Físicos descobrem que os buracos negros exercem pressão sobre o meio ambiente

EHT Collaboration

A primeira fotografia de um buraco negro.

Na primeira descoberta científica do género, físicos da Universidade de Sussex descobriram que os buracos negros exercem uma pressão sobre o meio ambiente.

Em 1974, Stephen Hawking fez a descoberta de que os buracos negros emitem radiação térmica. Antes disso, pensava-se que os buracos negros eram inertes, os estágios finais de uma estrela massiva moribunda.

Os cientistas da Universidade de Sussex demonstraram que são, na verdade, sistemas termodinâmicos ainda mais complexos, com não apenas temperatura, mas também pressão.

A descoberta fortuita foi feita pelo professor Xavier Calmet e por Folkert Kuipers, do Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Sussex, e publicada na revista Physical Review D.

Calmet e Kuipers ficaram perplexos com um valor extra apresentado nas equações que estavam a executar em correções gravitacionais quânticas para a entropia de um buraco negro.

Durante uma discussão sobre este curioso resultado no dia de Natal de 2020, surgiu a compreensão que o que estavam a ver se comportava como uma pressão. Após cálculos adicionais, confirmaram a sua emocionante descoberta de que a gravidade quântica pode levar a uma pressão nos buracos negros.

Xavier Calmet, professor de física na Universidade de Sussex, disse: “A nossa descoberta de que os buracos negros de Schwarzschild têm pressão e temperatura é ainda mais emocionante, visto que foi uma surpresa total. Estou muito satisfeito que a investigação que estamos a realizar na Universidade de Sussex sobre a gravidade quântica tenha proporcionado, à comunidade científica, uma compreensão mais ampla da natureza dos buracos negros.

“A intuição marcante de Hawking, de que os buracos negros não são negros, mas têm um espectro de radiação muito semelhante ao de um corpo negro, torna os buracos negros um laboratório ideal para investigar a interação entre a mecânica quântica, a gravidade e a termodinâmica.”

“Se considerarmos os buracos negros apenas dentro da relatividade geral, podemos mostrar que têm uma singularidade nos seus centros onde as leis da física como as conhecemos devem ser quebradas. Espera-se que, quando a teoria quântica de campos for incorporada à relatividade geral, possamos encontrar uma nova descrição dos buracos negros.”

“O nosso trabalho é um passo nessa direção e, embora a pressão exercida pelo buraco negro que estávamos a estudar seja minúscula, a sua presença abre múltiplas possibilidades, abrangendo o estudo da astrofísica, da física de partículas e da física quântica.”

Folket Kuipers, investigador de doutorado na escola de Ciências Matemáticas e Físicas da Universidade de Sussex, disse: “É emocionante trabalhar numa descoberta que aprofunde a nossa compreensão dos buracos negros – especialmente como estudante de investigação.”

“O momento em que percebemos que o resultado misterioso nas nossas equações estava a dizer-nos que o buraco negro que estudávamos tinha uma pressão – após meses a lidar com ele – foi estimulante.”

“O nosso resultado é uma consequência da investigação de ponta que estamos a realizar em física quântica na Universidade de Sussex e lança nova luz sobre a natureza quântica dos buracos negros”, rematou.

// CCVAlg

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …

MNE garante que todos os afegãos que trabalharam com o Exército português foram retirados do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta sexta-feira que o Governo apoiou a retirada de todos os afegãos que trabalharam com as forças portuguesas no Afeganistão, reconhecendo ser "provável" alguns não terem respondido aos contactos. "Nós …

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …

Tratamento inovador para cancro pesa nos orçamentos do IPO de Porto e Lisboa

Os custos associados ao tratamento de cancros do sangue com células CAR-T estão a ser suportados apenas pelos hospitais autorizados a aplicá-la, no caso, os IPO do Porto e de Lisboa. De acordo com o Jornal …

Gravuras descobertas no Tibete são as mais antigas da arte pré-histórica. Foram feitas por crianças

Uma equipa encontrou antigas pegadas e marcas de mãos feitas por crianças no planalto tibetano. Esta descoberta traz novos detalhes sobre a presença humana no local. O estudo, publicado na revista Science Direct, revela que estes …