Um F-35 da Força Aérea Italiana fez o primeiro voo transatlântico de um caça da história, chegando a passar pela Base das Lajes, nos Açores.
O caça F-35 da Força Aérea italiana completou esta sexta-feira o primeiro voo transatlântico, uma viagem considerada histórica segundo o site Defense News.
O caça italiano aterrou no passado dia 5 na base de Patuxent River, nos Estados Unidos, depois de uma viagem de sete horas com partida da Base das Lajes, nos Açores.
A viagem começou na terça-feira, tendo saído da base aérea de Cameri, em Itália, estando prevista que chegasse no dia seguinte. No entanto, a viagem atrasou devido às condições meteorológicas e problemas de manutenção.
Apesar dessa situação, os responsáveis consideram que o caça F-35 teve um bom desempenho durante toda a jornada.
Durante o percurso, foram necessários três reabastecimentos de Cameri até às Lajes e outros quatro dos Açores até à base norte-americana.
“Estou muito orgulhoso deste acontecimento porque não estamos atrás de ninguém – estamos na linha da frente”, afirmou o major “Ninja” Gianmarco, o primeiro piloto italiano a voar num F-35.
“Estamos a fazer história e por várias razões: porque o construímos, porque o pusemos a voar, porque demos apoio”, continua.
Era suposto que o F-35 tivesse feito o seu primeiro voo no verão de 2014, algo que foi sendo adiado devido a alguns problemas técnicos.
ZAP
Viajar de caça é uma seca, se querem chegar rápido aos EUA apanhem um voo da TAP.