Cada vez mais turistas escolhem fazer férias onde possam ir às compras

A Organização Mundial do Turismo, OMT, está a chamar a atenção para um factor decisivo na hora de muitos turistas escolherem o destino das férias: a possibilidade de se fazer compras.

Numa conferência sobre o tema, em Madrid, a OMT destacou que este segmento deve ser encarado como prioridade pelas cidades que querem promover-se como um bom destino turístico

As experiências em lojas pequenas e com produtos locais são mais atraentes para os turistas do que grandes marcas, explicou Jörn Gieschen, um especialista do sector.

Já o director de turismo de França, Michel Durrieu, salientou que as compras e a gastronomia devem ser incluídas em qualquer estratégia do sector.

São os chineses quem mais gasta

Segundo um relatório da OMT sobre turismo de compras, os chineses são os que mais gastam durante as suas viagens internacionais.

Em 2013, o turismo proveniente da China representou 120 mil milhões de euros em receitas em todo o mundo.

A OMT calcula que até 2020 os cidadãos da China farão 200 milhões de viagens internacionais por ano.

Os países imediatamente a seguir com turistas que mais gastam em viagens, segundo o relatório global da OMT, são os americanos, os alemães, os ingleses e os russos.

Uma questão de status

O Brasil é um dos países mencionado no estudo, devido às altas taxas de importação do país, que “criaram uma janela de oportunidade para compras fora do país”.

Em 2012, o Brasil ficou em 13° lugar no mundo em termos de gastos com o turismo internacional, ultrapassando os 20 mil milhões de euros.

Segundo o relatório da OMT, tal como os chineses, “a motivação de viajar para os brasileiros está muito relacionada com o estatuto social“.

A Europa é o principal destino de férias dos brasileiros, interessados “no refinamento da arte e do design” de cidades como Barcelona, Londres, Lisboa e Berlim.

25% das gastos é em compras

Os Estados Unidos também são outro país preferido dos turistas. Nova Iorque, que recebe 53 milhões de visitantes por ano, é outro caso estudado no documento.

Fazer compras é a actividade mais popular entre turistas nacionais e internacionais que visitam a cidade.

Segundo os cálculos da organização oficial de turismo e marketing de Nova Iorque, por cada dólar gasto pelos turistas na cidade, 25 centavos são para as compras.

Em 2012, os visitantes gastaram mais de 7,3 mil milhões de euros nas lojas da cidade.

R-ONU

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mais mortes e menos nascimentos. Portugal está com o maior saldo natural negativo do século

Como avança o Público esta quarta-feira, há 12 anos consecutivos que há mais mortes do que nascimentos em Portugal, mas este ano o país a bateu o recorde do saldo natural negativo. Desde 2009 que o …

"Não há plano B". Costa deixa avisos e recados a Hungria e Polónia

O primeiro-ministro português, António Costa, alertou, em Bruxelas, que não há um plano B ao bloqueio na aprovação do orçamento da União Europeia (UE) e do novo Fundo de Recuperação criado para responder à pandemia, …

Santos deu "nega" ao Benfica e Lucas Veríssimo ameaçou não jogar

O Conselho Fiscal do Santos "negou" a transferência de Lucas Veríssimo para o SL Benfica. O jogador ameaçou mesmo não entrar em campo contra o LDU Quito, na noite passada. O Conselho Fiscal do Santos emitiu …

Governo britânico substitui confinamento por restrições (com oposição interna no Partido Conservador)

Boris Johnson conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições. Dos votos contra, 56 foram de deputados conservadores e 16 de deputados do Partido Trabalhista. O Governo britânico conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições …

Sporting tem sete jogadores na porta de saída e outro para trazer Matheus Reis

O Sporting CP quer livrar-se de sete jogadores excedentários que estão a treinar com a equipa B. O clube quer também trazer Matheus Reis já neste mercado de inverno. Aproxima-se o mercado de inverno e o …

Sindicato acusa TAP de manipulação e diz que não há "trabalhadores a mais"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) acusou a TAP de “manipulação, falta de ética e desonestidade” e defendeu que a empresa não tem “trabalhadores a mais” e deve procurar os “sorvedouros de …

Menos de 1% dos infetados estavam registados na app StayAway Covid

Menos de 1% das pessoas infetadas com covid-19 desde a disponibilização da app StayAway Covid notificaram a sua infeção. Já mais de 2,6 milhões de pessoas têm a aplicação. Desde o lançamento da aplicação de rastreio …

Guardiola lança farpas ao FC Porto, mas até isso Marchesín defendeu

Pep Guardiola mostrou-se frustrado com a forma como o FC Porto disputou o jogo. Entre os postes, Marchesín foi defendendo (praticamente) tudo o que havia para defender. O FC Porto está nos oitavos de final da …

Eurodeputado húngaro opositor do casamento gay é apanhado em "orgia" homossexual

József Szájer foi autor da revisão constitucional que proíbe o casamento gay na Hungria. Este domingo, foi apanhado a quebrar o confinamento ao participar numa "orgia" num bar gay. O eurodeputado húngaro József Szájer foi autor …

Englobamento do IRS chumbou, mas Governo não desiste. "É para cumprir"

O englobamento do IRS foi, ao segundo Orçamento da legislatura, deixado novamente de fora. Ainda assim, o Ministério das Finanças garante que a ideia é para avançar até ao fim da legislatura. O englobamento do IRS …