Encontrada canábis e incenso em templo bíblico de Israel. Foram usados em ritos religiosos antigos

Israel Antiquities Authority Collection / The Israel Museum

A análise do material em dois altares da Idade do Ferro descobertos na entrada do santuário “santo dos santos” em Tel Arad, no vale de Beer-sheba, Israel, contém canábis e incenso.

Escavações anteriores revelaram duas fortalezas sobrepostas, datadas do século IX ao início do século VI a.C, que guardavam a fronteira sul da Judá bíblica. As escavações puseram a descoberto relíquias altamente importantes da Idade do Ferro, incluindo um santuário bem preservado, datado de 750-715 a.C.

Dois altares de pedra calcária – um altar com 40 centímetros de altura e cerca de 20 por 20 centímetros no topo e outro com cerca de 50 centímetros de altura e 30 por 30 centímetros –  foram encontrados na entrada no santuário “santo dos santos”.

De acordo com o portal Phys, estes altares representaram um papel imprtante nas práticas de culto no santuário. Um misterioso material orgânico solidificado preto não identificado ficou preservado nas superfícies dos altares. Análises anteriores não identificaram o seu conteúdo, mas este material escuro foi recentemente submetido à análise de resíduos orgânicos por métodos modernos.

O estudo, publicado esta semana na revista científica Tel Aviv, revela que, no altar mais pequeno, a canábis foi misturada com estrume animal para facilitar o aquecimento, enquanto o altar maior continha traços de incenso, misturados com gordura animal para promover a evaporação.

Estas descobertas lançam uma nova luz sobre as práticas de culto na Judá bíblica, sugerindo que a canábis foi usada como um psicoativo deliberado para estimular o extâse como parte das cerimónias de culto.

“Esta é a primeira vez que a canábis é identificada no antigo Oriente Próximo. O seu uso no santuário deve ter desempenhado um papel central nos rituais cultuais realizados lá”, disse Eran Arie, do Museu de Israel em Jerusalém e principal autor do estudo.

O incenso vem da Arábia. Portanto, a presença de incenso em Arad indica a participação de Judá no comércio do sul da Arábia, mesmo antes do patrocínio e encorajamento do império assírio. Arad fornece a evidência mais antiga de incenso num contexto culto claro. O incenso é mencionado como um componente que foi queimado no templo de Jerusalém pelo seu aroma agradável.

O “monte da fortaleza” de Tel Arad, no vale de Beer-sheba, no sul de Israel, foi escavado há mais de 50 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …

"Não é solução para o país". Costa rejeita Bloco Central e uma esquerda "só para os salários"

O secretário-geral socialista garantiu hoje que vai manter o rumo político e não haverá "Bloco Central" PS/PSD, frisando que recusa aceitar que a esquerda seja incapaz de se entender sobre uma visão comum para o …

RTP contestada por incluir "Baile dos Pretos" na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Um grupo de deputados do PS pede explicações à ministra da Cultura e contesta a RTP por causa de uma das candidaturas finalistas ao programa "Sete Maravilhas da Cultura Popular" que vai começar a ser …

Vieira tramado por "cunha" de Rangel. Juiz pagava 19 mil euros por almoço e fugia a multas com documentos de migrantes

A magistrada Maria José Morgado está a ultimar a acusação da "Operação Lex" e, nesta altura, é quase certo que levará a julgamento o juiz Rui Rangel e Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, além …