O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Dominic Chavez / World Bank

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas.

Segundo o Science Alert, os dois investigadores — os economistas Alan Barreca, da Universidade da Califórnia, e Jessamyn Schaller, da Universidade de Cambridge — usaram dados norte-americanos sobre a taxa de natalidade e as temperaturas entre 1969 e 1988 para perceber quantos bebés nasceram em dias quentes.

Embora estudos anteriores tenham analisado isto do ponto de vista da duração da gestação, os cientistas explicam que o resultado pode ser afetado por informações incorretas e levar a resultados menos precisos.

Em vez disso, a equipa olhou para as taxas diárias de nascimentos em todo o país, incluindo os 56 milhões de nascimentos nos seus dados. Isto funciona ao analisar os dados de um pico de nascimentos em dias quentes e depois verificar se há uma diminuição subsequente posteriormente.

“Por exemplo, num determinado condado dos Estados Unidos, um aumento nas taxas de natalidade no dia de clima quente, seguido de uma redução nos dois dias depois, sugere que a temperatura reduziu o comprimento gestacional em dois dias”.

A equipa estima que, apenas nos EUA, isto levou a que 25 mil bebés por ano nascessem um pouco antes do previsto devido à exposição ao calor, criando uma perda total de mais de 150 mil dias gestacionais por ano.

O que este estudo mostra é que não são só os humanos que já nasceram que vão sentir os efeitos negativos do aumento da temperatura.

“No final do século (2080–2099), estimamos que haverá aproximadamente 253 mil dias perdidos adicionais de gestação por ano, em média, nos Estados Unidos, afetando quase 42 mil nascimentos”, escreveu a equipa no estudo publicado na Nature Climate Change.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …