À espera de um milagre. Bebé caiu num poço de 100 metros e resgate dura há 24 horas

Quase 24 horas depois de ter caído num poço com mais de 100 metros de profundidade e cerca de 25 centímetros de diâmetro, ainda não há sinal do pequeno Yulen, um bebé de 2 anos que está a mobilizar as autoridades de Málaga, em Espanha, em buscas de resgate que contam com um milagre.

A criança caiu num poço de prospecção de água no domingo à tarde, por volta das 14 horas, numa quinta no município de Totálan, em Málaga. Os pais do menino estavam a preparar uma paella num convívio familiar e não terão conseguido evitar que caísse num poço que não estava tapado, nem sinalizado.

Os familiares reportaram às autoridades que ouviram a criança chorar aquando da queda, mas depois permaneceu o silêncio.

Até agora, o único sinal da criança que foi encontrado foi o saco de rebuçados que levava, graças a uma câmara que é habitualmente usada para inspeccionar canalizações, como reporta o El País.

O buraco é demasiado estreito para permitir que alguém desça para tentar o resgate. E as autoridades temem que o menino possa estar por debaixo de “um tampão de terra” formado como “resultado de um desprendimento” do solo, segundo nota o jornal espanhol.

As autoridades estão a estudar todas as alternativas possíveis para tentar chegar ao fundo do poço e resgatar a criança, contando também com a colaboração de empresas privadas que estão a disponibilizar “ideias” e “maquinaria”, de acordo com o dito diário.

A sub-delegada do Governo de Málaga, María Gámez, refere ao El País que os trabalhos são “muito complicados”. A operação tem passado pela retirada de terra do buraco, mas é preciso fazê-lo com muito cuidado. “Trata-se não apenas de chegar, mas também de conservar o buraco por onde realizar o resgate”, destaca.

Neste momento, a Guardia Civil está a seguir três alternativas para proceder ao resgate – fazer “um poço paralelo de cem metros de profundidade e de metro e meio de largura”, procedendo ao entubamento do que já existe para impedir o seu desmoronamento; efectuar uma “escavação a céu aberto da encosta” até chegar ao local onde se acredita que a criança esteja; e “utilizar maquinaria potente” para “extrair a terra que se encontra na cavidade”, como reporta o El País.

“Se não acreditássemos que pode continuar vivo, não estaríamos a ponderar todas estas opções”, explica ao jornal uma fonte da Guardia Civil. Espanha está, assim, em suspenso a acompanhar o resgate e à espera de um milagre.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, aliou-se à onda de solidariedade para com os pais da criança, notando que compartilha a “angústia da família” e expressando-lhes “todo o apoio”, e concluindo que é preciso manter “a esperança no melhor desenlace”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Simplesmente incrível e irresponsável como se deixa um buraco aberto dessa maneira, caso mais ou menos comparável com a estrada de Borba e em que o presidente da câmara vem à comunicação social com ar de inocente dar desculpas.

RESPONDER

Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de …

Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

A tributação ao gasóleo é mais baixa do que os impostos à gasolina. A diferença entre os dois combustíveis leva a perdas de 900 milhões de euros ao Estado. Quem abastece um carro a gasóleo na …

Dulce Neto é a primeira mulher a presidir um Supremo Tribunal português

A juíza conselheira toma posse, esta quarta-feira, como presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), tornando-se na primeira mulher a ocupar o lugar cimeiro de um supremo tribunal em Portugal. Dulce Neto, de 58 anos, foi eleita …

Défice zero e mais crescimento. Previsões de Centeno para o OE2020 são de "elevado risco"

O Governo faz uma revisão das metas para 2020 no esboço do Orçamento de Estado para o próximo ano que enviou à Comissão Europeia, prevendo um aumento do crescimento económico e um saldo orçamental equilibrado, …

Conselho nacional do PSD pode ser atirado para novembro. Apoios a Rio e Montenegro equilibrados

Rui Rio mantém o silêncio sobre uma recandidatura a líder do PSD, o que está a ser visto como um condicionamento do partido, tendo também nas suas mãos o calendário interno. O conselho nacional para …

Varandas quer vender já em janeiro (e há três nomes em cima da mesa)

O Sporting deverá vender um jogador já no próximo mercado de transferências em janeiro. O dinheiro será destinado a renovações e a trazer um novo reforço para o ataque. Frederico Varandas continua a sua saga para …

Médicos, enfermeiros e professores lamentam recondução de ministros

Médicos, enfermeiros e professores lamentaram a recondução de ministros na pasta da Saúde, Educação e das Finanças, reagindo assim à constituição do novo Governo entregue em Belém pelo primeiro-ministro indigitado, António Costa. O secretário-geral do …

"Batalha campal" assola a Catalunha: 40 mil pessoas nas ruas, 50 detidos e mais de 100 feridos

Pelo menos 51 pessoas foram detidas e 70 polícias ficaram feridos desde o início dos atos de violência que começaram na segunda-feira na região espanhola da Catalunha após a sentença que condenou políticos separatistas catalães …

Kristalina Georgieva exige maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional exigiu esta terça-feira, nos Encontros Anuais, uma maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho, dizendo que quando um país ignora "parte das suas capacidades" enfraquece o desempenho económico. Kristalina …

Cientistas nazis criaram um pesticida alternativo ao DDT (que até era melhor)

Cientistas nazis criaram uma alternativa ao inseticida DDT, que alegadamente seria menos tóxica para os mamíferos e de ação mais rápida. A sua produção viria a terminar abruptamente por intervenção das forças Aliadas. O DDT é …