arável do terreno que, com a ocupação pretendida, ficaria irremediavelmente afetado”, lê-se no documento.

A colocação das tábuas que compõem a arena amovível Ricardo Chibanga, no terreno alugado pelo grupo pró-tourada, ocorreu terça-feira.

A I Semana Taurina, organizada por aquele movimento, além do número agora cancelado e da tourada anunciada para domingo, inclui uma tertúlia, uma feira do livro taurino, uma largada popular, exposições de fotografia e de cartazes taurinos antigos e o certame “Toiro Bravo – Um Sabor a Descobrir”, com pratos confecionados à base de carne de toiro bravo nos restaurantes aderentes.

O cartel da corrida de domingo, às 17:30, integra os cavaleiros Rui Salvador, Marco José, Ana Batista, António Brito Pais, João Moura Caetano e Joaquim Brito Pais, com a participação dos forcados de Santarém. Serão lidados seis touros, três da ganadaria de Paulo Caetano e os restantes de Brito Pais.

A acontecer, será a quarta tourada a decorrer na primeira cidade anti-touradas do país, e a segunda a ser organizada pelo movimento local. Em 2012 e 2013 as touradas foram promovidas pela Prótoiro, federação de associações taurinas.

Um grupo local anti-touradas já anunciou a realização de uma manifestação no domingo, junto ao recinto onde decorrerá o espetáculo tauromáquico.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ministro só "observa". A "palavra final" sobre reforma militar é de Marcelo Rebelo de Sousa

João Gomes Cravinho foi questionado sobre as críticas deixadas pelos chefes militares dos três ramos das Forças Armadas na comissão de Defesa Nacional. Esta terça-feira, o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, considerou que atualmente …

UE e EUA chegam a acordo na "guerra" de 17 anos Boeing-Airbus

O braço de ferro entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos, que durava há 17 anos, por causa dos subsídios à Boeing e à Airbus chegou hoje ao fim. A União Europeia (UE) e …

Hungria proíbe "promoção" da homossexualidade junto de menores

A lei húngara proíbe a "representação" da homossexualidade e da transexualidade em espaços públicos, e foi aprovada por 157 deputados. A Hungria aprovou, esta terça-feira, uma lei que proíbe a “promoção” da homossexualidade junto dos menores …

Portugueses poupam, em média, 161 euros por mês em teletrabalho

Os portugueses conseguem poupar, em média, cerca de 161 euros por mês em teletrabalho, segundo estudo da Fixando sobre "O Futuro do Trabalho em Portugal". As conclusões deste estudo da Fixando, realizado junto de 6500 pessoas …

Rio de Janeiro propõe mini carnaval numa ilha para provar eficácia das vacinas

O autarca da cidade brasileira do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, quer celebrar um mini carnaval antecipado na ilha de Paquetá, cuja população será massivamente vacinada contra a Covid-19 no próximo domingo. “Se tudo der certo, …

Coreia do Sul faz exercícios militares perto de ilhas reivindicadas pelo Japão

A Coreia do Sul iniciou exercícios militares nas proximidades de duas ilhas desertas reivindicadas pelo Japão, o que levou Tóquio a cancelar um encontro entre os líderes dos dois países. Segundo o Público, que cita a …

Em direto: Hungria vs Portugal | Não há golos ao intervalo

Portugal inicia a defesa do título de Campeão da Europa frente à Hungria, partida que abre o Grupo F da prova. O jogo tem lugar na Puskas Arena, em Budapeste, às 17h. Acompanhe-o ao vivo …

Rio tem "opinião", mas recusa comentar polémica entre Marcelo e Costa

Rui Rio, presidente do PSD, recusou, esta terça-feira, comentar as diferentes posições manifestadas pelo primeiro-ministro e pelo Presidente da República sobre o desconfinamento. Apesar de ter uma "opinião", Rui Rio será "o último" a interferir na …

Marcelo deixa mensagem à Seleção: "Não há empates, temos de jogar para ganhar"

Portugal está em contagem decrescente para a estreia no Europeu. Esta terça-feira, o Presidente da República deixou uma mensagem à Seleção Nacional. Na Turquia, onde vai ver o jogo de Portugal contra a Hungria, Marcelo Rebelo …

Portugal regista 973 novos casos e duas mortes

Nas últimas 24 horas, houve 973 novos casos positivos de covid-19 e morreram duas pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, …