As calças mais antigas do mundo usavam técnicas da moda atual

1

M. Wagner

O par de calças mais antigo do mundo.

As calças mais antigas do mundo, com mais de 3 mil anos de idade, têm técnicas usadas ainda hoje na indústria da moda.

O par de calças mais antigo do mundo foi feito entre 3.000 e 3.300 anos atrás e foi descoberto na China em 2014. Desde então foram alvo de vários estudos, que procuravam entender quais técnicas têxteis e de tecelagem foram utilizadas para a sua preservação.

Agora, um novo estudo foi publicado na revista científica Archaeological Research in Asia. Os autores descobriram que foram empregados três técnicas têxteis distintas neste par de calças milenar, algumas das quais ainda são usadas nos dias de hoje.

“Uma diversidade de técnicas e padrões têxteis de diferentes origens, tradições e épocas locais fundiram-se em algo novo nesta peça”, disse o autor principal Mayke Wagner ao Science News.

“A Ásia Central Oriental foi um laboratório onde pessoas, plantas, animais, conhecimentos e experiências de diferentes direções e fontes vieram… e foram transformados”, acrescentou.

As calças foram encontradas numa múmia de um túmulo na bacia do Tarim, na China. Como homens e mulheres usavam principalmente saias e capas, sugeriu-se a possibilidade de as calças serem usadas para cavalgar, escreve o Ancient-Origins.

Os autores realçam que as calças “mostram uma diversidade sem precedentes”. Essa variedade de técnicas surgiu da mobilidade a que pastores estavam acostumados, tendo estes de se deslocar de um sítio para outro.

Uma das técnicas identificadas é a de tecido entrançado. Este é um método muito durável, usado na maioria das calças de ganga de hoje. Esta técnica permitiu que a lã mudasse de firme para elástica.

O outro método têxtil evidenciado nas calças é a tapeçaria, utilizado para criar uma peça de material mais espessa nos joelhos. Esta será uma das formas mais antigas de tecido têxtil.

A calça de ganga de hoje devem muito aos princípios de design, técnica e produção desta época. O que fica cada vez mais claro a partir do estudo de achados é que estes pastores asiáticos foram pioneiros na área da moda.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.