Butão imuniza mais de 60% da população numa semana

O Butão vacinou 62% da sua população contra a covid-19 em apenas uma semana, aplicando na população 469 664 doses da vacina da Oxford-AstraZeneca doadas pela Índia, tornando-se no país com o programa de vacinação mais rápido do mundo.

Lotay Tshering, primeiro-ministro do país – que faz fronteira com a China e a Índia e tem 23% da sua população abaixo do limiar de pobreza -, é médico. Foi decretada uma quarentena de 21 dias a quem entrasse no país, criado um plano de rastreamento de contactos e distribuído ‘kits’ com desinfetantes, máscaras e analgésicos, doados pela Índia.

O rei Jigme Khesar Namgyel Wangchuck lançou um fundo de assistência – que envolveu hoteleiros, fazendeiros e membros do Parlamento – de 19 milhões de dólares (15,9 milhões de euros) que beneficiou 34 mil butaneses, num país cuja população total é de 778 mil.

Desde o início da pandemia, o país registou 887 casos e uma morte, contando o país com apenas com 337 médicos e uma máquina para testar amostras do vírus. O combate ao vírus e o programa de vacinação contaram com a ajuda de um corpo de voluntários De-Suung – Guardiães da Paz -, que alcançaram as zonas mais remotas do país.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.