Leite de cabras geneticamente modificadas pode produzir medicamento contra o cancro

As cabras podem ser geneticamente modificadas para ajudar a produzir um medicamento comum contra o cancro no seu leite, podendo levar a uma redução dos custos de produção.

Uma equipa de investigadores neozelandeses está a testar um método pouco ortodoxo no combate contra o cancro. Os cientistas estão a modificar geneticamente cabras para produzirem no seu leite o anticorpo de um medicamento comum usado no tratamento contra o cancro.

“Os anticorpos são as principais armas do nosso sistema imunológico”, explica Goetz Laible, coautor do estudo pré-publicado este mês no portal bioRxiv. O anticorpo em que os cientistas se focaram é um tipo de anticorpo monoclonal, chamado cetuximab.

“O potencial terapêutico deles reside na sua capacidade extraordinária de definir um alvo que, no caso de uma terapia anticancro, pode explorar diferenças entre células cancerígenas e células normais”, disse Laible em declarações ao Newshub.

O facto de este anticorpo monclonal poder ser produzido em leite de cabra constitui um avanço importantíssimo, já que permite uma redução dramática dos custos. O medicamento conhecido como Erbitux tem um processo de produção altamente caro, salienta a revista New Scientist.

Para conseguir este feito, os cientistas inseriram genes especiais no genoma das células de cabra. Depois criaram cabras a partir dessas células, que mostraram ser capazes de produzir o anticorpo no seu leite.

“Além desta mudança no leite, as cabras envolvidas são animais normais e saudáveis”, ressalvou Laible.

“Os nossos animais têm um excelente estado de saúde e estão livres de muitas doenças animais perigosas que são comuns em muitos outros países. Adicionando a experiência líder da Nova Zelândia em genética de animais de criação e tecnologias reprodutivas, capacidade de processamento de leite de qualidade e sistemas agrícolas eficientes, isto mostra a oportunidade que poderia oferecer à Nova Zelândia”, acrescentou o coautor.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …