O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Dominic Chavez / World Bank

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas.

Segundo o Science Alert, os dois investigadores — os economistas Alan Barreca, da Universidade da Califórnia, e Jessamyn Schaller, da Universidade de Cambridge — usaram dados norte-americanos sobre a taxa de natalidade e as temperaturas entre 1969 e 1988 para perceber quantos bebés nasceram em dias quentes.

Embora estudos anteriores tenham analisado isto do ponto de vista da duração da gestação, os cientistas explicam que o resultado pode ser afetado por informações incorretas e levar a resultados menos precisos.

Em vez disso, a equipa olhou para as taxas diárias de nascimentos em todo o país, incluindo os 56 milhões de nascimentos nos seus dados. Isto funciona ao analisar os dados de um pico de nascimentos em dias quentes e depois verificar se há uma diminuição subsequente posteriormente.

“Por exemplo, num determinado condado dos Estados Unidos, um aumento nas taxas de natalidade no dia de clima quente, seguido de uma redução nos dois dias depois, sugere que a temperatura reduziu o comprimento gestacional em dois dias”.

A equipa estima que, apenas nos EUA, isto levou a que 25 mil bebés por ano nascessem um pouco antes do previsto devido à exposição ao calor, criando uma perda total de mais de 150 mil dias gestacionais por ano.

O que este estudo mostra é que não são só os humanos que já nasceram que vão sentir os efeitos negativos do aumento da temperatura.

“No final do século (2080–2099), estimamos que haverá aproximadamente 253 mil dias perdidos adicionais de gestação por ano, em média, nos Estados Unidos, afetando quase 42 mil nascimentos”, escreveu a equipa no estudo publicado na Nature Climate Change.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …