O burnout tornou-se um negócio. Empresas ganham milhões com a síndrome

A pandemia exacerbou os efeitos do burnout em vários trabalhadores. Várias empresas aproveitam para ajudar negócios a lidar com o stress dos seus funcionários.

A Síndrome de Burnout pode surgir como resposta à exposição a um stress laboral crónico, perante o qual a pessoa sente que não tem estratégias adaptativas para lidar. Com a pandemia de covid-19, a sua preponderância escalou e, num relatório recentemente publicado pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, 40% dos adultos norte-americanos estavam a lutar com problemas de saúde mental ou abuso de substâncias. Esta não é uma exceção – pelo contrário – tem-se tornado um fenómeno global.

Uma sondagem feita em julho pela plataforma de empregos online Monster descobriu que 69% dos entrevistados estavam a lutar contra o burnout, um aumento dramático de 20% comparativamente a dois meses antes, salienta o OZY.

Agora, um número crescente de startups estão a fazer dos seus negócios a batalha contra a síndrome. A Hooky Wellness, criada em 2019, cria ferramentas para ajudar as equipas de trabalho a identificar sinais de burnout precocemente e tomar medidas para os mitigar. A Google, por exemplo, é um dos seus clientes.

A Coa, outra startup lançada em 2019, diz ser o primeiro ginásio para a saúde mental. A empresa oferece aulas e sessões individuais de terapia para os seus membros. Desde o início da pandemia viu a procura aumentar 900%, contando já com uma lista de espera de 5 mil pessoas. Em outubro, a startup anunciou uma primeira ronda de investimento no valor de 3 milhões de dólares.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Coa (@joincoa)

“Não estamos a tentar ser um negócio de psicologia pop ou um de coaching onde lhe dizemos o que fazer”, diz a cofundadora Emily Anhalt. “Ajudamos as pessoas a entender por que atrapalhamos o nosso próprio caminho e como construir ferramentas melhores”.

Mara Yerkes, investigadora da Universidade de Utrecht, diz que “é evidente” que o número de pessoas com stress continua a aumentar à medida que a pandemia se mantém. A linha entre trabalho e vida social está mais ténue e a pressão dos prazos está a conduzir as pessoas à Síndrome de Burnout.

Nem todos estão convencidos com a abordagem de empresas como a Hooky Wellness. A Coa. Colin Clark, que trabalha no setor de empréstimos em Houston, no Texas, experimentou um destes programas, mas ficou desiludido.

“Um indicador importante foi que o webinar referiu-se de forma consistente à sua própria experiência em vez de citar fontes externas”, explicou o empresário.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrados sinais do primeiro planeta fora da Via Láctea

Uma equipa de astrónomos acredita ter encontrado provas da existência de um planeta em Messier 51, o primeiro fora da Via Láctea. O telescópio Chandra X-Ray, da NASA, descobriu indícios do novo planeta na galáxia Messier …

Delphi é uma Inteligência Artificial que dá conselhos éticos — mas mostrou ser racista

Delphi é uma Inteligência Artificial que responde a utilizadores, ajudando a resolver dilemas éticos. No entanto, em algumas respostas mostrou ser racista e machista. A vida é um jogo de decisões, em que nem sempre sabemos …

Entre "bomba atómica" e "cozinhado" de última hora, Marcelo recebeu Rangel (para irritação de Rio)

O Presidente da República recebeu Paulo Rangel numa altura em que tenta ainda "cozinhar" um entendimento de última hora para aprovação do Orçamento de Estado para 2022, de modo a evitar a "bomba atómica" da …

Sarabia (2E) do Sporting disputa a bola com Ricielli (2D) do Famalicão durante jogo da Taça da Liga

Sporting 2-1 Famalicão | Leões roubaram a bola e não deram hipóteses

O Sporting venceu o Famalicão 2-1, em jogo do grupo B da Taça da Liga, no qual, apesar da diferença mínima, não deu hipóteses ao adversário e controlou-o desde o primeiro ao último minuto. Finalmente Rúben …

Cidade australiana está a dar terrenos de graça para atrair novos moradores

Uma cidade em Queensland, na Austrália, está a doar terrenos numa tentativa de aumentar a sua população de apenas 800 pessoas. Em declarações ao site news.com.au, as autoridades da cidade australiana de Quilpie explicaram que estão …

Princesa Mako e o marido Komuro Kei

Entre escândalos na imprensa e stress pós-traumático, nada deteve o amor da Princesa Mako pelo plebeu Kei Komuro

A monarca japonesa vai abandonar a vida real e viver nos EUA com o marido, um advogado plebeu que conheceu em 2012 na Universidade. A imprensa tem escrutinado a vida de Komuro Kei, que consideram …

Depressão: o relato de Vanessa Fernandes

Escrava do seu sucesso, a vencedora de uma medalha nos Jogos Olímpicos confessa que teria ficado destruída, caso não tivesse pedido ajuda. A ideia era sempre "ganhar e ser a melhor" mas, nos bastidores, Vanessa Fernandes …

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O jogador do Santa Clara, Chindris, festeja um golo contra o FC Porto

Santa Clara 3-1 FC Porto | Eficácia atira dragões para fora da Taça da Liga

O Santa Clara recebeu e venceu hoje o FC Porto por 3-1, atirando os portistas para fora da Taça da Liga, num jogo em que a eficácia açoriana fez a diferença. Os golos do triunfo açoriano …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …