Canábis já era fumada há pelo menos 2.500 anos

Xinhua Wu

Um dos túmulos encontrado com um braseiro usado para queimar canábis, no cemitério Jirzankal, no oeste da China

Uma descoberta nos túmulos do cemitério Jirzankal, no oeste da China, mostra que os povos que viviam nessa zona montanhosa já queimavam canábis com elevados níveis de THC.

Uma equipa de arqueólogos encontrou pequenos artefactos de madeira e pedras carbonizadas, em túmulos do cemitério Jirzankal, na China, que contêm a mais antiga evidência de canábis fumada já encontrada, avança o The Guardian.

Os cientistas acreditam que as pedras eram aquecidas no fogo, antes de serem colocadas dentro dos artefactos e cobertas com esta substância, durante as cerimónias fúnebres ocorridas no cemitério, situado nas montanhas Pamir, há cerca de 2.500 anos. Com a ajuda de música, o fumo seria inalado pelos presentes numa espécie de ritual.

“A maioria dos braseiros contém biomarcadores de canábis e um deles está extremamente queimado, sugerindo que estes artefactos fossem usados durante rituais fúnebres, possivelmente para comunicar com a Natureza, espíritos ou pessoas já falecidas”, explica Yimin Yang, investigador na Universidade da Academia das Ciências da China.

De acordo com o jornal britânico, já tinham sido encontrados vestígios de canábis noutros locais arqueológicos da China central, porém, esta última descoberta aponta para o uso de uma variedade da planta com altos níveis de tetra-hidrocanabinol (THC) – a principal substância psicoativa desta droga – e para o facto de ter sido inalada em vez de ingerida.

“Há um longo debate sobre as origens do consumo de canábis e há muitas especulações da sua utilização em civilizações antigas”, afirma Robert Spengler, do Instituto Max Planck para a Ciência da História Humana, na Alemanha. “Este estudo apresenta a mais clara prova inequívoca não só para a produção química elevada na planta mas também para o ato de a queimar como uma droga”, acrescenta.

Mais especificamente, os cientistas encontraram canabinol, substância produzida quando a THC é oxidada, e acreditam que as plantas foram selecionadas por terem elevadas concentrações deste elemento. Se foram cultivadas de forma propositada, ou se foram encontradas e colhidas num ambiente selvagem, isso continua a ser uma incerteza.

As entradas para os túmulos, alguns dos quais possuem vários corpos, são marcadas por montes cercados por círculos de pedra. Segundo os cientistas, cujo estudo foi publicado esta quarta-feira na revista científica Science Advances, os braseiros de madeira foram encontrados nos túmulos da chamada “elite”.

Não se sabe muita coisa sobre as origens de fumar esta droga, para além do que se pode ler nos registos escritos pelo antigo geógrafo e historiador grego Heródoto (século V a.C.). E, embora atualmente seja uma zona remota, a região montanhosa de Pamir pode ter estado junto a uma movimentada rota comercial da antiga Rota da Seda.

Se fumar canábis foi uma das tradições lá originadas, ou nas suas proximidades, então esta rota comercial pode ter ajudado a espalhar esta droga da China central para todo o mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …