As caixas de multibanco estão em vias de extinção na Alemanha

3

Muitos bancos fecharam agências e reduziram o número de caixas multibanco. “A boa disponibilidade de dinheiro na Alemanha não é evidente no futuro”.

O banco central alemão (Bundesbank) afirma esta segunda-feira que é mais difícil obter dinheiro em numerário no país porque muitos bancos fecharam agências e reduziram o número de caixas multibanco.

Os economistas do Bundesbank asseguraram que a oferta de numerário está assegurada no país, mas acrescentam que há uma tendência decrescente na disponibilidade.

“A maioria da população tem acesso a um ATM ou a um balcão de banco num raio de cinco quilómetros”, lê-se no comunicado do Bundesbank: “no total, 90,3% da população rural tem acesso a um ATM ou a um balcão bancário num raio de cinco quilómetros. Nas zonas urbanas, pelo contrário, a percentagem é de 98,1%.”

A diminuição do número de agências bancárias e de caixas automáticos, bem como o aumento do número de cidadãos que afirmam ter de esforçar-se mais para conseguir obter dinheiro vivo, sublinham a perspetiva de que “a boa disponibilidade de dinheiro na Alemanha não é evidente no futuro”, segundo o Bundesbank.

O número de agências bancárias na Alemanha diminuiu para menos de metade, passando de 53.000 em 2002 para 21.000 em 2023. O número de caixas multibanco aumentou em 2018 para 59.000, mas desde então diminuiu e situou-se em 51.000 em 2023, de acordo com os dados do Bundesbank. Os ATM dos supermercados do país também podem fornecer dinheiro quando se fazem compras.

Em 2022, o problema dos multibancos alemães era outro: roubos. A Alemanha registou mais de um ataque a caixas multibanco por dia, com um total de 496 ataques ou tentativas de ataque com explosivos.

Um total de 413 detonações bem-sucedidas resultou em roubos no valor de 30 milhões de euros — além de danos materiais no valor de 13 milhões de euros.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Interessante. Antes da pandemia, a Alemanha era dos países europeus com a taxa de utilização de cartões bancários mais baixa. Após a pandemia mudou drasticamente.

  2. Borraron mi comentario no hay libertad de opinion. Uds saben el porque se van a desaparecer porq saben que no va ver dinero en fisico porque uds saben q es una orden mundial. Uds saben q no son capaces de luchar por su libertad piensan q apoyar a estos sinverguenza se van a beneficiários si supieran q son traidores porq cualquier momento pueden deatruir hasta esta pag y todo aquel q no les.i teressa la orden mundial. UE esw grupo son mafiosos nos quieren controlar.

  3. A União Europeia quer acabar com o dinheiro físico e terminar com a liberdade e o anonimato das transacções financeiras, por mínimas que sejam. Bancos e as grandes empresas estão apostadas nisso, basta olhar à nossa volta. São raríssimas as agências bancárias que têm serviço de caixa. Querem reduzir o pessoal, para terem menos despesa, e simultaneamente querem acabar com o dinheiro físico, para melhor controlarem a vida de cada cidadão, e intrometerem-se na sua privacidade. Igualmente, também querem controlar a fuga aos impostos, nomeadamente o Imposto do Selo (10%) sobre as doações monetárias. Se a doação for feita em dinheiro é praticamente impossível saber quem deu quanto a quem. Se for por cheque (que também querem acabar) ou por transferência bancária, aí já o controle é maior. Qualquer dia, não se poderá dar uma esmola a um pobre…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.