Encontrada canábis e incenso em templo bíblico de Israel. Foram usados em ritos religiosos antigos

Israel Antiquities Authority Collection / The Israel Museum

A análise do material em dois altares da Idade do Ferro descobertos na entrada do santuário “santo dos santos” em Tel Arad, no vale de Beer-sheba, Israel, contém canábis e incenso.

Escavações anteriores revelaram duas fortalezas sobrepostas, datadas do século IX ao início do século VI a.C, que guardavam a fronteira sul da Judá bíblica. As escavações puseram a descoberto relíquias altamente importantes da Idade do Ferro, incluindo um santuário bem preservado, datado de 750-715 a.C.

Dois altares de pedra calcária – um altar com 40 centímetros de altura e cerca de 20 por 20 centímetros no topo e outro com cerca de 50 centímetros de altura e 30 por 30 centímetros –  foram encontrados na entrada no santuário “santo dos santos”.

De acordo com o portal Phys, estes altares representaram um papel imprtante nas práticas de culto no santuário. Um misterioso material orgânico solidificado preto não identificado ficou preservado nas superfícies dos altares. Análises anteriores não identificaram o seu conteúdo, mas este material escuro foi recentemente submetido à análise de resíduos orgânicos por métodos modernos.

O estudo, publicado esta semana na revista científica Tel Aviv, revela que, no altar mais pequeno, a canábis foi misturada com estrume animal para facilitar o aquecimento, enquanto o altar maior continha traços de incenso, misturados com gordura animal para promover a evaporação.

Estas descobertas lançam uma nova luz sobre as práticas de culto na Judá bíblica, sugerindo que a canábis foi usada como um psicoativo deliberado para estimular o extâse como parte das cerimónias de culto.

“Esta é a primeira vez que a canábis é identificada no antigo Oriente Próximo. O seu uso no santuário deve ter desempenhado um papel central nos rituais cultuais realizados lá”, disse Eran Arie, do Museu de Israel em Jerusalém e principal autor do estudo.

O incenso vem da Arábia. Portanto, a presença de incenso em Arad indica a participação de Judá no comércio do sul da Arábia, mesmo antes do patrocínio e encorajamento do império assírio. Arad fornece a evidência mais antiga de incenso num contexto culto claro. O incenso é mencionado como um componente que foi queimado no templo de Jerusalém pelo seu aroma agradável.

O “monte da fortaleza” de Tel Arad, no vale de Beer-sheba, no sul de Israel, foi escavado há mais de 50 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …

Bloco deixa recado ao PS: voto do Suplementar não estará garantido para o OE2021

Depois de o PCP ter rompido o espírito de acordos à esquerda, foi a vez de o Bloco de Esquerda deixar avisos para 2021. Em entrevista ao portal esquerda.net, divulgada esta terça-feira, Mariana Mortágua deixa claro …

Ferrari vai enfrentar problemas no Mundial de F1 "sem chorar"

O diretor-geral da Ferrari elogiu o talento de Leclerc e mostrou-se preocupado com os problemas que afetaram Sebastian Vettel. O diretor-geral da Ferrari, Louis Camilleri, reiterou esta terça-feira a confiança na equipa e assegurou que a …

Governo russo exige 1,8 mil milhões de euros a empresa mineira por poluição no Ártico

A agência russa de defesa do ambiente exigiu uma indemnização de 147,8 mil milhões de rublos (1,8 mil milhões de euros) ao conglomerado mineiro Norilsk Nickel, pela grave poluição do Ártico com hidrocarbonetos. Em comunicado, a …