Cães pisteiros podem ter encontrado o local onde Amelia Earhart morreu

AD / Wikimedia

A lendária aviadora Amelia Earhart junto ao seu Lockheed Electra, 6 de junho 1937

Pouco depois da notícia de que há uma fotografia a provar que Amelia Earhart, afinal, não morreu na queda do avião em que dava a volta ao mundo, surge agora uma nova pista que contradiz esta teoria, depois de cães pisteiros terem farejado o possível local onde ela terá morrido.

O desaparecimento de Amelia Earhart, a 2 de Julho de 1937, continua a ser um mistério. A versão oficial é de que o seu avião se despenhou e de que ela morreu algures no Oceano Pacífico quando tentava tornar-se na primeira mulher a dar a volta ao mundo.

Mas uma investigação do Canal História, exibida este fim-de-semana, veio revelar a existência de uma fotografia que provará que a lendária aviadora norte-americana teria afinal sobrevivido à queda do seu avião e sido capturada pelos japoneses.

Contudo, uma nova pista contraria aquela história e aponta de novo para a possibilidade de Amelia Earhart ter morrido como náufraga, na ilha deserta de Nikumaroro, depois de cães pisteiros, treinados para investigações forenses, terem detectado possíveis vestígios humanos naquela ilha do Pacífico.

Numa expedição organizada pelo International Group for Historic Aircraft Recovery (TIGHAR), uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1985, para procurar os vestígios do corpo de Amelia Earhart e do seu avião, quatro cães assinalaram a presença de restos humanos debaixo da mesma árvore, conforme noticia a revista The National Geographic.

Os investigadores do TIGHAR consideram que esses potenciais vestígios humanos podem ser de Amelia Earhart e/ou do seu co-piloto, Fred Noonan, que também desapareceu no mesmo voo, em 1937.

A expedição não encontrou quaisquer ossos, mas foram recolhidas amostras do solo para análise com a esperança de se poder encontrar ADN humano, o que poderia ser mais uma prova de que Amelia Earhart terá morrido como náufraga na ilha, há cerca de 80 anos.

Para o TIGHAR, a hipótese que continua a ser plausível, na explicação do desaparecimento de Amelia Earhart, é que ela foi obrigada a aterrar de emergência em Nikumaroro, depois de o seu avião ter ficado sem combustível por ter sido afastado da rota por ventos fortes.

Autoridades britânicas chegaram a encontrar um esqueleto humano na ilha em 1940, mas concluíram que pertenceria a um homem europeu de baixa estatura.

Em 1998, investigadores do TIGHAR fizeram uma nova pesquisa antropológica, mais abrangente, e concluíram que o esqueleto poderia pertencer a uma mulher europeia mais alta do que a média, como era o caso de Amelia Earhart.

O grupo internacional de pesquisa realizou várias expedições à ilha, alegando ter recolhido provas da possível presença de um náufrago norte-americano no local, nomeadamente restos de várias fogueiras e objectos fabricados nos EUA como um canivete, maquilhagem de mulher, uma tira de um zip e frascos de vidro, conforme reporta a The National Geographic.

Mas até agora, não foi encontrada nenhuma prova evidente que desvende, de uma vez por todas, o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart.

SV, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Devem de ser uns cães muito bons…
    Os nossos cães pisteiros comparados com esses não valem mesmo nadinha… então um bebé anda 900 metros e não encontram vestígios.

RESPONDER

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …

Marinha venezuelana divulga vídeo editado sobre colisão com cruzeiro português

A Marinha venezuelana divulgou, este sábado, um vídeo editado sobre a colisão entre o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" e uma embarcação da Marina da Venezuela, "Naiguatá GC-23", ocorrido a 30 de março. O vídeo, de …

PCP quer alargar apoio para recibos verdes aos sócios-gerentes e fundo de apoio às pequenas empresas

O PCP considerou este sábado insuficientes as medidas do Governo de resposta económica à pandemia de covid-19 e defende que o apoio previsto para recibos verdes deveria ser alargado aos sócios-gerentes, um fundo público de …

Governo admite aumentar apoios às empresas (e injetar mais dez mil milhões na economia)

O Ministério da Economia, ouvido pela TSF, admitiu, este sábado, aumentar o apoio às empresas e à economia, de 3 para 13 milhões de euros. De acordo com a TSF, o Ministério da Economia pediu autorização …