Caixa teve perdas diretas de 50 milhões de euros com o BES

Em 2014, ano em que o Banco Espírito Santos (BES) colapsou, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) tinha investidos nesta instituição cerca de 300 milhões de euros, que acabaram por resultar numa perda na ordem dos 50 milhões de euros.

“As perdas resultantes da exposição direta ao BES, num montante inferior a 50 milhões de euros, emergiram fundamentalmente das posições em ações e de parte significativa das obrigações detidas. Tratam-se das posições em que a CGD atuava como investidora“, informou o Banco de Portugal, numa carta enviada aos deputados da comissão parlamentar de inquérito de gestão à CGD, citada pelo jornal Público.

Carlos Costa, Governador do BdP, tinha sido questionado sobre estes valores mas, na altura, respondeu que não tinha os dados na sua posse. Mas os deputados continuam a insistir em saber o total de perdas.

De acordo com os dados do supervisor, o banco público tinha 664 mil ações do BES, com um valor estimado de 600 mil euros. Além disso, tinha ainda obrigações emitidas pelo BES “com valor nominal de 47,35 milhões de euros“. Estas foram as que provocaram o maior rombo na CGD, observa o matutino, apesar de o regulador referir que as obrigações em causa transitaram para o Novo Banco.

Além da exposição com as ações e obrigações, o BdP revela ainda que a CGD tinha no BES 150 milhões em operações de Reverse Repo — acordos de recompra de títulos para serem vendidos posteriormente a um preço mais alto. Nas contas pesam ainda 29 milhões e 65 milhões em diferentes posições de derivados; 3,7 milhões em garantias bancárias e 2,28 milhões em avales prestados, num total que ronda os 300 milhões de euros.

Ainda assim, os valores exatos e totais da exposição e das perdas com o GES não estão referidos na carta do governador, e é a esses que os deputados querem agora aceder.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …

Portugal e França promovem intercâmbio de árbitros nas ligas profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, que vai promover, juntamente com a Federação Francesa de Futebol (FFF), um intercâmbio de árbitros. "Portugal e França vão promover um intercâmbio de árbitros no seguimento do …

Novo Banco vendeu carteira de malparado por valor inferior às próprias garantias

O deputado do PSD Alberto Fonseca apontou esta terça-feira que o Novo Banco vendeu a carteira de crédito malparado Nata II por um valor inferior às suas próprias garantias, baseando-se no relatório da Deloitte à …

ANA "não tem interesse económico". Montijo é a "solução mais rápida"

O presidente da comissão executiva da ANA - Aeroportos de Portugal disse, esta terça-feira, que a empresa "não tem interesse económico" numa das soluções para a expansão aeroportuária em Lisboa em vez de outra, mas …

Taiwan vende vacinas da AstraZeneca a 17 euros para evitar que expirem

Com lotes da vacina da AstraZeneca em risco de expirarem, devido a resistência à sua toma entre grupos prioritários, Taiwan começou esta segunda-feira a administrá-las a qualquer pessoa, por 17 euros. Horas depois de o sistema …

Mourinho: "Não preciso de fazer uma pausa, estou sempre no futebol"

O treinador português disse, esta segunda-feira, que "não necessita de fazer uma pausa", após deixar o comando técnico do Tottenham, e frisou estar "sempre no futebol". Embora não se tenha alongado muito, José Mourinho falou pela …