/

Duas crianças mortas por cães de família, em 24 horas. Uma foi em Portugal

2

Menino de 6 anos foi atacado em Chaves, numa propriedade da família. Na véspera, uma menina de 10 anos morreu em casa, em North Yorkshire.

A Polícia Judiciária (PJ) foi chamada a investigar os contornos da morte de uma criança de 6 anos no sábado, em Chaves, que terá sido atacada por um cão que já foi entregue no canil, afirmaram esta segunda-feira fontes policiais.

Fonte da PJ de Vila Real disse esta segunda-feira à agência Lusa que no sábado efetuou diligências, depois de ter sido acionada na sequência da morte do menino numa propriedade da família, em Faiões, concelho de Chaves.

A fonte referiu que o processo foi remetido para o tribunal.

A GNR de Vila Real disse que a criança acabou por falecer no Hospital de Chaves, para onde foi leveda pela família depois de alegadamente ter sido atacada por um cão rottweiler, raça considerada potencialmente perigosa.

A fonte da Guarda adiantou ainda que o animal foi recolhido por militares da GNR e entregue no canil e que será o tribunal a decidir o que vai acontecer ao cão, que pertence à família.

A veterinária municipal de Chaves, Cristina Morais, explicou à Lusa que o cão vai ficar em sequestro, em vigilância clínica durante 15 dias e que após este período será “tomada uma decisão legal sobre o seu destino”.

O menino residia em Espanha, estava de férias na zona de Chaves, o caso aconteceu dentro de propriedade privada e os elementos da família receberam apoio psicológico.

Esta segunda-feira, a agência de notícias espanhola Efe escreve que o menino vivia em Gijón e que a notícia da sua morte foi recebida com “grande dor e tristeza” no colégio de La Asunción, onde estudava.

Adianta ainda que durante o dia desta segunda-feira vão realizar-se ações de acompanhamento psicológico com os alunos para os ajudar a gerir emocionalmente o caso.

Outro caso em Inglaterra

No dia anterior, sexta-feira, mas em Inglaterra, um cão matou uma criança de 10 anos. Ambos viviam na mesma casa.

A tragédia aconteceu na sexta-feira passada em East Heslerton, em North Yorkshire, no Reino Unido.

A polícia local confirmou a morte de Savannah Bentham, uma menina de apenas 10 anos que foi mordida pelo cão da família dentro de casa.

Um vizinho – corajoso – ainda correu para o interior para ajudar a menina enquanto um familiar trancava o cão dentro de um carro, relata o Metro.

Os serviços de emergência foram chamados perto das 16h, ainda tentaram salvar a criança – com ajuda do tal vizinho – mas a menina não sobreviveu e foi declarada morta no local.

Quando as equipas de emergência chegaram ao local, o cão já tinha sido controlado pelos outros familiares. Entretanto foi levado para um canil, onde está sob custódia enquanto a investigação prossegue.

A polícia de North Yorkshire deixou os seus sentimentos à família da menina. E pediu para se evitarem especulações sobre o incidente.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. Rotweiler é um cão extremamente perigoso, até os Donos atacam e matam.
    Esses tais palermas que INVENTAM que a Culpa é da “Educação” do Animal e dos Donos, deviam ser chamados.
    Os caés são perigosos, e até um pequena medida podem ser adomestrados, mas num SEGUNDO essa amestração pode desaparecer, ou seja, é uma educação temporaria, condicionada.
    Eu já tive 9 cães ao mesmo tempo e não houve problemas, era uma questão das Raças, eram raças pacificas. Mas isso não queria dizer que não atacassem.
    O Cão como todos os animais são IRRACIONAIS, metam isso na cabeça, para bem de todos.
    O pior é que o Altissimo disse que há Animais com aparencia de Humnaos mas são CÃES. E confirmo, há gente aí que são autenticos cães, mordem o “juizo” dos outros e também Ladram (respondem a determinaods estimulos)

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.