Cada vez mais turistas escolhem fazer férias onde possam ir às compras

A Organização Mundial do Turismo, OMT, está a chamar a atenção para um factor decisivo na hora de muitos turistas escolherem o destino das férias: a possibilidade de se fazer compras.

Numa conferência sobre o tema, em Madrid, a OMT destacou que este segmento deve ser encarado como prioridade pelas cidades que querem promover-se como um bom destino turístico

As experiências em lojas pequenas e com produtos locais são mais atraentes para os turistas do que grandes marcas, explicou Jörn Gieschen, um especialista do sector.

Já o director de turismo de França, Michel Durrieu, salientou que as compras e a gastronomia devem ser incluídas em qualquer estratégia do sector.

São os chineses quem mais gasta

Segundo um relatório da OMT sobre turismo de compras, os chineses são os que mais gastam durante as suas viagens internacionais.

Em 2013, o turismo proveniente da China representou 120 mil milhões de euros em receitas em todo o mundo.

A OMT calcula que até 2020 os cidadãos da China farão 200 milhões de viagens internacionais por ano.

Os países imediatamente a seguir com turistas que mais gastam em viagens, segundo o relatório global da OMT, são os americanos, os alemães, os ingleses e os russos.

Uma questão de status

O Brasil é um dos países mencionado no estudo, devido às altas taxas de importação do país, que “criaram uma janela de oportunidade para compras fora do país”.

Em 2012, o Brasil ficou em 13° lugar no mundo em termos de gastos com o turismo internacional, ultrapassando os 20 mil milhões de euros.

Segundo o relatório da OMT, tal como os chineses, “a motivação de viajar para os brasileiros está muito relacionada com o estatuto social“.

A Europa é o principal destino de férias dos brasileiros, interessados “no refinamento da arte e do design” de cidades como Barcelona, Londres, Lisboa e Berlim.

25% das gastos é em compras

Os Estados Unidos também são outro país preferido dos turistas. Nova Iorque, que recebe 53 milhões de visitantes por ano, é outro caso estudado no documento.

Fazer compras é a actividade mais popular entre turistas nacionais e internacionais que visitam a cidade.

Segundo os cálculos da organização oficial de turismo e marketing de Nova Iorque, por cada dólar gasto pelos turistas na cidade, 25 centavos são para as compras.

Em 2012, os visitantes gastaram mais de 7,3 mil milhões de euros nas lojas da cidade.

R-ONU

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O colossal drone solar da Boeing vai voar em 2019

A Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing, vai lançar em 2019 o seu drone solar Odysseus, que terá a capacidade voar durante meses de forma autónoma e o objectivo de dar acesso Internet a todo …

Justiça brasileira proíbe TV de divulgar inquérito sobre morte de Marielle Franco

A decisão judicial de proibir a emissão de reportagens sobre a investigação do assassinato da vereadora carioca responde a um pedido da polícia do Rio de Janeiro e do Ministério Público. A emissora afirma que …

Relatório revela 71 locais com elevado risco de inundações em Portugal

Portugal tem 71 zonas com elevado risco de inundação, de acordo com um relatório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que analisou fenómenos extremos ocorridos, fazendo previsões para o futuro. O relatório "Avaliação Preliminar do Risco …

Cinco pessoas mortas por intoxicação de CO em Vila Real

Cinco pessoas da mesma família morreram este domingo, devido a uma intoxicação, no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, adiantou à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real. A …

O discurso de ódio já está em Portugal

O diretor da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, alertou, em entrevista à agência Lusa, para a presença do discurso de ódio em Portugal, apontando o combate à discriminação como o maior desafio atual dos direitos …

Menino francês suicida-se após castigo por usar telemóvel na escola

Um menino de 11 anos suicidou-se na cidade de Beausoleil, perto do Mónaco, no sul da França, depois de ter recebido um castigo no colégio por ter usado o telemóvel na sala de aula. A criança, …

X-59: A nova aeronave supersónica experimental da NASA entrou em produção

A Lockheed Martin iniciou a produção do avião supersónico experimental X-59, um contrato, encomendado pela NASA, no valor estimado de cerca de 230 milhões de euros. O X-59 surgiu como a solução da empresa norte-americana para …

Hitler abraçou uma menina judia. 85 anos depois, a foto foi a leilão

Uma foto de 1933 mostra o ditador nazi ao lado de uma menina de seis anos de idade cuja avó era judia. A imagem, com uma dedicatória assinada por Hitler, foi arrematada em leilão por …

A Ciência determinou o pior ano da história da Humanidade

A Ciência determinou: 536 d.C foi o pior ano para a Humanidade. Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo por uma equipa de cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Se alguém …

Há uma nova explicação para a dependência do álcool

De acordo com um novo estudo, a dependência do álcool tem uma relação direta com as alterações climáticas: quanto mais frio é o clima e menos sol há, mais as pessoas tendem a consumir bebidas …