Cadela enterrada viva agita as redes sociais

Pedro Dinis / Facebook

-

As fotografias de uma cadela a ser enterrada viva em França, colocadas na rede social Facebook, desencadearam hoje revolta com a situação.

O dono foi detido e encontra-se sob custódia das autoridades, indicou a polícia citada pela agência noticiosa francesa.

O animal, de raça mastim, foi encontrado e libertado no sábado por Pedro Dinis, quando passeava o seu cão num terreno baldio em Carrieres-sur-Seine, a oeste de Paris.

O homem colocou as fotografias do animal no Facebook com uma mensagem, salientando que “apenas a cabeça [da cadela enterrada] ficara visível, embora dificilmente discernível dada a quantidade de terra que a cobria”.

A cadela estava “cercada de pedras e com a trela presa a um saco de cascalho” de forma a evitar que conseguisse libertar-se e fugir, disse à AFP um polícia.

Após a descoberta, o homem chamou os serviços de urgência e começou a desenterrar o animal que “estava desidratado e em estado de choque”, acrescentando que a cadela foi levada para uma clínica veterinária nas imediações.

As autoridades conseguiram encontrar o dono, um jovem de 21 anos que negou o ato dizendo que a cadela havia fugido. Porém, ficou imediatamente detido dado “tal fuga não ser possível visto tratar-se de um animal com mais de 10 anos e com problemas de artrite”.

O jovem será presente a tribunal para ser julgado por “crueldade sobre animais”, o que o poderá enviar para a prisão por dois anos e levar a pagar uma multa de 30.000 euros.

Nas redes sociais surgiu uma petição que conta já com cerca de 200.000 assinaturas a exigir “pena máxima para o dono” da cadela.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …