Caçadores-coletores já tinham tradições culinárias distintas

(dr) Harry Robson / University of York

Fragmentos de cerâmica encontrados em Havnø, na Dinamarca

Os grupos de caçadores-coletores que viviam no Báltico, entre 7500 e 6000 anos atrás, já tinham costumes culinários diferentes, revela uma análise de cacos de cerâmica.

De acordo com a agência Europa Press, uma equipa internacional de investigadores analisou mais de 500 recipientes usados por caçadores-coletores de 61 sítios arqueológicos da região do Báltico.

A equipa encontrou contrastes marcantes nas preferências alimentares e práticas culinárias entre diferentes grupos, inclusive em áreas onde havia uma disponibilidade semelhante de recursos.

Os recipientes foram usados para armazenar e preparar alimentos que variam desde peixes de água salgada e água doce, focas e castores, passando por javalis, ursos, veados, avelãs e plantas.

Os investigadores também identificaram evidências de produtos lácteos em alguns destes recipientes, o que sugere que alguns grupos de caçadores-coletores estavam a interagir com os primeiros agricultores para obter este recurso, adianta a agência espanhola.

As conclusões, publicadas na revista científica Royal Society Open Science, sugerem que os gostos culinários dos povos antigos não foram apenas ditados pelos alimentos disponíveis numa determinada área, mas também influenciados pelas suas tradições e hábitos.

“Apesar de uma biota comum que proporcionou muitos recursos marinhos e terrestres para a sua subsistência, as comunidades de caçadores-coletores ao redor do mar Báltico não usaram a cerâmica para o mesmo propósito”, afirma a investigadora Blandine Courel, do Museu Britânico, e uma das autoras do estudo, em comunicado.

“O nosso estudo sugere que as práticas culinárias não foram influenciadas por restrições ambientais, mas provavelmente incorporadas em algumas tradições culinárias e hábitos culturais antigos”, acrescenta.

Oliver Craig, autor principal do estudo e investigador do departamento de Arqueologia da Universidade de York, considera que estes resultados “revolucionaram a nossa compreensão das primeiras sociedades agrícolas” e “sugerem que tinham cozinhas complexas e culturalmente distintas”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cápsula Crew Dragon já está a caminho da Estação Espacial Internacional

A cápsula espacial da empresa SpaceX foi lançada, esta sexta-feira, por um foguetão Falcon 9 com destino à Estação Espacial Internacional (EEI), levando a bordo quatro astronautas. O Falcon 9 descolou do centro espacial Kennedy, na …

Football Leaks. Rui Pinto ficou no estabelecimento prisional da PJ por indicação da ministra

A ministra da Justiça e o diretor-geral dos Serviços Prisionais determinaram a permanência em prisão preventiva de Rui Pinto no estabelecimento prisional da Polícia Judiciária (PJ), revelou um dos guardas ouvido esta quinta-feira no julgamento …

Incêndios. Tribunal de Contas diz que faltam concretizar medidas aprovadas em 2017

As medidas de prevenção e combate aos incêndios rurais decididas após os grandes fogos de 2017 "ainda não foram completamente concretizadas", existindo várias áreas que carecem "de aperfeiçoamento", revela uma auditoria do Tribunal de Contas …

Pessoas com mais de 65 anos já podem agendar vacina contra a covid-19

As pessoas com mais de 65 anos já podem escolher a data e o local para serem vacinadas através do Portal do Auto-agendamento para Vacinação contra a covid-19, que entrou esta sexta-feira em funcionamento. Os Serviços …

Eventos-teste para retoma dos espetáculos acontecem este mês em Braga. Vão ter 400 espectadores

Os primeiros dois eventos-teste para preparar o regresso dos espetáculos ao vivo com um grande número de espectadores vão decorrer em Braga nos dias 29 e 30 de abril com cerca de 400 pessoas em …

De boas intenções está o inferno cheio. Acabar com voos até 600 km é "proibição cega"

O fim das viagens de avião com menos de 600 quilómetros, um desejo manifestado pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, é uma intenção "louvável". Ambientalistas e especialistas concordam, mas falam em "areia para os …

PSD deverá anunciar apoio a Isaltino Morais nos próximos dias

Depois de ter anunciado quase todos os candidatos autárquicos, o PSD deverá anunciar que se associa ao movimento independente "Isaltino Inovar Oeiras de Volta" liderado pelo ex-militante social-democrata. Contudo, este apoio não é consensual dividiu …

"Ela fez-nos a vida negra". Sobrinha de Sócrates exige parte da herança da avó

"Vou lutar por aquilo que é da minha filha por direito." As palavras são da viúva do irmão de José Sócrates, António Pinto de Sousa, que faleceu em 2011 depois de o ex-primeiro-ministro ter assumido, …

Portugal com mais uma morte e 506 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta sexta-feira, mais uma morte e 506 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 506 …

Com novo máximo mundial de casos, Índia encontra-se com falta de oxigénio nos hospitais

Enquanto na Europa o número de mortes e de novos casos começa a estabilizar, alguns dos países mais pobres do mundo continuam a encurralados. A Índia está a passar por uma crise de oxigénio nos …