Encontrada canábis e incenso em templo bíblico de Israel. Foram usados em ritos religiosos antigos

Israel Antiquities Authority Collection / The Israel Museum

A análise do material em dois altares da Idade do Ferro descobertos na entrada do santuário “santo dos santos” em Tel Arad, no vale de Beer-sheba, Israel, contém canábis e incenso.

Escavações anteriores revelaram duas fortalezas sobrepostas, datadas do século IX ao início do século VI a.C, que guardavam a fronteira sul da Judá bíblica. As escavações puseram a descoberto relíquias altamente importantes da Idade do Ferro, incluindo um santuário bem preservado, datado de 750-715 a.C.

Dois altares de pedra calcária – um altar com 40 centímetros de altura e cerca de 20 por 20 centímetros no topo e outro com cerca de 50 centímetros de altura e 30 por 30 centímetros –  foram encontrados na entrada no santuário “santo dos santos”.

De acordo com o portal Phys, estes altares representaram um papel imprtante nas práticas de culto no santuário. Um misterioso material orgânico solidificado preto não identificado ficou preservado nas superfícies dos altares. Análises anteriores não identificaram o seu conteúdo, mas este material escuro foi recentemente submetido à análise de resíduos orgânicos por métodos modernos.

O estudo, publicado esta semana na revista científica Tel Aviv, revela que, no altar mais pequeno, a canábis foi misturada com estrume animal para facilitar o aquecimento, enquanto o altar maior continha traços de incenso, misturados com gordura animal para promover a evaporação.

Estas descobertas lançam uma nova luz sobre as práticas de culto na Judá bíblica, sugerindo que a canábis foi usada como um psicoativo deliberado para estimular o extâse como parte das cerimónias de culto.

“Esta é a primeira vez que a canábis é identificada no antigo Oriente Próximo. O seu uso no santuário deve ter desempenhado um papel central nos rituais cultuais realizados lá”, disse Eran Arie, do Museu de Israel em Jerusalém e principal autor do estudo.

O incenso vem da Arábia. Portanto, a presença de incenso em Arad indica a participação de Judá no comércio do sul da Arábia, mesmo antes do patrocínio e encorajamento do império assírio. Arad fornece a evidência mais antiga de incenso num contexto culto claro. O incenso é mencionado como um componente que foi queimado no templo de Jerusalém pelo seu aroma agradável.

O “monte da fortaleza” de Tel Arad, no vale de Beer-sheba, no sul de Israel, foi escavado há mais de 50 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar. Em entrevista ao jornal Público …

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …

José Mourinho diz que já não celebra golos (e explica porquê)

O treinador português José Mourinho diz que já não celebra os golos marcados pelo Tottenham, atribuindo as culpas deste seu comportamento ao VAR. "Eu já não celebro os golos, porque eu nunca sei se vai ser …

“O que aí vem ainda será pior”, avisa Costa e Silva

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, acredita que "o que vem aí será pior". Em declarações ao jornal …

Países Baixos processam Rússia por envolvimento no derrube do voo MH17

O Governo dos Países Baixos anunciou que vai processar a Rússia perante o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) “pelo seu envolvimento na destruição do voo MH17”, abatido em 2014 quando sobrevoava a Ucrânia. A …

Barba-Negra encalhou o seu navio pirata de propósito (e já se sabe porquê)

O pirata britânico Barba-Negra deliberadamente encalhou o seu navio pirata, Queen Anne's Revenge, propõe um investigador. A embarcação estaria em péssimas condições. Edward Teach, mais conhecido como Barba-Negra, é talvez o mais famoso pirata de todos …

Peritos alertam DGS sobre alto risco de infeções no outono. Governo já prepara plano de ataque

Os peritos que trabalham diretamente com a Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a evolução da pandemia em Portugal alertam o órgão liderado por Graças Freitas que o deverá começar a subir significativamente no outono. A …

Rússia e China vetam ajuda humanitária na Síria. Juntos, já negaram apoio 26 vezes

A Federação Russa e a China vetaram esta sexta-feira uma resolução germano-belga que prentendia manter a situação relativa à ajuda humanitária transfronteiriça na Síria, por a quererem reduzir, contra todos os outros membros do Conselho …